TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE SEGURANÇA EM ATIVIDADES DE MINERAÇÃO: COMPORTAMENTO SEGURO

Por:   •  31/5/2018  •  Artigo  •  5.893 Palavras (24 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 24

GESTÃO DE SEGURANÇA EM ATIVIDADES DE MINERAÇÃO: COMPORTAMENTO SEGURO

Diego Lopes Miranda; Eltonjohn Rodrigues Silva; Fillippe Alerson Frade Costa;
Solano Gava; Teresa Cristina de Oliveira Ramos

RESUMO

O estudo tem por objetivo abordar a importância do comportamento seguro em atividades de mineração. O estudo é uma revisão de literatura que objetiva trazer esclarecimentos acerca da importância do comportamento seguro em atividades minerárias. De acordo com a literatura, na gestão de segurança envolvendo o comportamento seguro em mineradoras, deve contemplar a atenção do trabalhador em conhecer todos os perigos que envolvem suas atividades e os respectivos riscos associados. Também deve estar ciente das medidas de controle para cada um deles, conforme orientação dos procedimentos operacionais específicos de cada tarefa em que foi treinado. Outro quesito importante está no direito e o dever do minerador em recusar a realizar qualquer tarefa caso: não tenha sido treinado, não esteja habilitado e autorizado, não se sinta apto, não tenha a(s) ferramenta(s) adequada(s), não esteja de posse dos EPI necessários. O minerador deve e tem que relatar qualquer ato ou condição insegura que observar. Conclui-se que, no comportamento seguro em mineradoras, não deve haver foco apenas em um tipo de ferramenta, mas sim, em todas as maneiras de se abordar as pessoas, seu comportamento, na forma das mesmas aprenderem e tornarem a segurança um valor primordial para elas; mas, para que isso ocorra de modo positivo, a empresa deve trabalhar em prol da melhoria em segurança do trabalho. Para isso, é importante que todos os envolvidos no processo estejam conscientes e cientes da política da empresa, e também a importância de seus atos. A ferramenta de comportamento seguro é uma aliada importante para as empresas que buscam mudar sua metodologia de trabalho com o objetivo de alcançar melhores resultados.

PALAVRAS-CHAVE: Atividade de Mineração; Comportamento Seguro; Gestão de Segurança; Prevenção.

ABSTRACT

The study aims to address the importance of safe behavior in mining activities. This study is a literature review that aims to shed light on the importance of safe behavior in mining activities. According to the literature, safe behavior involving safety management in mining companies, must include the employee's attention in knowing all the dangers surrounding their activities and their associated risks. They should also be aware of the control measures for each of them, as directed by the specific operational procedures for each task that has been trained. Another important requirement is in the right and duty of the miner to refuse to perform any task when: has not been trained, is not qualified and authorized, do not feel fit, does not have the appropriate(s) tool(s), not in possession of the necessary PPE. The miner should and must report any act or unsafe condition that note. We conclude that, in safe behavior in mining, there should be focus not in only one type of tool, but in all ways to approach people, their behavior, in the form of them learn and make security a key value for them; but for this to happen in a positive way, the company must work towards improvement in safety. Therefore, it is important that everyone involved in the process are conscious and aware of company policy, and also the importance of their actions. The safe behavior tool is an ally important for companies that seek to change its working methods in order to achieve better results.

KEYWORDS: Mining activity; Safe behavior; Security Management; Prevention.

1 INTRODUÇÃO

As atividades exercidas na mineração se caracterizam pelo seu importante desempenho na transformação na produção dos recursos minerais, na geração de emprego, na criação de novos potenciais no setor de fabricação e serviços, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e industrial do país (MURTA, 2006).

No entanto, o setor de mineração apresenta características específicas no que diz respeito à presença de riscos relacionados à saúde e a segurança do trabalhador, principalmente riscos físicos, como ruído, poeira e vibrações, e irritações oriundas do calor e de problemas com a ergonomia; e, ao longo da história, a mineração sempre foi apontada como uma das atividades mais perigosas (SANTOS, 2012; MURTA, 2006).

Logo, é fundamental a investigação e identificação dos riscos, o planejamento de medidas que evitem acidentes, implementação de ações preventivas, controle, monitoramento e análise crítica em prol de melhorias no setor (VASCONCELOS; VASCONCELOS; MORAES NETO, 2013).

Diante desse quadro, a preocupação com a segurança e a saúde do homem que exerce suas atividades laborais no setor de mineração tem aumentado, com isso, tem havido maior conscientização de empregadores e empregados, os quais tem procurado respeitar às novas legislações, implementando modificações no contexto comportamental, uma vez que, nos últimos anos, o número de acidentes e doenças ocupacionais têm aumentado (IRAMINA et al., 2009).

A relevância em se tomar medidas para a prevenção de acidentes se tornou indispensável num sistema de gestão de segurança de qualquer empresa. Com isto, variados processos e programas vêm sendo implementados pelas mineradoras nos últimos anos com o objetivo de prevenir acidentes. Segundo Kronemberger (2010), pesquisas revelam que mais de 96% dos acidentes acometidos, a causa principal é o comportamento de risco; para mudar o comportamento de risco é importante identificar as causas e corrigi-las de modo seguro.

A partir desse contexto, o presente estudo tem por objetivo abordar a importância do comportamento seguro em atividades de mineração, no intuito de apontar como essa ferramenta pode influenciar no comportamento de trabalhadores que exercem suas atividades em mineradoras.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Atividades de Mineração no cenário brasileiro

Os minerais são encontrados na natureza em estado livre ou compostos, geralmente são encontrados em jazidas, como massa de substâncias minerais ou fósseis existentes na superfície ou no interior da terra (MURTA, 2006; MACHADO, 1998). A mina é a jazida mineral em fase de lavra, que tem extensão conhecida pelo governo e exploração controlada pelo código de minas, supervisionada pela divisão de fomento da produção mineral, do Ministério de Minas e Energia (MURTA, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (400.2 Kb)   docx (158.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com