TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdades Metropolitanas Unidas

Por:   •  6/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdades Metropolitanas Unidas

Caio Henrique da Silva RA: 2354310

TURMA: 227202A12

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

São Paulo

2021

Faculdades Metropolitanas Unidas

Caio Henrique da Silva RA: 2354310

TURMA: 227202A12

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

São Paulo

2021

INTRODUÇÃO

O projeto se trata de como as empresas se adequaram na pandemia para conseguirem sobreviverem no mercado, em meio a pandemia que vivenciamos.

A empresa que vou utilizar como base do projeto é a empresa PETZ, uma empresa brasileira especializada em serviços e vendas de produtos para animais de estimação e que hoje já possui 143 lojas espalhadas pelo País (presente em 17 estados).

 Mencionarei o cenário atual da empresa e como lidou com a pandemia.

Apresentarei alguns assuntos e setores que se adequaram a novas rotinas.

O propósito do projeto é o conhecimento de casos sobre como as empresas sobreviveram a pandemia.

Resumidamente, é um projeto que pretende com base em estudos e pesquisas, contribuir com o crescimento da empresa e cooperar com conhecimentos obtidos no decorrer das aulas que vivenciamos.

A PETZ

A empresa Petz (Anteriormente chamada de Pet Center Marginal) uma empresa brasileira, especializada em serviço e venda de produtos para animais de estimação / domésticos e exóticos, de petshop, foi fundada em 17 de agosto, 2002 por Sergio Zimerman em São Paulo.

A empresa possui lojas físicas (hoje já são 143 espalhadas pelo país em 17 estados) e virtuais e vende diversos serviços e produtos, de diversas marcas destinadas a animais (e possuem também artigos para jardins e piscinas). Trabalham com o setor de alimentos, farmácia, acessórios...

A ideia da empresa é seguir abrindo cerca de 30 a 40 novas lojas por ano!

IMPACTO NA PANDEMIA

Diferente da grande maioria das empresas, a PETZ, não sofreu grande impacto durante a pandemia, a turbulência política e a crise econômica.

Pelo contrário, a empresa, foi uma das pouquíssimas que conseguiu além de se manter, crescer rapidamente. A empresa, se expandiu durante a pandemia e segundo especialistas é um caminho sem volta.

O Instituto Pet Brasil apontou que o segmento cresceu 13,5% em 2020 no país frente a 2019, com um movimento 6,8% maior do que o projetado durante o primeiro semestre.

Em tempos de pandemia, o trabalho         home oficie foi aderido por boa parte das empresas, assim, com as pessoas passando mais tempo em casa, surgem as pesquisas para investir em seus animais.

Em março de 2020 considerado como serviço essencial, o setor foi positivamente favorecido, podendo manter aberta clínicas especializadas e as lojas.

O que mais foi necessário a se adaptar, foi nas partes administrativas da empresa, pois os funcionários do escritório, assim como das demais empresas, precisaram aderir o home office.

ROTEIRO DE LEAN

Transporte: Os pedidos feitos na petz, são entregues a transportadoras parceiras para serem entregues em domicílio, se o CEP não for atendido, a mercadoria é despachada e entregue pelos correios. A petz também permite que você acompanhe pelo site o processo do seu pedido, você pode acompanhar todo o processo da sua compra, desde a aprovação do pagamento até a entrega. 

Tempo de espera: pensando na comodidade existe a opção de entrega em até três dia úteis, dentro do site, a opção de entrega expressa oferece agilidade e rapidez na entrega, e ainda devolve o valor do frete em dobro, caso o pedido não chegue no prazo acordado.

Defeitos: alguns clientes ocultam informações relacionadas a saúde dos animais, muitas vezes o profissional só descobre a situação na hora do banho e tosa, onde ele percebe parasitas ou outros tipos de problemas, podendo assim passar os parasitas para outros animais. Alguns animais sofrem convulsões no momento do banho e tosa por problemas de saúde e muitos profissionais não estão preparados para atender esse tipo de ocorrência.

GESTÃO FINANCEIRA

A empresa controla seus resultados com base em seus estoques e volume de vendas. Atualmente na economia para uma boa análise da situação da empresa não basta ter olhos apenas para estes números, mas sim ver a situação como um todo, e assim ter uma base de seus resultados.

DRE (Demonstrativo de Resultado Real)

DRE é o processo de gestão, que avalia os resultados e desempenhos, conseguindo perceber precisas melhorias, rentabilidade e lucratividade da organização.

FLUXO DE CAIXA REAL

O fluxo de caixa real permite que a Captação de recursos e negociação de débitos sejam planejadas com antecedência, o que faz com que os sócios fiquem mais tranquilos sobre as decisões a serem tomadas.

Tem objetivo de conferir o saldo disponível para ter sempre um capital de giro aberto, para impostos, folha de pagamento... quanto para conseguirem investir também em melhorias para a organização.

Acompanhando as entradas e saídas para conseguirem decidir onde / em qual unidade devem investir em recursos.

Fazendo analises do fluxo de caixa, terão sempre uma visão financeira ampla.

CONTROLE CONTABIL

O controle contábil conduz todas as transações trabalhistas, fiscais e financeiras da empresa (desde sua abertura até o encerramento).

Realiza um estudo tanto do ambiente interno quanto externo.

Controla relatórios, contendo informações e explicações dos resultados ocorridos no período, visando auxiliar na tomada de decisões.

CONTROLE FINANCEIRO

O controle financeiro tem como mais importante os pontos de:

Contas a Pagar que serve para manter organizado as saídas, honrar com os compromissos financeiros dentro da data limite.

Contas a Receber que controla e acompanha a entrada dos valores a que entraram em caixa, fruto de vendas realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com