TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido - Gestão de Serviços

Por:   •  28/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aluna: Tamires Souza Aguiar

Professor: Thiago

Estudo dirigido – Gestão de Serviços

  1. Contextualize o composto ciúme: conveniência, imagem, utilidade, mordomia e estimativa.

        O composto ciúme é a base para o sucesso do negócio. Para o cliente, a conveniência do serviço prestado é mais relevante do que outros aspectos, como localização, pois é mais apropriado para o consumidor ter suas necessidades atendidas de forma rápida e prática. Melhorar ou manter a imagem do produto ou serviço deve ser de grande importância, mais do que destacar a ideia de promoção, de forma a garantir o desejo do consumidor por um produto confiável, sabendo que terá tudo o que espera e deseja. O consumidor está interessado, de fato, na utilidade do produto ou do serviço. O cliente compra aquilo que eles esperam que os produtos façam. Todos querem ter suas necessidades atendidas com facilidade e com o máximo de conforto que puderem ter. Por isso é extremamente importante pensar na qualidade mordomia e, com isso, em todas as facilidades que podem ser adicionadas aos produtos e serviços, a fim de agregar valor ao mesmo e, assim, proporcionar maior satisfação ao cliente. O valor subjetivo que determinado produto ou serviço representa para o cliente é mais importante do que o seu preço, pois vem acompanhado de estimativa que vale mais que o produto em si.

  1. Qual é a proposta do Merchandising?

        Merchandising é uma forte ferramenta de comunicação da marca. Com utilização apropriada das mercadorias, dos equipamentos e do espaço de vendas, proporciona melhor visibilidade a produtos e serviços e desperta o desejo de compra nos consumidores.

  1. Quais são as três dimensões de importância que o consumidor pode perceber da empresa prestadora de serviços?

        Características mentais subjetivas — o local de venda torna-se um veículo de comunicação com o consumidor, que carrega significados e simbolismos;

        Características funcionais — os desejos dos consumidores estão ligados à conveniência; à dimensão lógica, a um propósito ou função;

        Estrutura visual — são as mensagens diretas que geram a percepção através de todos os elementos da empresa prestadora de serviços.

  1. Comente sobre as ferramentas eficientes para ativar os sentidos do consumidor e despertar o desejo de compra: iluminação, vitrines, aromas, sons e cores.

        Iluminação: estimulam o desejo de compra no cliente, de acordo com a forma que é utilizada, promovendo sensações, ideias e impressões. Existem algumas maneiras básicas de iluminar um ambiente: iluminação quente, fria, pontual, ampla ou mista. Quando quente tende a ser acolhedora, ressalta as cores, mostra as texturas dos materiais e, normalmente, dá valor aos produtos. Em função dessas características é ideal para lojas sofisticadas, pet shops, alta-costura e cabeleireiros. As lâmpadas halógenas são muito utilizadas nesses casos. A iluminação fria dá uma ideia de popular, generalista, bem como gera uma sensação de limpeza. Ela tende a gastar menos energia e ter manutenção e instalação duas a três vezes mais barata. Iluminação pontual é aquela que destaca determinadas peças no ambiente. É muito utilizada em vitrines sofisticadas e lojas de grife. Para que ela funcione é importante que o ambiente seja despojado. Toda iluminação pontual é quente. A ampla ilumina o ambiente como um todo, por igual, sem dar destaque a qualquer peça, o que permite que a loja tenha muitos produtos. A mista é uma combinação que cria uma ambientação quase cinematográfica para o ambiente que você deseja construir, reproduzindo cenários diferentes em cada recanto.

        Vitrine: pela vitrine o consumidor sente como é a loja e inicia o processo de compra. Daí a importância do vitrinismo como elemento de atração de clientes. A vitrine é um dos pontos mais importantes para chamar a atenção, atrair, despertar a curiosidade e interesse, estimular a imaginação e incitar os desejos do consumidor. Para que a vitrine funcione de forma eficaz, é preciso que ela seja renovada constantemente, pois dessa maneira a curiosidade e o interesse são mantidos de forma contínua.

        Cores: exerce influência sobre a maneira como as pessoas reagem e se comportam em determinadas situações. Saber escolher as cores certas para cada tipo de loja requer estudo da clientela, do produto e dos efeitos gerados pelas cores, já que seu uso apropriado nos produtos, nos espaços e na publicidade afeta e altera a reação do consumidor.

        Música: pode incrementar a imagem do serviço, tornar os empregados mais alegres, diminuir a rotatividade, administrar esperas e estimular compras. A música altera o comportamento dos clientes, então, quando escolhida de forma apropriada, de acordo com o público alvo, local e horário, serve como alavanca nas vendas.

        Aromas: quando bem escolhido, o aroma serve como fator de aproximação entre cliente e vendedor. Então, de acordo com o produto ou serviço prestado, o aroma é utilizado para que desperte sensações, alterando o estado emocional do consumidor e estimulando a compra de tais produtos.

  1. Quais ferramentas de comunicação podemos utilizar para moldar a personalidade da empresa?

        Propaganda nos mais diversos meios de comunicação, utilizando-se testes, pesquisas e testemunhos ou outros mecanismos que aumentem a credibilidade do produto ou serviço prestado pela empresa.  

        Promoção de vendas: é toda ação que impulsione as vendas, podendo ocorrer de forma direta ou indiretamente, ou seja, gerando resultados imediatos ou não no número de vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com