TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOLOGIA QUESTAO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  3/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.664 Palavras (11 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 11

Questão 1: Quando se trata de rochas Sedimentares estas tem sua gênese em rochas pré existentes. Neste contexto, analisando o desenho abaixo dê o equivalente sedimentar do material argila, areia, cascalho e matéria orgânica.

[pic 1][pic 2]

             Argilitos,Arenitos,Conglomerado,Petróleo,Fóssil

Questão 2: A) Em se tratando de tectônica de placas quais são os limites de placas que existem? B) Dê exemplo do que é formado nestes ambientes.

A) Limites transformantes ou conservativos, Limites divergentes ou construtivos, Limites convergentes ou destrutivos. B)??

Questão 3: A) Cite cinco propriedades físicas que são encontradas nos minerais? B) Quais são os minerais de transição responsáveis pela variedade das cores nos minerais? A) Cor, brilho, dureza, clivagem, hábito cristalino, fratura e densidade. B) Minerais idiocromáticos e alocromáticos.

Questão 4: A) Como os aquíferos podem ser classificados quanto ao material geológico saturado em água? B) Como é que ocorre um aquífero Confinado?

Questão 5: A) Quais são os tipos de ondas que são usadas para investigar a estrutura interna da terra? B) Qual delas é a mais rápida e qual a mais violenta destruindo estruturas de edifícios? A) Ondas internas: P e S, Ondas de Superfície Love e Rayleigh. B) Ondas P são mais rápidas e Ondas Rayleigh é mais destruidora.
Questão 6: A) Quais sãos os tipos de aquíferos que existe? B) O processo de artesianismo ocorre em que tipo de aquífero?

Questão 7: Dê exemplo de cinco rochas sedimentares?  

Calcáreos, arenitos, evaporitos, argilito, varvito, folhelho.

Questão 8: A) Quando se trata de rochas ígneas estas estão atreladas a que tipos de magmas? B) Quais são as ligações químicas dos minerais? A) Magmas basálticos, Magmas andesíticos, Magmas graníticos. B) Iônica; covalente; metálica e de Van der Waals.

Questão 9: Em se tratando de tectônica de Placas quais são as relações de placas no limite convergente? A) Limite oceânico-oceânico, oceânico-continental, continental-continental.

Questão 10: A) Quais são os processos que compõem a diagênese dos sedimentos que formam as rochas sedimentares? B) Dê exemplo de duas rochas ígneas, por exemplo, uma vulcânica e a outra intrusiva/plutônica. A) Litificação. B) B HYPERLINK "http://www.infoescola.com/rochas-e-minerais/basalto/"asalto, granito.

Questão 11: Quais são as evidências que comprovaram a teoria de Wegener sobre a movimentação das massas continentais? A) Criação de sonares após a segunda guerra mundial, evidenciando a teoria da “Deriva Continental”.
Questão 12: Quais são os tipos de datação que se usa para datar os materiais geológicos?
Datação absoluta, datação radiométrica.
Questão 13: As placas tectônicas, componentes da crosta terrestre, movimentam-se sobre uma camada pastosa composta por magma. O princípio que explica essa lógica é o do (a):

a) Equilíbrio geotérmico e o magnetismo da terra
b) Arrasamento superficial por ação de um intemperismo físico e químico modelando as formas de relevo tornando as placas mais leves, com consequente movimento.
c) Ação da gravidade e movimento das células de convecção do manto.
d) Vulcanismo intenso fazendo com estas se separam em movimentos muito rápidos.

Questão 14: A) Cite seis propriedades importantes dos minerais. B) Quanto aos sedimentos (fragmentos) que lhes dão origem como algumas rochas sedimentares podem ser classificadas?
A) Dureza, Cor, Brilho, Densidade, Clivagem, Fratura e Hábito Cristalino. B)??
Questão 15: A) Quais são os tipos de aquíferos que existem? B) Qual a importância das águas de chuva em relação aos depósitos subterrâneos de água?

Questão 16: Em se tratando da tectônica de placas cite as sete grandes placas que existem?

Euroasiática, Norte-Americana, Sul-Americana, Africana, Indo-Australiana, Pacífica, Antártica
Questão 17: A) Na escala de dureza dos minerais qual é a dureza do talco, quartzo e diamante? B) Cite pelo menos cinco propriedades físicas dos minerais?
 A) Talco 1, Quartzo 7 e Diamante 10. B) Dureza, Cor, Brilho, Densidade, Clivagem, Fratura e Hábito Cristalino.
Questão 18:
 Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.

a) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da

Crosta terrestre, isto é, o magma.

b) As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas, sedimentares e delas mesmas quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra.

c) As rochas magmáticas formaram-se a partir da litificação de sedimentos de outras rochas.

d) O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.

e) O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.

Questão 19: A) Quais são os tipos de aquíferos que existem? B) Como os aquíferos podem ser classificados quanto ao material geológico saturado em água?

Questão 20: Qual é a condição para que um mineral seja tratado como um cristal?

Hábito Cristalino, o mineral adquire uma forma geométrica externa que reflete o arranjo atômico interno.
Questão 21: Em relação entre o tamanho dos grãos minerais das rochas ígneas e a velocidade de resfriamento dos magmas tanto em superfície quanto em profundidade rasa como as texturas destas rochas são denominadas?
Vulcânica e intrusiva/plutônica.

Questão 22: O que é uma textura vesicular e amigdaloidal em rochas ígneas?

Vesicular é quando a rocha apresenta vazios na amostra que são originados de bolhas de gases. Amigdaloidal é quando os vazios das rochas são preenchidos parcialmente com minerais secundários.

Questão 23: Quais são os processos relevantes para que se formasse uma rocha metamórfica?

Rochas metamórficas formam-se a partir de outras rochas, que são submetidas a pressões intensas ou elevadas temperaturas.

Questão 24: Em se tratando de rochas metamórficas indicar se cada sentença abaixo é verdadeira (V) ou falsa (F):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (941.5 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com