TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento Paquímetro e Micrômetro

Por:   •  23/3/2016  •  Artigo  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 5

1 – Objetivo

Uso de equipamentos de medição com comparação entre paquímetro e micrômetro na escala em milímetros. Verificação de precisão das medidas.

2 - Introdução Teórica

Tanto o paquímetro quanto o micrômetro possuem alta funcionalidade na indústria e, sem dúvida, é essencial no conhecimento científico da engenharia.

2.1 - Paquímetro

O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.

O nome paquímetro tem origem grega (“paqui”: espessura e “metro”: medida) e também é conhecido como craveira. Sua função é medir dois pontos simetricamente opostos num objeto. Um paquímetro pode ser tão simples como um compasso. É ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida na sua régua. O nónio (ou escala de Vernier) é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua. São feitos de plástico com haste metálica ou inteiramente de aço inoxidável. As suas graduações são calibradas a 20 °C e ele apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1-C/n, onde C é comprimento do minionônio e n é o número de divisões do nônio.

2..1.1 – Parte física do paquímetro

    [pic 1]

(figura 01)

1 - Encostos (medidas externas)

2 - Orelhas (medidas internas)

3 - Haste de profundidade (medidas de profundidade)

4 - Escala inferior (graduada em centímetros)

5 - Escala superior (graduada em polegadas)

6 - Nônio ou vernier inferior (para os décimos de milímetros)

7 - Nônio ou vernier superior (para os décimos de polegada)

8 - Trava

Se quisermos ler as medidas do paquímetro, devemos somar o número da escala principal que vem antes do “0” no vernier e o número do vernier que estiver alinhado com a escala principal (figura 02)

[pic 2]

(Figura 02)

2+0,6=2,6

2.2 – Micrômetro

Quando a precisão obtida por um paquímetro não é suficientemente satisfatória, precisamos de uma ferramenta que obtenha uma medida com maior precisão, que é o micrômetro, que pode apresentar diversos tipos com formatos diferentes para que fique de acordo com seu uso. Pode ser digital ou não, medindo as dimensões por leitura direta em centésimos de milímetro (0,01) ou milésimos de milímetros (0,001).

2.2.1 – Parte física do micrômetro

[pic 3] 

(Figura 03)

Se quisermos ler o micrômetro com resolução de 0,01 devemos somar as seguintes variantes (figura 04):

[pic 4]

(Figura 04)

O exemplo abaixo nos mostra um tambor do micrômetro que possui 50 divisões e o passo da rosca é de 0,5mm, deve-se dividir o passo da rosca pelo número de divisões que o tambor possui para saber a precisão de cada divisão do tambor. Veja:

[pic 5]

[pic 6]

A precisão nesse caso foi de 0,01.

3 – Procedimentos Experimentais

I)             Separar pelo menos, 3 peças para as medições;

II)          Registrar através de fotos ou desenho as posições em que as peças serão medidas;

III)       Registrar pelo menos 2 medidas de cada peça no paquímetro e no micrômetro;

IV)       Montar um quadro com as medidas;

Neste procedimento separamos três peças para medir duas posições diferentes, utilizando o paquímetro e o micrômetro.

As peças utilizadas foram:

- Parafuso cabeça boleada

- Porca sextavada

- Porca sextavada cônica

3.1 - Procedimento experimental do paquímetro

Abrimos o paquímetro e posicionamos as duas partes da peça analisada e fechamos, marcamos a medida com o parafuso de fixação, impedindo que os dois lados se movam, e em seguida visualizamos a medida, observando a escala anterior ao "0" que representará o número inteiro em milímetros, e a fração de milímetros é representada pelo alinhamento da escala encontrada no vernier com a escala principal.

3.2 - Procedimento experimental do micrômetro

Abrimos o micrômetro e posicionamos a peça analisada entre o pistão móvel e o suporte fixo, giramos o tambor até chegar próximo da peça, em seguida giramos a catraca até que ela toque na peça, assim escutando três cliques, observando que a peça deve estar alinhada com o pistão móvel, acionamos a trava lateral e realizamos a medida, sendo que a medida que estiver na escala da parte fixa do micrômetro será representada em milímetros, e a medida que estiver no tambor e se encontrar com a linha horizontal em relação a escala da parte fixa será representada por centésimos de milímetros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (242.1 Kb)   docx (222.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com