TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE ESCOPO EAP

Por:   •  10/10/2020  •  Resenha  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Participação Individual

Trabalho de Participação Individual

Disciplina: Gerenciamento de escopo em projetos

Semana de participação: semana 1

Aluno: Solaine dos Santos

Turma: T1

Atividade

O aluno deve entregar a dinâmica em equipe realizada durante a ROL. Caso não tenha comparecido deverá assisitir a gravação e realizar a dinâmica de forma individual, acompanhado de uma resenha crítica sobre os seguintes temas: Escopo do produto e escopo do projeto e Abordagens Preditivas e Adaptativas

  1. Desenvolvimento da atividade

No decorrer dos dois primeiros módulos conseguimos entender a importância do gerenciamento do escopo em projetos. O gerenciamento de escopo em  projetos é  um dos tópicos mais importantes a serem discutidos quando se inicia um projeto, por este fato sem ele não existe projeto. O escopo garante que nada mais do que foi especificado e excluído, seja entregue, evitando retrabalho e trabalho extra.                                                                                                                                                                 O escopo em gerenciamento de projetos é tratado de duas formas: Escopo de produto e escopo de projeto. O escopo de produto é definido pelas características, especificações e funcionalidades que o produto ou serviço final tem, é a expectativa que o cliente tem quando realizamos a entrega final do projeto. Já  o escopo de projeto é o mapeamento de todo o trabalho,esforços, fases e entregas, que serão realizados para que assim seja entregue o produto com as caracteristicas e funcionalidades solicitadas pelo cliente.                                                                        Partindo nesse momento para as abordagens de projeto, sendo elas as preditivas e adaptativas. A abordagem preditiva é definida pelo foco no planejamento e no escopo fechado de um projeto. Essa abordagem tem um único momento de planejamento, execução, testes e entrega, é enxergada de forna linear, não sendo possível aceitar grandes mudanças no meio do projeto, principalmente as que impactam no triangulo de restrições; É a abordagem que consideramos mais estável; essa abordagem é bastante utilizada na construção civil, visto que esses projetos não aceitam grandes mudanças em sua execução. Já a abordagem adaptaviva é o oposto, tem o seu foco na flexibilidade, respeitando os prazos e a qualidade também, porém suas entregas são divididas em ciclos, são quebradas em várias entregas, e assim podendo aprender com cada entrega, durante a execução do projeto, e também pode ser que durante a sua execução o seu rumo mude conforme a necessidade do negócio ou cliente, caracterizando assim o seu escopo aberto. Essa abordagem é muito utilizada na área de TI, visto que os clientes pedem projetos com características e funcionalidades que podem ir mudando conforme a utilização do usuário final.

                                                   

  1. Exemplos

  • Escopo do produto: Ao construir uma casa os exemplos para escopo de produto seriam , a quantidade de cômodos da casa, a definição do desenho de forma interna e externa, os tamanhos de cada cômodo, quantidade de aberturas e interligação dos ambientes por elas feito quando necessário e solicitado, toda a definição técnica e características dos materiais utilizados como a cor das paredes, azulejos, a qualidade deles, sendo também necessário especificar as classes de todos materiais.

  • Escopo de projeto: Já no escopo do projeto os exemplos são, realizar o acerto de toda a documentação necessária para a execução do projeto, realizar a contratação da mão de obra necessária,comprar materiais, fazer a locação de máquinas, fazer a terraplanagem, realizar a marcação da obra, realizar a fundação e assim sucessivamente conforme a execução desse projeto.
  • Aborgagem Preditiva: Um bom exemplo de utilização da abordagem preditiva conforme informado antes, seria a execução de um prédio, esse tipo de projeto é executado de forma definida desde o inicio, planejada em um único momento e também posteriormente executada em um único momento; Após isso  é feito os testes e na sequencia a entrega do projeto para os clientes.
  • Abordagem Adaptativa: Um ótimo exemplo de uma abordagem adaptativa é a execução de um projeto de um aplicativo, esse aplicativo deve ser entregue em 10 meses com todas as funcionalidades prontas por exemplo, porém durante a sua execução e com as suas funcionalidades reduzidas, porém com um MVP ( produto mínimo viável) de entrega podemos lançar ele no mercado em 3 meses, e ir aprendendo com a utilização dos usuários e com os feedback recebidos ir executando e melhorando o que for necessário até a sua finalização.
  1. Print da dinâmica em equipe, caso tenha participado ( Participação da sem.2)

[pic 3]

  1. Bibliografia

PMBOK GUIDE Project Management Institute, Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. 6. ed. Newtown Square: Project Management Institute, Inc., 2017.

CAMARGO, Marta. Gerenciamento de projetos. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier,
2018.

VARGAS, Ricardo V. Gerenciamento de Projetos: Estabelecendo Diferenciais Competitivos 6a edição. Rio de Janeiro: Brasport: 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (312.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com