TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo De Artigo

Trabalho Escolar: Exemplo De Artigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 8

ERP – Enterprise Resource Planning

Adriano Devegili, Maicon Farias da Luz, João Marcelo Esser, Diego V. Valcanaia

Anhanguera S.A.

Projeto de Bombas de Palhetas

Professor Marcelo Pereira

Resumo  ERP são sistemas de informação que objetiva gerar integração entre os processos de uma empresa minimizando perdas e aumentando o lucro. A competitividade cada vez maior e as margens de lucro cada vez menores obrigam as empresas estar sempre em transformação, buscando a modernização dos recursos utilizados.

Palavras-chave: ERP – Enterprise Resource Planning, Automatização, Integração.

1. INTRODUÇÃO

Este estudo é parte do processo de aprendizagem do curso de engenharia da produção solicitado pelo professor da disciplina Projeto de Fabricação e Layout, tendo como objetivo apresentar a importância do ERP dentro das organizações, além dos seus conceitos e as principais vantagens e desvantagens da implantação. As empresas cada vez mais buscam aperfeiçoar suas técnicas de produção para melhorar seus produtos ou serviço e o ERP tem muito para colaborar para o alcance desse objetivo.

2. DESENVOLVIMENTO

Os sistemas ERP são sistemas de informação, com a finalidade de dar suporte às operações das empresas em diversas áreas, manutenção, financeira, administração, contabilidade, recursos humanos, suprimentos, manutenção e manufatura entre outros. Segundo SLATER, Derek, apud BIO (2008 p. 164) “um sistema (software) que objetiva servir como uma ‘espinha dorsal’ para todo negócio. (...) Integra processos-chave do negocio e da gestão no sentido de prover uma visão ‘macro’ e compreensiva do que se passa na organização”.

Com o avanço da informatização dos dados das indústrias estão surgindo obstáculos para o gerenciamento e integração dos principais processos, surgindo assim as empresas de sistemas integrados de gestão, ou ERP, onde segundo Martins, (2005 p. 387) “é um modelo de gestão corporativa baseado num sistema de informação, com o objetivo de promover a integração entre os processos”. Possibilitando um gerenciamento e automatização de praticamente todas as áreas e processos que a empresa engloba na sua unidade administrativa. Já segundo Turban, (2002 p. 225) “O principal objetivo dos ERP é integrar todos os departamentos e funções da empresa em um sistema unificado de informática, com capacidade de atender a todas as necessidades da organização”.

O “mundo ERP” esta em forte crescimento no país com empresas de desenvolvimento de software tanto nacionais e estrangeiras, disponibilizando softwares com recursos mais avançados, sendo que algumas empresas nacionais não disponham de escrita contábil, fiscal e tributária, como empresas de exterior. Iniciou-se assim uma parceria entre empresas estrangeiras e nacionais a fim de “customizar” o software para se adequar a realidade que a empresa necessita, utilizando uma plataforma comum, permitindo adaptações para gerar relatórios específicos e fazendo conexões com o banco de dados já existentes na empresa, desta maneira a consulta aos dados e a interpretação correta vai proporcionar uma maior quantidade de informações úteis. (Bio 2008).

Esses sistemas na maioria das vezes são vendidos em pacotes, alguns fornecedores nacionais e internacionais mais conhecidos são: SAP R/3, Oracle ERP, TOTVS, CIGAM e Infor, são algumas das empresas em destaque entre varias do ramo de software ERP. Martins (2005). Mas é possível encontrar ERPs em modelo de distribuição é open-source, seus códigos fontes estão disponíveis para modificação com uso gratuito.

Figura 1: Módulos de um ERP genérico e suas funcionalidades

2.1. ESTRUTURA BÁSICA DE UM SISTEMA DE ERP

Conforme Cortês (2008) a estrutura de um sistema ERP para uma indústria de manufatura basicamente se divide em três grandes blocos que são: Comercial, Produtivo e Administrativo, a seguir será detalhado um pouco mais cada um desses blocos.

• Comercial: são responsáveis pela previsão de demanda, recepção de pedidos, estoque de produtos acabados, expedição, faturamento e logística externa.

• Produção: Tem como base o planejamento e controle de produção, que planeja e controla a fabricação de produtos que serão vendidos posteriormente, sendo que se dividem em: planejamento agregado, MRP II, controle da produção, ordens de produção em execução, estoques de materiais, compras, controle de qualidade e custos.

• Administrativos: engloba toda a área financeira, recebendo informações da área comercial através do faturamento, e da área industrial através de compras e estoques de materiais. Esse bloco se subdivide em contas a receber, contas a pagar, contabilidade, finanças e folha de pagamento.

2.2. A DISSEMINAÇÃO DO USO DO ERP

Os ERP atualmente estão sendo usados por empresa de pequeno, médio e grande porte melhorando sua organização e o fluxo de informação, interagindo com os setores comerciais, produção e administrativo. Martins (2005). Sendo estas informações alocadas em uma mesma plataforma do software gerando assim um maior controle, sendo que a cada movimentação de algum item esta informação estará disponível para todos, facilitando assim o fluxo de informação dentro de uma empresa, refletindo o conceito de processamento distribuído. Martins (2005). Todas estas informações resultam em um aumento da produtividade e consequentemente a satisfação do cliente final. Côrtes (2008).

O ERP conduz as empresa a concentrar-se de uma maneira diferente nos processos obtendo assim uma facilidade para interligar diversas fábricas e seus determinados processos Turban (2002). Apresentem vários módulos para diversas funções, que podem também desenvolver aplicações especificas para uso de governos e hospitais, sendo ultimamente desenvolvido ou incorporando aplicações para gerenciamento de logística de distribuição, Martins (2005).

Segundo Côrtes (2008), o uso dos microcomputadores foi aumentando cada vez mais a partir dos anos 70 e mais acentuado nos anos 80, mas as empresas se deparavam com problemas, conceitual e operacional, ou seja, as informações não tinham uma integração. Alguns aplicativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com