TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.229 Palavras (17 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

Graduação em Engenharia Ambiental

Luciana Muneretto Valença Tura

Renata Donadel Masochi

Natália Canalli

Stephani Mariá De Arruda

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Professor Supervisor: Raquel Finkler

Caxias do Sul

2014

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Relatório da Atividade Prática Supervisionada, como parte das exigências do Curso de

Engenharia Ambiental.

Caxias do Sul

2014


SUMÁRIO

1

 INTRODUÇÃO        4

2 METODOLOGIA        5

3 RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS         6

     3.1 PROBLEMAS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS         6

     3.2 CONCEITO         9

     3.3 GERAÇÕES PER CAPITA         11

     3.4 RECICLAGEM         12

     3.5 ATERROS SANITÁRIO         16

    3.5.1 ATERRO SANITÁRIO RINCÃO DAS FLORES- CAXIAS DO SUL...         16

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

5 REFERÊNCIAS..........................................................................................................................19                                                                                                                

6 AUTOAVALIAÇÃO        20


1- INTRODUÇÃO

                A partir de 1980, a geração de embalagens e produtos descartáveis aumentou, assim como a de resíduos orgânicos, principalmente nos países desenvolvidos. Os problemas se concentraram nas zonas urbanas, onde os mesmos aumentam e poluem devido ao crescimento populacional e o consumo desenfreado sem necessidade real de compra.

                Uma grande parte da população descarta os resíduos em lugares indevidos, gerando efeitos diversos ao equilíbrio ecológico e por este motivo demonstramos o interesse do presente trabalho. Ainda, destaca-se a importância de informar à população que todos os tipos de resíduos, sejam eles domiciliares, de serviços de saúde ou industriais, possuem o seu destino correto e que a reciclagem é a opção adequada.

                Muitos governos e até mesmo grupos ambientais estão cobrando cada vez mais as empresas de hoje em dia a proporcionarem campanhas de conscientização sobre resíduos, possibilidades de negócios e ressaltar os problemas. Um dos benefícios em relação à reciclagem é a quantidade de empregos que tem gerado nas cidades; aonde muitos desempregados vão à busca de trabalho neste setor e assim conseguindo uma boa fonte de renda para a família.

2- METODOLOGIA

                Para que seja feita a pesquisa bibliográfica, é necessário reunir informações contidas em livros e artigos científicos, e assim, organizar e estruturar as informações que irão conter no trabalho.

                O presente trabalho foi elaborado a partir de consulta a referências bibliográficas de materiais disponíveis na internet, livros e periódicos na área de gestão ambiental. As informações contidas no trabalho são atuais, onde nos indica os acontecimentos e relações que podemos relacionar com resíduos sólidos.

3 RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

3.1 Problemas dos Resíduos Sólidos

        Há muito tempo, os resíduos não eram vistos como um problema, pois eram gerados em menor quantidade e sua maior parte era constituída por materiais biodegradáveis, facilmente transformados pela natureza, e em pouco tempo. No entanto, a população vem crescendo bastante, migrando da área rural para as cidades, seus hábitos vêm mudando, aumentando o consumo de produtos industrializados, e com isso passou a existir nos resíduos as embalagens longa vida, sacos plásticos, isopor, latas, dentre outros materiais, os quais demoram a ser degradados. Esse aumento na quantidade de resíduos sólidos vem causando graves transtornos para as cidades, pois grande parte delas não consegue dar uma destinação final adequada aos mesmos, devido a diversos fatores, tais como: o custo elevado para a coleta dos resíduos, a falta de locais apropriados para a construção de aterros sanitários, bem como o alto valor necessário para a manutenção desses aterros.

        O problema da destinação dos resíduos sólidos urbanos tem se transformado em um dos maiores desafios da gestão pública no país, tendo em vista graves impactos ambientais gerados pelos “lixões” (aterros sanitários irregulares e sem controle sanitário) ou mesmo pelo esgotamento da capacidade dos aterros sanitários regulares.

        Além dos problemas ambientais e os altos custos para operação dos processos, há uma grande rejeição da maioria da sociedade à deposição de qualquer resíduo próximo à sua residência, tanto pelos odores desagradáveis como pela desvalorização econômica que produzem ao seu patrimônio.

        Pode-se dizer que 70% dos brasileiros não reciclam e não cuidam de seus resíduos gerados no dia a dia de forma correta, onde por sua vez afeta muito o modo de vida do nosso país. Apenas 30% das pessoas têm certo cuidado com o que geramos no dia, onde isso quer dizer que seria um valor muito baixo em relação a outros países, sendo que o Brasil tem muito a desenvolver ainda.

A figura a seguir apresenta a porcentagem de municípios que fazem a destinação final dos resíduos de forma adequada ou não, segundo Relatório do Banco Mundial para a América Latina:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (284.2 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com