TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Artigos Científicos: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é mostrar as novas características e o novo perfil da gestão de pessoas. Essa área tem sido a responsável pela excelência das organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena era da informação.

O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais, as organizações dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. Assim, o contexto em que se situa a gestão de pessoas é representado pelas organizações e pelas pessoas.

A gestão de pessoas é também uma área muito sensível e que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

O papel desempenhado pela função de controle e avaliação no processo de administração estratégica e acompanhar o desempenho do sistema, através da comparação entre as situações alcançadas e as previstas, principalmente quanto aos objetivos e desafios, e da avaliação das estratégias e políticas adotadas pela empresa. Neste sentido, a função controle e avaliação é destinada a assegurar que o desempenho real possibilite o alcance dos padrões que foram anteriormente estabelecidos.

Assim Controle é uma função do processo administrativo que, mediante a comparação com padrões previamente estabelecidos, procura medir e avaliar o desempenho e o resultado das ações, com a finalidade de realimentar os tomadores de decisões, de forma que possam corrigir ou reforçar esse desempenho ou interferir em funções do processo administrativo, para assegurar que os resultados satisfaçam às metas, desafios e objetivos estabelecidos.

As pessoas como parceiras da organização

Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso. Os fornecedores contribuem com matérias-primas, insumos básicos, serviços e tecnologias.

Empregados, fornecedores clientes e consumidores contribuem para organização da empresa;

Parceiros da organização Contribuem com: Esperam retornos de:

Acionistas e investidores Capital de risco, investimentos; Lucros e dividendos, valor agregado;

Empregados Trabalho, esforço,

Conhecimentos e competências; Salários, benefícios, retribuições e satisfações;

Fornecedores Matérias-primas, serviços, insumos básicos, tecnologias; Lucros e novos negócios;

Clientes e consumidores Compras, aquisição e uso dos bens e serviços. Qualidade, preço, satisfação, valor agregado.

Através desses resultados a organização pode proporcionar um resultado maior ás contribuições efetuadas pelos parceiros e manter a continuidade do negócio.

1. Relatório – Filme Tempos Modernos

O Filme Tempos Modernos produzido por direção de Charlie Chaplin em 1936, faz-nos perceber um ambiente sócio psicológico referentes ás relações de trabalho que são bastante representadas tanto no início do filme quanto ao final, sempre mostrando pessoas em busca de emprego e quando empregadas, submetidas a longas horas de trabalho e pouco tempo de descanso.

O filme nos apresenta a história de uma indústria onde trabalhadores davam o máximo de si para operarem as maquinas, embora houvesse muitas e também uma certa tecnologia, isso não evitava que os funcionários trabalhassem menos. Carlitos (Charles Chaplin) manuseia a máquina e come ao mesmo tempo, deixando claro o excesso de trabalho ao qual era submetido e após o termino de sua jornada, se comportava como se ainda estivesse a exercendo.

Com toda essa visão de indústrias, trabalhos com mão-de-obra barata e outros, já temos uma noção de quais temas serão abordados no filme, que ao analisar vemos que trata da industrialização desenfreada, a ganância da iniciativa privada capitalista, a busca do homem por uma vida mais digna.

A industrialização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com