TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento Visual e Táctil

Por:   •  17/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O comportamento dos solos quando tensões são aplicadas é estudado pela Mecânica dos Solos. A Mecânica dos Solos, não se restringe ao conhecimento das propriedades dos solos que a Mecânica pode esclarecer. Para se justificar comportamentos do solo e tratamentos adequados dos problemas de fundações, o conhecimento de Geologia, Química e Física Coloidal são fundamentais (PINTO, 2006).

Para o engenheiro civil, o conhecimento das propriedades do solo torna-se necessário e vai além do seu aproveitamento como material de construção, pois o solo exerce um papel especial nas obras de Engenharia porquanto cabe a ele absorver as cargas aplicadas na sua superfície, e mesmo interagir com obras implantadas no seu interior (BUENO; VILAR, 1979)

Muitas vezes em campo temos a necessidade de uma identificação prévia do solo, sem que o uso do aparato de laboratório esteja disponível. Um método barato e prático de identificação de solo é o procedimento visual e tátil. Podendo ser realizado no campo sem a necessidade de instalações de um laboratório, tal análise reúne solos com características semelhantes onde o número de ensaios necessários à sua caracterização é permitido.

OBJETIVOS

  1. Muitas vezes em campo temos a necessidade de uma identificação prévia do solo, sem que o uso do aparato de laboratório esteja disponível. Esta classificação primária é extremamente importante na definição (ou escolha) de ensaios de laboratório mais elaborados e pode ser obtida a partir de alguns testes feitos rapidamente em uma amostra de solo.
  2. Amostras de solo – Preparação de amostras de solo para ensaios de compactação e caracterização (NBR 6457/2016)

Abertura de poço e trincheira de inspeção em solo, com retirada de amostras deformadas e indeformadas (NBR 9604/2016)

Identificação e descrição de amostras de solo obtidas em sondagens de simples reconhecimento dos solos (NBR 7250/1982)

MATERIAIS E MÉTODOS

-Materiais:

- Água corrente; - Pisseta; - Proveta; - Recipiente de vidro; - Almofariz de porcelana.

-Métodos:

“Existem alguns testes rápidos que permitem, a partir das características apresentadas pelos solos, a sua identificação. Como na natureza os solos normalmente são uma mistura de partículas dos mais variados tamanhos, busca-se determinar qual o tamanho que ocorre em maior quantidade, e depois as demais ocorrências. ” (BUENO; VILAR, 1979, p. 9)

Teste visual e táctil: A finalidade é sentir a aspereza do solo através esfregação. As areias são bastante ásperas ao tacto, e as argilas dão uma sensação de farinha.

Teste de impregnação: Uma pequena quantidade de solo úmido é esfregada na palma da mão. Logo após a mão é colocada embaixo da torneira aberta em uma posição de aproximadamente 45º e observa-se a facilidade com que a palma da mão fica limpa. Solos finos se impregnam e não saem da mão com facilidade.

Teste de Plasticidade: Moldam-se bolinhas com o solo úmido. As argilas são moldáveis, enquanto as areias e siltes não são.

Teste de resistência do solo seco: Uma amostra de solo seco (agregado) é disposta entre os dedos onde tenta-se desagregá-la. As argilas são resistentes a pressão dos dedos enquanto os siltes e areias não são.

Teste de dispersão em água: Mistura-se uma porção de solo seco com água em uma proveta, agitando-a. As areias depositam-se rapidamente, enquanto que as argilas turvam a suspensão e demoram para sedimentar.

Teste de dilatância (mobilidade da água intersticial): consiste em se colocar na palma da mão uma porção de solo úmido. Fazendo-se bater essa mão fechada, com o solo dentro, contra outra, o surgimento da água na superfície do solo é observado. Devido à alta permeabilidade, nos solos arenosos a água aparece rapidamente na superfície. Ao fechar e abrir a mão, a superfície brilhante desaparece nesses solos arenosos, e eles freqüentemente trincam. Nos solos argilosos, a superfície brilhante permanece pôr bastante tempo e não ocorrem fissuras, quando se abre a mão.

ANÁLISE DE RESULTADOS E CONCLUSÕES

“É verdade conhecida que, em se tratando de solos e rochas, a heterogeneidade é a regra, a homogeneidade a exceção. ” (CAPUTO, 1988, p. 04). Diante disso, utilizou-se para a classificação a granulação predominante. A distinção entre os solos argiloso e siltoso apresentou dificuldades, já que ambos são finos. No entanto, após a identificação tátil-visual ter sido realizada algumas diferenças básicas puderam ser usadas para distingui-los, como por exemplo na Figura 4.1 (Anexo) que demonstra a dispersão em água das amostras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com