TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evoluçao da Qualidade

Por:   •  21/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de qualidade é um conceito que tem evoluído ao longo do tempo, juntamente com as formas de produzir os bens e serviços. Seis etapas de evolução podem ser determinadas:

Etapa Artesanal: Nesta etapa o conceito de qualidade era fazer as cosas bem sem importar o custo e tempo. A satisfação do produtor e o cliente era o mais importante. Ainda agora podemos encontrar produtos feitos desta forma, por exemplo no sector de artículos de luxo.

Etapa Industrial: Nesta etapa a qualidade foi deslocada pela produção. O objetivo das empresas era produzir a maior quantidade de produtos para satisfazer a demanda. A quantidade e o tempo eram fatores importantes.

Etapa de controle final e inspeção: Nesta etapa os recursos eram mais abundantes, e graças ao desenvolvimento da cadeia de produção, cresceu a quantidade de produtos que poderiam ser feitos, mas pelo tédio e as atividades repetitivas que tinham que fazer os operários, se originavam defeitos. Mas o objetivo das empresas era entregar ao cliente um produto de acordo a suas especificações, é assim que surgiu o conceito de inspeção produto a produto e ao final da produção.

Etapa de controle estatístico: Devido que as inspeções produto a produto eram muito custosas e levavam muito tempo, o conceito de controle estatístico foi introduzido. A estatística provou ser muito eficiente já que reduziu os tempos e custos de inspeção.

Etapa de Garantia de qualidade (controle ao longo do processo): Nesta etapa o controle de qualidade inclui toda a cadeia de produção, já que o defeito poderia não estar só no processo produtivo mas também na matéria prima ou distribuição.

Gestão da qualidade:  Nesta etapa o conceito de qualidade é mais global, inclui a toda a empresa e a todas as áreas. Busca-se reduzir os acidentes no trabalho, impactos ambientais, custos e tempo, foram geradas normas Internacionais, sendo a principal a norma ISO 9001, com aceitação de vários países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com