TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física Escola Davi

Por:   •  11/12/2019  •  Exam  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento Residência Pedagógica

Grupo do Colégio Estadual David Mendes Pereira

Introdução

Neste trabalho temos a intencionalidade de dar inicio ao planejamento voltado para o Colégio Estadual David Mendes Pereira. O planejamento vislumbra inicialmente 3 frentes de trabalho diferentes. É relevante lembrar que essas frentes de trabalho foram idealizadas após as visitas feitas a escola. As frentes de trabalho estão divididas em: a) Laboratório e experimentos; b) Utilização dos livros didáticos; e c) Cinema educativo. A seguir aprofundaremos cada uma das frentes apresentando ideias que surgiram durante o processo em que fomos apresentados a escola.

Frentes de Trabalho

a) Laboratórios e experimentos

Para esta frente de trabalho foi pensada 2 ações mais imediatas e uma pretenção que espera-se alcançar a posteriori.

A primeira ação pensada por nós é a de catalogar e organizar os itens experimentais de Física que estão no laboratório. Durante a visita observamos que no laboraório existe uma varidade grande de experimentos que atendem a dsiciplina de Física, mas a organização do laboratório dificulta o reconhecimento da riqueza dos itens que existem lá.  

A segunda ação é a de dar manutenção em equipamentos que podem ser aproveitados, mas apresentam defeitos. Alguns equipamentos estão com defeitos reparaveis e perecebems que a reforma de alguns itens está ao nosso alcance. Essa ação também nasce da observação do espaço do laboratório que a escola possui. Um exemplo de item que pode ser reformado por nós é um gerador de Van der Graaf que precisa trocar uma borracha para voltar a funcionar perfeitamente.

A terceira tem um caracter idealizado por nós que é a elaboração de roteiros experimentais atualizados para o melhor aproveitamento dos itens do laboratório. Esse roteiro não teria o caracter tradicional de automatizar a experimentação, mas seria um orientador da prática com a intenção de instigar a curiosidade e o interesse dos estudantes.

b) Utilização dos livros didáticos

Esta frente de trabalho foi elaborada por nós para que possamos conhecer melhor a relação dos professores e alunos com os livros didáticos. Para alcançar esse objetivo faremos duas investigações:

- A primeira é descobrir se os professores e estudantes usam o livro didático e como se dá essa utliziação.

- A segunda é conhecer os livros didáticos de Física que escola possui e se os professores conhecem o GREF.

Esperamos com isso também dar espaço para uma reflexão do uso dos livros didáticos e da sua importância para o ensino de Física.

c) Cinema Educativo

Pensamos esta frente de trabalho devido a observação da disponibilidade física da escola que possui 3 salas multimidia funcionando regularmente.

Esta frente de trabalho deve ser desenvolvida com cuidado na escola para que as normas sejam respeitadas e para que o espaço da escola seja conservado. Em razão dessa preocupação deve-se primeiro conhecer melhor e de maneira mais clara as normas de utilização desses espaços e quais as orientações para utilização adequada dos mesmos.

Depois de conhecermos melhor esses espaços idealizamos a escolha de filmes que: Apresentem a ciência com concepções epistemologicas adequadas para uma discussão interessante sobre a natureza do conhecimento científico; Possuam elementos históricos interessantes com um caracter motivador para os estudantes ou que possam fazê-los enxergar criticamente o desenvolvimento do conhecimento científico; ou tenham elementos diversificados para um diálogo com outras disciplinas fazendo com que o cinema tenha interação com outras disciplinas ofertadas na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com