TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controle financeiro NATTUZZ

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento e controle financeiro NATTUZZ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.053 Palavras (13 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 13

NATTUZZ CONSULTORIA

INTRODUÇÃO

A empresa a ser estudada neste artigo é uma multinacional de capital aberto que atua no ramo de consultoria ambiental e engenharia civil. Possui escritório nos seguintes países: África, Ásia, Austrália, Nova Zelândia, Europa, Oriente Médio e Américas os quais totalizam um valor aproximado de 54.000 colaboradores em todo o mundo. A mais de vinte anos, o fundador, G. Newman, e alguns colaboradores da Ashland Inc. compartilha a ideia de criar uma empresa no setor de consultoria ambiental e planejamento de projetos arquitetônicos assim em seis de abril de 1990, a NATTUZZ evoluiu para se tornar uma empresa independente formada pela fusão de cinco entidades Ashland. A NATTUZZ vende conhecimento entregando relatórios e estudos previamente demandados na área de meio ambiente, mineração e construção civil, conta em sua equipe engenheiros, urbanistas, arquitetos, paisagistas, especialistas em meio ambiente, economistas, cientistas, consultores.

No Brasil sua matriz está situada no estado do Rio de Janeiro com filias no estado de Minas Gerais e São Paulo. A empresa em questão foi responsável pelo plano geral urbanístico do Parque Olímpico de Londres 2012 e agora irá realizar um projeto na mesma linha para o parque Olímpico do Rio de Janeiro em 2016, o plano geral urbanístico define como será ocupada a área do parque olímpico, os espaços públicos e praças, além das disposições das instalações permanentes e temporárias e dos futuros empreendimentos imobiliários a serem construídos na área. Em Minas Gerais trabalha com grandes empresas como Vale, CSN, Yamana, Votorantim Metais e outras, prestando consultoria nos ramos de licenciamento ambiental, análise de risco, remediação, fechamento de mina, investigação ambiental, gerenciamento de recursos hídricos naturais entre outros.

A NATTUZZ tem como valores centrais: desenvolvimento de comunidades, educação e formações humanas básicas, saúde, bem estar e ambiente natural.

Neste artigo iremos atuar na área de finanças da NATTUZZ, onde a base de pesquisa será a matriz localizada no estado do Rio de Janeiro nesta unidade esta centralizada a área de finanças funcionando em dinâmica com as filiais da seguinte maneira: cada filial possui em seu escritório um assistente administrativo que faz a ligação entre matriz e filial. Dentro do setor financeiro contam com um gerente financeiro, um contador, um analista financeiro e de planejamento, analista de RH e assistentes financeiros. A hierarquia do departamento pode ser definida da seguinte maneira os assistentes financeiros reportam-se ao contador que por sua vez reporta-se ao gerente financeiro assim fazendo com que as coisas caminhem de maneira vertical. O objetivo desta pesquisa tem por sua vez, identificar os pontos positivos e negativos dentro do departamento financeiro e propor sugestões de melhorias para o setor a partir dos estudos e analises, que são ferramentas ou técnicas utilizadas para controlar, executar e planejar de uma forma mais eficaz, no que diz respeito ao planejamento e análise de investimento e, de meios viáveis para obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando as melhores alternativas para o sucesso financeiro. O setor financeiro além de ser responsável pelo ato de receber e pagar contas também realiza o planejamento financeiro e a controladoria.

Para Chiavenato (1995), o controle tem por finalidade “assegurar que os resultados daquilo que foi planejado, organizado e dirigindo se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle reside na verificação se a atividade controlada está ou nãoalcançando os objetivos ou resultados desejados.”

O artigo tem por finalidade desenvolver um diagnostico do setor financeiro da empresa escolhida mostrando o que está adequado e o que deve ser melhorado através de ações que viabilizem o crescimento e melhoria continua para o setor.

METODOLOGIA

A Metodologia é o estudo dos métodos. Segundo Gil (2008), tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização. Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.

A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, dos instrumentos utilizados (questionário, entrevista etc.), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

Sendo assim Metodologia Científica é o estudo dos métodos de conhecer – É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática. Têm como estudo dos procedimentos e técnicas da investigação e trabalho científicos, é o conjunto de definições, procedimentos, rotinas, métodos e técnicas utilizados para a obtenção e apresentação das informações desejadas.

De acordo com Gil (2008), “qualquer classificação de pesquisa deve seguir algum critério. Se utilizarmos o objetivo geral como critério, terão três grupos de pesquisa: Pesquisas Exploratórias, Pesquisas Descritivas e Pesquisa Experimental. Assim, ao iniciarmos qualquer pesquisa, deveremos primeiro saber qual é o objetivo desta pesquisa.”

Sendo assim a escolha da metodologia de pesquisa neste artigo é o questionário que será respondido pelos colaboradores da empresa citada. O questionário, numa pesquisa, é um instrumento ou programa de coleta de dados. A linguagem utilizada no questionário deve ser simples e direta para que o respondente compreenda com clareza o que está sendo perguntado. Não é recomendado o uso de gírias, a não ser que se faça necessário por necessidade de características de linguagem do grupo (grupo de surfistas, por exemplo)

Todo questionário a ser enviado deve passar por uma etapa de pré-teste, num universo reduzido, para que se possam corrigir eventuais erros de formulação. Construir um bom questionário depende não só do conhecimento de técnicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com