TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Sinterização

Por:   •  23/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Engenharia Metalurgica

Estudo Dirigido 1 - Artigo Sinterização

Esse estudo visa a, Fixação do conteúdo de sinterização ministrado;

Aplicabilidade do conteúdo a rotina operacional e técnica da sinterização; Desenvolvimento de avaliação critica.

Belo Horizonte 2022

  1. Por que foi necessária a redução da basicidade? Comente sobre o efeito do preço do aço no balanço de carga do Alto Forno.

Conforme dito no artigo até 2008 as maquinas de sínter trabalhavam buscando produções de 40 toneladas por dia e basicidade de 2,0, porém houve um redução na demanda de aço no mercado e como consequencia houve a parada do alto-forno 2 e a redução da produção do aço. Dessa forma, ocorreu a necessidade de reduzir a basicidade do sinter para 1,52 pela maior participação de Sinter na carga metálica, isso visa o controle do volume de escória dos Altos-Fornos e redução do consumo de quartzo. Pode-se dizer que o preço do aço afeta diretamente o balanço de carga no alto forno pois visto que se o aço se tornar muito caro a demanda cai, e isso implica diretamente em medidas na alimentação do forno, na basicidade do sínter no maior controle de volume de escória entre outros.

  1. Qual foi o efeito da redução da basicidade no processo de sinterização? Explique por que isto ocorreu.

O principal efeito da redução da basicidade foi a alteração de indicadores de qualidade do sínter sendo um dos mais importantes a elevação da fração >50mm do sínter com valores acima de 10%, e por consequencia o tamanho médio do sínter tambem foi impactado. Isso ocorre porque em condições normais durante o processo de sinterização ocorre a transferência de calor das camadas superiores para as camadas inferiores do sínter, e isso gera excesso de calor nesta região do consumo de quartzo. Com isso o calor advindo das regiões superiores provoca um aumento da fusão da mistura, isso diminui a formação de poros e reduz a permeabilidade a quente, a conseqüência é a redução da velocidade de sinterização, e essa redução produz um sinter de qualidade elevada. Quando a basicidade do sínter é alterada a reação não ocorre da mesma forma levando a um desbalanceamento na qualidade física do sinter, pois a parte de cima terá reações mais rápidas e mais quentes e a parte inferior tera reações mais lentas e formará blocos de >50mm.

  1. Quais foram os ajustes propostos pela equipe técnica para resolver o problema? Estes ajustes foram efetivos? Explique e comente os resultados.

Duas ações foram tomadas, a primeira é a elevação da base de coque e a segunda foi a redução da altura da camada, infelizmente esses ajustes não foram efetivos pois com o o ajuste na base do coque houve um aumento significativo de FeO, essa elevação implica diretamente na temperatura do sínter afetando o resfriador, o resultado disso é o aumento no custo do sínter, dessa forma novos ajustes foram propostos à base do coque mas mesmo assim o resultado não foi totalmente satisfatório. Sendo assim, a melhor forma que se encontrou para um resultado mais satisfatorio foi aproveitar a parada do alto- forno 2 para avaliar novas metas de controle. Aproveito para inteirar que, é de suma importancia que durante essas analises deve-se considerar o custo do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com