TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO/APURAÇÃO E ANÁLISE DE CUSTOS

Por:   •  20/9/2015  •  Resenha  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A empresa selecionada para realização do trabalho foi a Alla Comércio de Pneus e Lonas LTDA. Incluída no segmento de comércio atacadista e varejista de pneumáticos e implementos rodoviários importados, a Alla Comércio de Pneus e Lonas LTDA possui uma estrutura relativamente pequena, que conta com dois diretores, um gerente, dois funcionários de funções administrativas e departamento pessoal, um funcionário que trata do controle financeiro, relacionamento com escritório de contabilidade e cobrança, dois funcionários responsáveis pelo controle de estoque e entregas e 05 vendedores. Através de análise realizada pelo grupo, definimos o posicionamento estratégico, a tecnologia utilizada e o resultado atingido com o posicionamento traçado. Identificamos também alguns riscos eminentes e as formas utilizadas para minimizá-los.

POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO

Através de pesquisas mercadológicas, definição de metas e objetivos, juntamente com o planejamento traçado para atingir os resultados esperados, a empresa Alla Comércio de Pneus e Lonas Ltda consegue se manter no mercado há 10 anos, com crescimento médio anual de 9,3%. A estratégia utilizada é de manter um volume maior de vendas, com preços menores e mais competitivos, melhor qualificação dos funcionários e um processo de logística rápido e prático, com veículos de fácil acesso a qualquer região da grande BH, além de funcionários com as devidas experiências para cumprirem com os prazos e metas estabelecidas.

Para que o resultado esperado possuísse maior chance de ser atingido, foram definidos também planos de marketing trimestrais com divulgação em pontos estratégicos. Ações promocionais, distribuição de panfletos em pontos estratégicos, sorteio de prêmios, condições de pagamento diferenciadas, divulgação em redes sociais para reforço da marca, envio de brindes, propagandas em rádios, além de outros processos.

O resultado esperado, que vem sendo atingido, era ter um crescimento rápido e sólido da carteira de clientes, a pulverização da marca no mercado, ganho de credibilidade e cumprimento das metas e objetivos.

TECNOLOGIA UTILIZADA

O trabalho executado pela empresa utiliza-se de pouca tecnologia, visto que o foco das vendas são por televendas e visitas físicas. São utilizados computadores com processadores e memória moderadamente potentes, telefones headsets para agilidade nas funções exercidas, software prático de fácil utilização e processamento para economia de tempo nas funções executadas, internet Wi-Fi de alta velocidade, retroprojetores para apresentação de campanhas e acompanhamento de metas, calculadoras e equipamentos de GPS para definição de rotas de entregas.

DEFINIÇÃO E MINIMIZAÇÃO DE RISCOS

A empresa trabalha diretamente com importação de pneus e implementos rodoviários importados do continente asiático (China, Japão, Koréa do Sul e Taiwan). Desta forma, é necessária a utilização constante de moeda estrangeira (dólar).

Existindo esta necessidade de utilização de moeda estrangeira, surge o risco sistemático de perdas por desvalorização desta, o que reflete diretamente no aumento do custo de compra e transporte da mercadoria comercializada. Definimos este então como risco de mercado, mais precisamente, risco de taxa de câmbio “...possiblidade de perda financeira em decorrência de variações na taxa de câmbio...”.

Para minimizar estas perdas e prejuízos, a empresa criou uma reserva de moeda estrangeira para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com