TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Higiene Ocupacional

Por:   •  11/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Modelo de Questionário

Curso:

Higiene Ocupacional

Disciplina:

Disciplina 1 - Fundamentos da Higiene Ocupacional

Unidade:

Módulo 2

Professor(a):

Airton Marinho e Alexandre Silva

Valor total:

20 pontos

Atividade avaliativa

Valor: 20

Aluno: Neirimar Alves Gonçalves

Questão 1)

Após o estudo desta unidade e após a leitura do texto da biblioteca virtual "Mais_informacoes_sobre_os_limites_de_exposicao_ocupacional.pdf", considere a afirmativa: "Os Limites de Tolerância não são uma fronteira entre o insalubre e o salubre".

Responda: “Como devem ser encarados, do ponto de vista técnico, esses padrões?”

Quando nos remetemos a luz da NR-15 ela foi taxativa com relação ao LE, porém salientamos que a principal referência a respeito dos limites de exposição fora tomada como base a ACGIH que usa o termo “acredita-se que a maioria dos trabalhadores”. Cada pessoa por vezes, pode reagir a determinadas exposições de forma diferente, para uns sendo apenas um desconforte, e para outros já uma reação mais forte.

Certo é que deve-se analisar as características de cada indivíduo, claro que não abrindo mão dos GHE´s, que de certa forma pode otimizar a gestão, mas que, nas avaliações semestrais ou anuais, deva-se realizar sempre análise minuciosa afim de verificar as possíveis reações do organismo exposto a concentrações ou intensidades equivalentes ou até menores ao LE.

Questão 2)

Dê um exemplo prático da atuação do higienista ocupacional em cada uma das fases seguintes:

  1. Antecipação de riscos ambientais

Um exemplo prático é o que estou vivenciando hoje na empresa. Foram compradas impressoras 3D para otimizar um setor de produção é também redução de custos, porém, o SMS não foi envolvido nesta questão, e somente após a compra, foi solicitado a nossa avalição. A antecipação é justamente o oposto, já estaríamos cientes dos possíveis riscos ambientais e antecipado os possíveis controles.

  1. Identificação de riscos ambientais

Costumo dizer que em uma antecipação de riscos feita de forma correta, pode-se até fazer a identificação dos riscos, no caso das impressoras 3 D, já teríamos identificado os compostos químicos presentes nos filamentos tais como ABS, e até sugerir a troca por outro sem a presença de tais agentes.  

  1. Avaliação de riscos ambientais

A avaliação é justamente verificar a possível exposição ou não do colaborador, comprovar o controle ou a inexistência dos riscos identificados. No caso das impressoras 3D, serão feitas avaliações para mensurar a possível exposição dos colaboradores.

  1. Implantação de medidas de controle e redução de riscos ambientais

Nas medidas de controle, devemos verificar a forma de eliminar ou mitigar a exposição. Remetendo novamente as impressoras 3D e os filamentos contendo ABS, a sugestão é o enclausuramento da impressora com duto de ar sendo voltado para capela de exaustão. Assim não havendo dispersão de gases no ambiente e eliminando a exposição dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com