TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FERRRAMENTAS DA QUALIDADE

Por:   •  9/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.266 Palavras (14 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

São várias as mudanças ocorridas nos últimos anos no desenvolvimento das empresas produtivas no âmbito da construção civil, especificamente na tecnologia e na velocidade de inovação de produtos. As empresas e organizações estão cada vez mais focadas no mercado e em suas tendências, o que as obrigam a buscarem cada vez mais o diferencial competitivo procurando assim vencer a concorrência crescente. Essa busca se torna mais consistente através da melhoria continua nos seus processos e nos métodos de fabricação ou de serviços. Sendo assim o presente artigo visa abordar a importância das ferramentas da qualidade no gerenciamento dos seus processos contribuindo para o crescimento da empresa e melhoria da sua competitividade no mercado. O seguinte trabalho pretende expor de maneira bastante clara as principais ferramentas da qualidade, apresentando conceitos relacionados a gestão da qualidade através de uma pesquisa em referencial teórico sobre o tema, expondo técnicas e formatos para a melhor gestão dos processos industriais.

Palavras-chave: Engenharia Civil, ferramentas, gestão, qualidade.

ABSTRACT

There are several changes in recent years in the development of productive enterprises in the field of civil construction, specifically in technology and the speed of product innovation. Companies and organizations are increasingly focused on the market and their trends, which forces them to increasingly seek the competitive advantage in order to overcome the growing competition. This search becomes more consistent through continuous improvement in your processes and manufacturing methods or services. Therefore, this article aims to address the importance of quality tools in the management of their processes, contributing to the growth of the company and improving its competitiveness in the market. The following work intends to expose in a very clear way the main quality tools, presenting concepts related to quality management through a research in theoretical reference on the subject, exposing techniques and formats for the better management of the industrial processes.

Keywords: Civil Engineering, tools, management, quality

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos o mundo vem passando por várias alterações, principalmente quando se trata de concorrência entre empresas, às mudanças são notórias especificamente na tecnologia e na velocidade de inovação de produtos, enfim, vários aspectos que mudam o cenário do mercado em pouco tempo. Associado a essa mudança à necessidade de garantir a confiabilidade e consequentemente a rapidez no desenvolvimento do seu processo, vem popularizando técnicas e ferramentas proporcionando maior controle e agilidade na produção.

O controle de qualidade constitui uma das melhores medidas para se aferir a capacidade de produção e organização de uma empresa. Uma empresa com acrescidos resultados em sua produtividade é mais eficiente e tem chances de evoluções futuras. Sendo assim as atividades improdutivas que não agregam valor ao produto é um dos maiores motivos de ineficiência nos processos. Levando em conta tal fato, surge então a necessidade de se realizar estudos viabilizadores do processo de produção através da aplicação de ferramentas de gestão adequadas.

O sistema de gestão da qualidade toma todas as disposições fundamentadas em diagnósticos, fatos e dados. Para aperfeiçoamento do gerenciamento e as corretas decisões adotadas algumas técnicas e ferramentas são utilizadas, tais processo com o intuído de analisar os problemas que ocorrem, com o objetivo de identificar os problemas existentes, diagnosticando e buscando uma melhor alternativa para a solução das dificuldades. Com os resultados pode-se propor melhorias continuas no sistema de produção da empresa.

Sendo assim, a justificativa para a realização desse trabalho nasce da garantia e confiabilidade de um processo e seu produto e a qualidade do mesmo. Deve-se ressaltar também a grande relevância dessa pesquisa teórica para o meio acadêmico, afinal compreender a importância das ferramentas da qualidade, avaliar os seus objetivos e resultados é de suma importância no desenvolvimento profissional.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nesse capitulo serão explanados conceitos sobre o assunto central e sub-assuntos que permita uma melhor compreensão da pesquisa e um bom entendimento das vantagens que a utilização das ferramentas da qualidade pode proporcionar a uma empresa.

2.1 Sistema de Produção

De acordo com Moreira (2008, p. 07), sistema de produção é o conjunto de atividades e operações envolvidas na produção de bens ou serviços. O sistema de produção é constituído por três etapas: entradas, processos, e saídas, conforme Figura 1.

Figura 1 - Sistema de produção

Fonte: Adaptado de Slack; Chambers; Johnston (2009, p.9)

Entradas e insumos, para Moreira (2008, p. 8), são os materiais, a mão de obra, as instalações, as informações, o capital, os equipamentos, dentre outros, que serão transformados em produtos ou serviços.

Ao estudar os processos de transformações, podem-se caracterizar essas em bens ou serviços (Output). Algumas operações produzem em suas saídas apenas serviços, contudo há situações em que são produzidos os dois simultaneamente. (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009, p. 11)

Johansson et al. (1995), afirmam ainda que os processos são um conjunto de atividades que se misturam com o objetivo de criar um resultado através de insumo (input) por um processo de transformação, em outras palavras, são mecanismos que transformam inputs em outputs dentro de cada produção.

Os outputs, segundo Martins; Laugeni (2005), são os produtos finalizados e os serviços realizados. Slack; Chambers e Johnston (2009, p 11) diz que a diferença entre produtos e serviços deve ser com relação a tangibilidade; geralmente os produtos são tangíveis, ou seja, podem ser tocados. A maioria das operações são mistas, ou seja, produtos e serviços andam juntos.

Observa-se a existência de vários tipos de processos, os quais as empresas irão buscar o que mais se ajusta à sua produção e o que apresente o melhor índice de produtividade.

2.2 Produtividade

Nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com