TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FALTA DE ÁGUA POTÁVEL NOS EDIFÌCIOS DE PELOTAS

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.125 Palavras (21 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 21

FALTA DE ÁGUA POTÁVEL NOS  EDIFÌCIOS DE PELOTAS

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Metodologia Cientifica no curso de Engenharia Civil.

Faculdade Anhanguera Pelotas.

Professora: Georgia Duarte

PELOTAS,2016.

LISTA DE FIGURAS:

Figura 01 : Esquema do sistema de captação de água de chuva.............................. 9

Figura 02 : Esquema do sistema de captação de água de chuva................................... 10

Figura 03: Corte da cisterna de tijolos e argamassa de cal .......................................... 13

Figura 04: Filtro de água da chuva com temporizador................................................. 16

Figura 05: : Regulador de caudal com chave incluída .................................................. 16

Figura 06: Redutor de Caudal........................................................................................ 17

Figura 07: Chapéu Economizador ............................................................................... 17

Figura 08: AirIgator...................................................................................................... 18

Figura 09 :Válvularedutoradepressão............................................................................ 19

SUMÁRIO

  •  TEMA: FALTA DE ÁGUA POTÁVEL NO EDIFÍCIO CAETANO CHIODINI.

  •  PROBLEMATIZAÇÃO:

A falta de água no edifício Caetano Chiodini vem acarretando inúmeros transtornos aos moradores do edifício, os mesmos relatam que falta água até mesmo para a higiene pessoal e, principalmente para a limpeza dos apartamentos e produtos de primeira necessidade como roupa limpa, água para cozinhar, etc. Com esse projeto queremos descobrir o que ocasiona a falta de água no edifício Caetano Chiodini?

  •  JUSTIFICATIVA

O consumo Mundial de água cresceu duas vezes mais rápido do que a população mundial no ultimo século, e no planeta terra temos apenas 1% de água potável, e esta, está distribuída desigualmente para a população mundial, o pouco que nos resta, ainda corre o risco de ser contaminada por nossos esgotos e lixos. Com isso a contaminação das aguas superficiais (mares , rios, lagos, represas) vem crescendo de forma assustadora, principalmente nas zonas costeiras e grandes cidades em todo o mundo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. (sabesp, 2012)

Atualmente existe um desconforto gerado no Edifício Caetano Chiodini em função da falta constante de água. A situação tem gerado conflito entre sindico e moradores a queixa sobre a falta de água no edifício é constante pois impossibilita os usuários de realizar suas necessidades básicas, como, lavar roupa, cozinhar, tomar banho, limpar a casa, etc. Por isso os Moradores do Edifício Caetano Chiodini, exigem uma melhora no abastecimento de água, e o sindico espera uma solução para que possa suprir a reclamação de seus condôminos. Com base nisso justifica-se a necessidade um estudo, com fundamentação teórica, para mostrar a ambas as partes uma sugestão, que irá melhorar as condições de armazenamento de água, visando economia, e sustentabilidade.

A principal recomendação da Emater Ascar/RS consiste no armazenamento de água através de calhas instaladas em telhados, conduzindo esta até um reservatório. É recomendado a utilização de cisternas para armazenamento da água da chuva, e como a utilização muitas vezes se deve para molhar flores e hortaliças, em algumas caixas d’água já é possível através de um pequeno desvio a retirada de impurezas que ficam depositadas no fundo dos recipientes,.(Raimondi, 2012)

Nesse contexto o projeto a ser desenvolvido, visa buscar alternativas para reduzir o desperdício de água potável, equipamentos que reduzem o desperdício, verificando quais as soluções utilizadas por outros edifícios, esclarecendo os problemas à empresa fornecedora de água e com a mesma estudar uma forma de conscientização dos moradores sobre o consumo apropriado de água.

  •  OBJETIVO

  •  Objetivo Geral:

Verificar os motivos que levam a faltar água no Edifício Caetano Chiodini.

  •  Objetivos específicos:

  1. Estabelecer alternativas para reduzir o desperdício de água potável;
  2. Investigar qual o destino dado à água utilizada no edifício;
  3. Examinar com a empresa fornecedora os motivos da falta de água potável;
  4. Classificar o material usado nos reservatórios e tubulações;
  5. Analisar sugestões de equipamentos que reduzem o desperdício;
  6. Propor uma campanha de conscientização dos moradores sobre o consumo apropriado da água;
  7. Calcular o volume de chuva que a cidade recebe anualmente;
  8. Verificar a quantidade de água que o edifício gasta mensalmente;
  9. Detectar pontos de maior desperdício de água potável;
  10. Aumentar a quantidade de litros de agua potável nos reservatórios do edifício;
  11. Comparar as soluções que outros edifícios estão desenvolvendo;

METODOLOGIA

Este trabalho foi desenvolvido em duas partes: a primeira teórica, em que foi realizada a pesquisa bibliográfica sobre a questão da sustentabilidade, da coleta de água da chuva, bem como as maneiras de armazenamento e de reutilização. Esta pesquisa foi realizada utilizando material didático e de entretenimento, bem como pesquisas em sites relacionados com o assunto.

A segunda foi realizada com pesquisa de campo, para investigar qual o destino que é dado a água que é utilizada no edifício, verificar o consumo de água mensal do edifício, localizar os pontos com maior desperdício de água potável, e entrando em contato com a empresa fornecedora de água, saber o motivo da falta de água na região. Para realizar esta etapa do projeto conversamos com o sindico do edifício, onde conseguimos informações referentes ao consumo, o destino e os locais de maior desperdício de água. Também entramos em contato com a empresa de fornecimento de água, que nos ajudou a calcular o volume de chuva que a cidade recebe anualmente e os motivos que da falta de água da região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (412.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com