TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores humanos no sgso

Por:   •  24/5/2015  •  Ensaio  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 2

2 MODELOS TEÓRICOS PARA ANÁLISE DO FATOR HUMANO

Dentre os modelos teóricos adotados pela ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil) sobre o estudo da relação dos fatores humanos com a segurança operacional destacam-se o SHELL, James Reason e FAST:

2.1 FAST

O FAST (Fatigue Avoidance Scheduling Tool), inicialmente utilizado pela força aérea norte-americana e mais tarde divulgado para a comunidade da aviação civil, é um software que tem por objetivo analisar e alertar o nível de fadiga e a mudança de desempenho do tripulante de acordo com a hora do dia, seu período de descanso e as horas trabalhadas. Esta ferramenta se torna essencial no planejamento de escala, para que a mesma possa ser adequada de forma correta à rotina do tripulante e o evitar excesso de fadiga.

2.2 SHELL

O modelo SHELL Software, Hardware, Environment, Liveware and Liveware, Programação, Equipamento, Ambiente, Homem e Homem (outras pessoas) consiste em um modelo de gerenciamento que utiliza blocos que representam o comportamento humano, onde o ser humano é o elemento central e se relaciona com o meio, a máquina, sistemas e pessoas.

2.3 James Reason

O erro humano abordado por James, é baseado na teoria do “queijo suíço”. Sabe-se que os seres humanos são falhos e erros são esperados. Estes são vistos como consequências e não causas e estão sempre associados a uma condição latente já existente, revelada pelos elementos causadores do acidente, passando pela cultura organizacional (decisões gerenciais), local de trabalho (condições de trabalho), pessoas (erros e violações) e as defesas (tecnologia, treinamento e regulamentação). O acidente ocorre após um conjunto de falhas sucessivas que furam as defesas e não por um único erro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com