TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios De Gestão Do Conhecimento

Trabalho Escolar: Exercícios De Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  3.243 Palavras (13 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 13

UNIDADE 1

1. Pesquise em sites de notícias na internet e identifique aspectos do ambiente que justifiquem a importância do conhecimento no contexto atual e preencha o quadro a seguir:

Site

Notícia/data

Aspecto identificado

Justificativa da importância do conhecimento

www.empreendedores.net

01/07/04

Alinhamento da Gestão do Conhecimento com a estratégia da organização

Gerir o conhecimento de forma integrada à estratégia organizacional é então o verdadeiro diferencial competitivo.

www.universiabrasil.net

19/02/02

Mudanças no contexto delineiam uma nova economia.

O conhecimento a partir das inovações tecnológicas passa a definir as novas condicionantes do mercado.

2. Entre no site: <www.socinfo.org.br> e analise os objetivos do Programa Sociedade da Informação. A seguir, apresente quais são os principais objetivos.

A Sociedade da Informação está baseada em tecnologias de informação e comunicação, que envolvem a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios eletrônicos, como rádio, televisão, telefone e computadores, entre outros. Essas tecnologias não transformam a sociedade por si só, mas são utilizadas pelas pessoas em seus contextos sociais, econômicos e, nesse sentido, o Programa Brasileiro Sociedade da Informação objetiva, em síntese, preparar a sociedade brasileira para a inserção plena na Era do Conhecimento. Para tal, propõe que sejam observados princípios e metas de inclusão e equidade social e econômica, de diversidade e identidade culturais, de sustentabilidade do padrão de desenvolvimento, de respeito às diferenças, de equilíbrio regional, de participação social e de democracia política.

3. Utilizando o contexto de uma organização, identifique um exemplo de dado, de informação e de conhecimento.

Imagine uma padaria, nela circulam todos os dias uma diversidade de dados, como por exemplo, número de pães e número de clientes que entram, se fizermos uma análise a partir desses dados, podemos ter algumas informações como: média de pães vendidos por dia, por turno e por tipo de pão. Ao utilizarmos essas informações para definir algumas estratégias para a empresa como, por exemplo, quantos pães e de que tipo devem ser assados a cada período para atender os clientes com pães mais frescos e de acordo com suas necessidades, transformamos as informações coletadas em conhecimento útil.

4. Diferencie, com suas palavras, Gestão da Informação e do Conhecimento.

A principal diferença entre a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento é que a primeira se destina essencialmente à gestão das tecnologias e documentação que dão suporte ao armazenamento e compartilhamento de informações, enquanto que na Gestão do Conhecimento o foco está na gestão de pessoas e de suas competências, uma vez que são elas que efetivamente podem criar e utilizar os conhecimentos.

5. Exemplifique como uma organização pode obter vantagem competitiva a partir de informações e conhecimentos.

Uma organização pode obter vantagem competitiva a partir do conhecimento melhorando e inovando processos, produtos e serviços superando assim seus concorrentes, com vistas a manter e ampliar sua fatia de mercado.

6. Na atualidade tão importante quanto tomar decisões acertadas é preciso tomá-las rapidamente. Nesse sentido, por que é tão importante tomar decisões em grupo?

Considerando que nenhuma pessoa detém todas as informações e conhecimentos organizacionais, e que nem sempre estas informações e conhecimentos estão explicitados e disponíveis, fazendo com que cada um detenha apenas uma parte deles, a tomada de decisão em equipe é uma forma a ser utilizada para superar as barreiras das informações e conhecimentos parciais.

7. Se as informações são tão importantes para o processo de tomada de decisão, por que o aumento de informações disponíveis pode prejudicar o processo de tomada de decisão?

Com o aumento de informações disponíveis, as organizações demandam mais tempo e dinheiro na identificação e filtragem de informações relevantes e confiáveis para o processo de tomada de decisão, tornando esse processo mais demorado e caro.

8. Acesse o site da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento e identifique empresas que já estejam comprometidas com essa nova realidade. Escreva, a seguir, quais são elas.

Petrobras, Datasul, Siemens, ONS.

UNIDADE 2

1) Você percebeu que as definições de IC convergem para a função de monitoramento estratégico do ambiente? O que isso significa na prática e qual é a importância desse monitoramento?

Na prática isso significa buscar de forma ética, sistemática e planejada, informações que sejam relevantes à atividade estratégica. Esse monitoramento é importante para a organização, pois é fundamental para o processo de tomada de decisão, visando a agregar valor às informações para que tenham utilidade na gestão estratégica das organizações e lhe confiram alguma vantagem competitiva.

2) Acesse o site da Associação Brasileira de IC: <http://www.abraic.org.br>, analise o código de ética que deve ser seguido pelos analistas de IC e descreva o que é importante para realizar a atividade, diferenciando-a da espionagem industrial.

O código de ética da ABRAIC define os seguintes princípios:

 exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade;

 preservar sua dignidade, prerrogativas e independência profissional;

 esforçar-se continuamente para aumentar o reconhecimento e o respeito à profissão;

 cumprir as leis aplicáveis, tanto no País quanto no exterior;

 manter sigilo sobre o que souber, em função de sua atividade profissional;

 evitar envolver-se em conflitos de interesse no cumprimento de seus deveres;

 assegurar as condições mínimas para o desempenho ético profissional;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com