TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pcc - Prática como componente curricular: Observar, Pesquisar e Construir Conhecimento

Por:   •  22/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 3

PCC - Prática como componente curricular: Observar, Pesquisar e Construir Conhecimento

1. INTRODUÇÃO:

 O presente trabalho tem como objetivo a análise de uma charge, a fim de mostrar o uso da Didática em todas suas dimensões, bem como trazer reflexão e aprendizado voltados ao conteúdo apresentado, de forma ética, dinâmica e didática na docência.

 2. DIDÁTICA:

 Podemos dizer que a Didática é uma parte, um ramo da ciência pedagógica que visa mostrar as técnicas e os métodos de ensino, permitindo assim um melhor aprendizado do aluno. Visa aplicar seus princípios para fins de desenvolver as habilidades cognitivas e buscando assim, tornar os indivíduos mais críticos e reflexivos, dando a esses indivíduos maior possibilidade de formação individual de personalidade, uma nova percepção de futuro para esses alunos. . Sendo assim, entendemos que a Didática é a arte e a ciência do ensino, que vai muito além do que apenas ensinar de maneira mecânica, mas sim de maneira dinâmica e ética.

 3. ANÁLISE:

 Na charge temos uma professora dentro de sala de aula com a proposta de ensinar aos seus alunos sobre algumas regiões do nosso país. Percebe-se que os alunos dessas regiões que serão apresentadas em aula se interessam, pois é um assunto que diz respeito às origens dos mesmos. Entretanto, vemos uma professora que não aparenta ter interesse pelas vivências, além disso despreza as experiências desses alunos dentro de sala de aula. Como citado anteriormente, a didática vai muito além do que ensinar de maneira mecanizada aos alunos, trata-se de um ensino dinâmico, onde o aluno também tem papel ativo no aprendizado, visto que o ensinar está além de fazer a transmissão daquilo que se encontra nos livros. Se tratando da charge e entendendo que o aluno é peça fundamental no processo de aprendizagem e ao perceber que o interesse dos alunos que advém dessas regiões do país, a professora poderia ter feito um outro tipo de abordagem e levado a aula para um outro caminho, mais divertido e menos robótico, onde além dos conteúdos do livro, os alunos vindo dessas regiões do país pudessem participar de forma ativa, mostrando aos colegas as inúmeras diversidades que o nosso Brasil possui. Ou seja, mostrando as diferentes, de sotaque, as gírias regionais, bem como os diferentes costumes, culturas, clima e comidas típicas de cada lugar. Ao analisar essa charge, ficam alguns questionamentos, como: qual seria a melhor forma de agir, quais atividades poderiam ser feitas para que os alunos tenham o tema assimilado, que tipo de avaliação poderia ser feita e como exercer de forma ética, dinâmica e didática a docência. Citando então o exemplo da charge, uma aula de Geografia e diversidade cultural no Brasil, para tornar o ensino e a aprendizagem mais interessante, o professor poderia perguntar a esses alunos se eles conhecem pessoas ou já visitaram outros lugares do país, diferente daquele que o aluno nasceu, fazendo assim que os alunos compartilhem suas vivências e experiências, que eles contem suas histórias. Existem várias formas de fazer com que o aluno assimile os conteúdos dados em aula, nesse caso, poderiam ter jogos que mostrassem os diferentes sotaques, comidas, climas, vegetação, cultura, além disso, proporcionar a esses alunos um dia de degustação dos pratos típicos dos lugares. A avaliação poderia ser em outro formato, em forma de conversa, onde cada aluno mostraria ao professor aquilo que ele aprendeu. Visto isso, vemos que um professor, pode exercer com dinamismo a docência, sem deixar que os conteúdos sejam aprendidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com