TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FERRAMENTA PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO DE MPEs

Por:   •  8/6/2016  •  Monografia  •  14.187 Palavras (57 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 57

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FACULDADE DE ENGENHARIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL

CURSO DE GRADUAÇÃO PLENA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

FERRAMENTA PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO DE MPEs

Leandro de Santana de Oliveira

Roberto Assimos de Souza

Rio de Janeiro, 2013

FERRAMENTA PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO DE MPEs

Leandro de Santana de Oliveira

Roberto Assimos de Souza

Projeto de Graduação submetido à Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, como requisito parcial à obtenção do grau de Engenheiro de Produção.

Orientador: Prof. Helcio de Oliveira Rocha, M.Sc.

Rio de Janeiro, 2013

FICHA CATALOGRÁFICA

OLIVEIRA, Leandro de Santana de; SOUZA, Roberto Assimos de.

FERRAMENTA PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO DE MPEs. / Leandro de Santana de Oliveira, Roberto Assimos de Souza – Rio de Janeiro: UERJ / Faculdade de Engenharia, 2013.

Viii, 87 folhas: il.; 31 cm

Orientador: Prof. . Helcio de Oliveira Rocha, M.Sc.

Projeto de Graduação – UERJ / Faculdade de Engenharia, 2013

FOLHA DE APROVAÇÃO

A presente monografia de conclusão do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, elaborada pelos graduandos Leandro de Santana de Oliveira e Roberto Assimos de Souza sob o título Ferramenta para Planejamento e Controle Financeiro de MPEs, foi aprovada após ter sido submetida em julho de 2013 à banca examinadora composta pelos seguintes professores: Hélcio de Oliveira Rocha, M.Sc., Valéria Barbosa Gomes, D.Sc. e Cyro Alves Borges Júnior, D.Sc..

Aprovado em: _________________________________________________

Banca Examinadora:

_________________________________________

Prof. Hélcio de Oliveira Rocha, M.Sc.

(Orientador)

Universidade do Estado de Rio de Janeiro (UERJ)

_________________________________________

Prof. Cyro Alves Borges Junior, D.Sc.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

_________________________________________

Prof. Valéria Barbosa Gomes, D.Sc.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

AGRADECIMENTOS

É engraçado quando chega o momento que a gente mais espera depois que entra na faculdade: sair dela formado. Pois quando isso acontece, a gente fica feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz pela sensação de dever cumprido e triste por ter que ficar um bom tempo sem frequentar a sua segunda casa, pois a faculdade para mim é isso, uma segunda casa.

Agradeço primeiramente a Deus por me dar forças nos momentos mais difíceis que tive de enfrentar e me ajudar a superá-los. Agradeço aos meus pais, Vânia Assimos de Souza e Abraão Lincoln de Souza, por me darem a vida e me proporcionarem condições para que eu buscasse os meus sonhos.

Aos meus irmãos, Leonardo e Michelle, que me deram total apoio em minhas escolhas. Agradeço aos meus sobrinhos que me proporcionaram momentos felizes que só as crianças podem proporcionar.

Agradeço a minha namorada, Thaiana Luize, que esteve ao meu lado nos momentos difíceis e felizes, que abriu mão de muitas diversões para ficar ao meu lado, que sempre esteve comigo acreditando que nada é impossível. Ela que me aturou quando eu estava estressado devido às provas e trabalhos da faculdade. Ela, que é a mulher que eu amo e minha futura esposa. Obrigado. Agradeço também aos meus futuros sogros e a minha futura cunhada e cunhados, pelo apoio, cumplicidade e hospitalidade.

Aos meus amigos Aníbal, Fábio, Marquinho, Dany, Jalbert, Jera e Marreco, que sempre estiveram comigo ao longo desta trajetória, me apoiando e me deixando estudar quando necessário. Por que mesmo distantes estiveram presentes em minha vida, meus irmãos.

Agradeço a todos os meus amigos e colegas de faculdade, em especial Diogo, Pedro, Calopsita, Rosinha, Marcelo, Marcão, Zord, Felipe Sá, Glauco, Júlio, Gaucho, Annyeli, Bob, Laís, Floriano e Ítalo, que estiveram mais próximos ao longo desses anos me apoiando e sendo companheiros de todos os mementos.

Ao meu amigo Leandro de Santana, que junto comigo batalhou muito tempo para concluir este trabalho.

Agradeço a todos os professores que tive, em especial ao nosso querido professor e orientador Hélcio Rocha, que nos orientou com sabedoria e nos proporcionou realizar um sonho.

Agradeço a nossa eterna secretária do DEIN, Rita Valéria, por todo apoio, dedicação e paciência para resolver os problemas dos alunos.

Gostaria de enfatizar o agradecimento a minha querida mãe, Vânia e meu grande amigo Aníbal, pelo incentivo financeiro que me deram quando parecia impossível continuar, pois sem vocês não seria possível chegar aqui. Obrigado.

Agradeço a todos que me apoiaram e me proporcionaram estar aqui hoje, muito feliz, pelo tão sonhado título de Engenheiro.

Roberto Assimos de Souza

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pelo dom da vida, pelo seu amor infinito, se não fosse pela ajuda dele não estaria agora escrevendo muito feliz pela minha graduação.

Agradeço a minha linda esposa, Paloma de Andrade Martins de Oliveira, por todo amor, carinho, paciência e compreensão ao longo dessa trajetória acadêmica e pela nossa longa e feliz caminhada como família.

Agradeço aos meus pais, Daniel e Renilda, por cada incentivo e orientação, pelas orações em meu favor, pela preocupação para que estivesse sempre andando pelo caminho correto. A minha irmã, Lisandra, o meu lindo sobrinho, Nathan, por todo amor e carinho. Aos meus tios, tias, avós e primos que sempre estiveram presentes, ainda que à distância.

Agradeço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (108.3 Kb)   pdf (434.3 Kb)   docx (76.1 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com