TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Marketing Apple

Por:   •  6/8/2018  •  Resenha  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇOS

Fichamento de Estudo de Caso

Felipe Caparroz Ferraz de Camargo

Trabalho da disciplina Marketing Estratégico e Inteligência Competitiva,

                                                 Tutor: Prof. Antonio Luis Draque

Fernandópolis

2018

Estudo de Caso de Harvard: A Apple Inc. em 2012

Referência: YOFFIE, David B.; ROSSANO, Penelope. HAVARD BUSINESS SCHOOL, 714-P01. REV. 14 de Agosto de 2012.

Texto do Fichamento:

Apple era uma empresa que estava à beira da falência, quando a lenda Steve Jobs transformou a Apple em uma das maiores e mais lucrativas empresas do mundo. Steve Jobs faleceu no dia 5 de outubro de 2011, e deixou a árdua missão de comandar a empresa ao novo CEO, Tim Cook. Este não teria tarefa fácil, visto que deveria manter ao mínimo o sucesso conquistado por Jobs.

A empresa foi fundada em 1976, por Steve Jobs e Steve Wozniak, na garagem da casa de Jobs, onde construíram o primeiro produto, chamado de Apple I. Com a entrada de um sócio executivo, com a função de atrair capital de risco, Jobs foi encarregado da missão de levar ao mercado um computador fácil de usar. Esse computador foi chamado de Apple II, que foi lançado em abril de 1978 e revolucionou a indústria de PCs. Até o final dos anos de 1980, o Apple II havia vendido mais de 100 mil unidades, tornando a Apple líder da indústria.

Em 1981, a IBM surgiu no mercado de computadores e mudou drasticamente a posição competitiva da Apple. Os PCs da IBM utilizavam o sistema operacional DOS, da Microsoft, e eles tinham um sistema relativamente aberto, onde outros produtores poderiam replicar. Enquanto isso, a Apple utilizava um sistema fechado de arquitetura, sendo responsável por toda sua arquitetura e proibindo outros de replicar.

A Apple respondeu à IBM com o lançamento do Macintosh, em 1984. Ela oferecia o pacote completo a seus clientes: vendia o desktop, incluindo hardware, software e os periféricos. Apesar de suas qualidades, a baixa velocidade do processador e a pequena disponibilidade de softwares compatíveis limitaram as vendas. Entre 1981 e 1984, a receita liquida da Apple caiu 62%, gerando crise na empresa e resultando na demissão de Steve Jobs em 1985, assumindo John Sculley, e posteriormente Spindler e Amelio (1993-1997).

Mesmo com as mudanças de presidentes, a Apple não parava de ter prejuízos, e para tentar resolver esse problema, em agosto de 1997, Steve Jobs voltou a empresa como CEO. Dentre as ações tomadas, pode-se destacar o empenho de Jobs em trazer uma nova cultura a empresa. Diferentemente dos CEOs anteriores, Jobs buscou concentrar seus produtos, além de pregar uma política de “portas fechadas”, onde apenas cartões-chave davam acesso a certas áreas, e tudo que era feito era mantido em sigilo entre as pessoas responsáveis pelo projeto. Qualquer quebra de confiança ou confiabilidade por qualquer pessoa que fosse era gerada a demissão da mesma. Com essa política e visão, em agosto de 1998 foi lançado o iMac, primeiro grande sucesso de Steve Jobs nessa nova era.

Ainda em fase de recuperação, outra postura adotada por Jobs foi fazer com que sua empresa se afastasse da imagem negativa que estava sendo vinculada. Para isso, a Apple apostou em publicidade e, mais adiante, em produtos ecologicamente corretos.

Com isso, o capital da Apple obteve grande evolução, sendo avaliada em 8 bilhões de dólares em 2004, 75 bilhões de dólares em 2009 e 600 bilhões de dólares em 2013, e recentemente, mais especificamente em agosto de 2018, a Apple atingiu a marca histórica de valor de mercado de 1 trilhão de dólares.

Em 2001, quando a Apple comemorava seu vigésimo quinto aniversário, Jobs expôs sua visão para o Mac, algo que ele chamava de “Hub Digital”. Em um mundo onde as pessoas estavam cada vez mais inseridas no estilo de vida digital, ele pensou em tornar o Mac o centro de controle de diversos dispositivos do dia a dia, como câmeras digitais, tocadores de música portáteis e celulares. Para efetuar essa ideia, Jobs mudou o sistema operacional do Mac, utilizando uma nova arquitetura de chip, investiu em uma nova suíte de aplicativos e apostou na Apple Store. O último passo para esse sucesso, foi o lançamento de uma nova estratégia de distribuição, com a abertura da primeira loja da Apple em McLean, Virgínia, em 2001. A ideia era que as pessoas não somente vissem os produtos, mas que também experimentassem os mesmos. Essa estratégia foi um enorme sucesso, principalmente com a captação de novos clientes, responsáveis por 50% das compras, no ano de 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (188.6 Kb)   docx (48.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com