TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE PITÁGORAS – CAMPUS HORTO

Por:   •  8/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE PITÁGORAS – CAMPUS HORTO

Bruno Vinícius Coelho Emenegild

Augusto Barros Bastos de Paula

Diego Andrade de Oliveira

Iago Henrique da Silva

Luiz Eduardo de Souza

METALOGRAFIA E ANÁLISE MICROESTRUTURAL:

LIGAS DE AÇO

Aços: SAE 1020 / SAE 1045 / e Ferros Fundidos:

Cinzento e Nodular

IPATINGA/MG, 2018

Bruno Vinícius Coelho Emenegildo

Augusto Barros Bastos de Paula

Diego Andrade de Oliveira

Iago Henrique da Silva

Luiz Eduardo de Souza

ANÁLISE MICROESTRUTURAL:

LIGAS DE AÇO

Relatório, solicitado pelo professor Willian Soares Pires, referente à matéria de Ciências dos Materiais, 3° período do curso de Engenharia Mecânica.

IPATINGA / MG, 2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. OBJETIVO 5

3. MATERIAIS 6

4. PRÁTICA 7

4.1 PROCEDIMENTOS 7

4.2 PREPARAÇÃO 7

4.3 ANÁLISES 8

5. CONCLUSÃO 16

6. ANEXOS 17

7. REFERÊNCIAS 18

ÍNDICE DE FIGURAS DOS ANEXOS

Figura 1 - Soluções de Alumina 6

Figura 2 – Máquina usada para embutimento 6

Figura 3 - Alunos no processo de polimento 6

Figura 4 – Amostra no microscópio 6

1. INTRODUÇÃO

Para se observar, entender e distinguir os metais e suas propriedades é necessário auxílio de equipamentos especiais como microscópios, por exemplo, pois a olho nu não temos a capacidade de notar essas características tão distintas dos metais e suas particularidades, sendo assim empregado a Metalografia que é o estudo das características estruturais ou da constituição dos metais e suas ligas, para compará-los a suas propriedades químicas, físicas e mecânicas.

A Metalografia surgiu em 1863 a partir de um trabalho pioneiro de Henry C. Sorbi(1826-1908) que revelou pela primeira vez uma estrutura de um aço SAE 1020 ao microscópio e a partir daí ele estabeleceu normas técnicas para a obtenção de microestruturas metalográficas como: Análise da situação/problema, preparação de um corpo de prova que seja plano e polido, ataques químicos, exames microscópicos e analise dos resultados seguido de registro do experimento como fotografias, filmes relatórios e etc.

2. OBJETIVO

Este relatório prático tem como o objetivo fazer análise das microestruturas de aço de baixo teor de carbono, médio e ligado ao cromo, através de lixamento e ataque químico de amostra de diversas ligas de aço e análise através do microscópio assim como as normas técnicas elaboradas por Henry C. Scorbi(1826-1908). 

3. MATERIAIS

• 3 amostras de aço SAE ( 1020, 1045 laminado e temperado, e Ferro Fundido).

• Pinça

• Água

• Pipeta de Pasteur

• Solução de Nital 3%

• Lixas com abrasivos de carbeto de Silício de granas 320, 400, 500, 600 e 1200.

• Pano de polimento metalográfico (1- 0,3 µ)

• Solução de Alumina

• Secador á frio

• Microscópio

4. PRÁTICA

4.1 PROCEDIMENTOS

O técnico do laboratório conduziu a prática, orientando sobre os materiais presentes no laboratório e quanto à segurança devido a utilização do ácido no ataque químico que será feito nas amostras.

A) Amostras se encontravam já cortadas, embutidas e tratadas termicamente.

B) Todas as amostras foram lixadas com a finalidade de remoção de defeitos que dificultariam a observância dos grãos no microscópio óptico. Etapa longa e minuciosa neste processo metalográfico, cada material ficou em média 12 minutos em cada uma das cinco lixadeiras. Utilizou-se lixas com abrasivos de Carbeto de Silício de granas 320, 400, 500, 600 e 1200 nesta respectiva ordem.

C) Em um disco giratório realizou-se o polimento, onde após a finalização do processo realizou-se a secagem á frio. As amostras apresentaram aspectos espelhados e lustrosos sem nenhum defeito aparente a olho nu.

D) Para finalizar foi realizado o ataque químico com o objetivo de revelar os microconstituintes da amostra. Foi gotejado com a Pipeta de Pasteur uma solução de Nital 3% (Álcool Etílico + Ácido Nítrico), em sequência com uma pinça lavou-se em água corrente as amostras para a retirada do ácido e após a lavagem utilizou-se um secador á frio para realizar a secagem das amostras e deixa-las preparadas para as análises no microscópio.

4.2 PREPARAÇÃO

Foi apresentado pelo professor, uma aula inicial, discutindo a parte teórica da formação de microestruturas para diversos tipos de ligas de aço.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com