TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Artigo: GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  3.847 Palavras (16 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 16

pic]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

GESTÃO DO CONHECIMENTO

JACAREÍ / SP

2011

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho Desafio de Aprendizagem entregue ao professor tutor à distância Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito favorecer a aprendizagem.

Tutor presencial: Profª. Luciana Ribeiro.

Professor. Walker Nascimento

Jacareí

2011

SUMÁRIO

Introdução 5

1 - Conceitos de conhecimento 6

1.1 - Espiral do Conhecimento 7

2 - A criação de conhecimento organizacional 8

3 - A Importância da Gestão de Conhecimento nas Empresas 10

4 - CONHECIMENTO: Como podem ser utilizados nas organizações. 13

5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

RESUMO

A Gestão do conhecimento tem como ponto central o ser humano. Esse conhecimento está naturalmente na experiência humana, o que significa, que é preciso prestar atenção às pessoas.

Sua principal função é aumentar a possibilidade de dividir o que cada uma das partes sabe e o que a pessoa tem de melhor a oferecer, agilizando processos e criando novas metodologias de trabalho.

A utilização da gestão do conhecimento nas empresas pode desencadear melhores decisões e ações em marketing, vendas, produção, logística, recursos humanos, entre outras áreas, que ajudarão a atingir plenamente os objetivos estratégicos da organização, sendo uma área nova na confluência entre tecnologia da informação e administração. Assim, as empresas têm como propulsor para o futuro o seu “capital intelectual”, diferenciando-se, no mercado, pelo que sabem, e tendo o conhecimento como sua maior vantagem competitiva.

Introdução

Gestão do conhecimento é um processo que combina o domínio de conhecimento humano (tácito e explícito) e os objetos do domínio da informação e dos dados com o objetivo de criar valor (mercado ou cultural).

Tratada como um modelo de gestão dedicado a alavancar, multiplicar e gerar riquezas a partir do capital intelectual e do conhecimento da organização, a Gestão do Conhecimento é um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional. E não poderia ser diferente, pois que atualmente as verdadeiras promessas de geração de riquezas estão no conhecimento.

A Gestão do Conhecimento exige principalmente atenção e cuidados especiais para com as pessoas, uma vez que elas detêm e produzem o conhecimento genuíno. Além disso, nunca se deve perder de vista o desenvolvimento de estratégias baseadas no conhecimento.

Não é exagero afirmar que mais eficazes serão e mais êxito terão os colaboradores e as empresas que se destacarem na tarefa de gerir o saber. Mais do que produzir os melhores bens de consumo, as empresas devem estender o saber e a aplicação eficaz do conhecimento também àqueles que comercializam, presta serviços de manutenção, fazem o atendimento e estabelecem relacionamentos duradouros com os consumidores, capacitando todos ao êxito.

Se o conhecimento se revela como o combustível essencial para todas as organizações em nossos dias, não é mais possível empregar pessoas que não saibam zelar do saber tão precioso, não dando também para deixar de preparar os colaboradores em ação para que aprendam a cuidar do conhecimento organizacional.

“Gestão do Conhecimento é uma viagem e não um ponto de chegada. É uma conquista e não uma aquisição. É mais ser do que ter. As empresas demandarão cada vez mais profissionais que saibam disso.”

Por Saulo Figueiredo

1 - Conceitos de conhecimento

Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é de ampla compreensão que conhecimento é aquilo que se sabe de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, para falar deste tema é indispensável abordar dado e informação.

Se constrói conhecimentos nas interações com outras pessoas, com o meio físico e natural. Podemos conceituar conhecimento da seguinte maneira: conhecimento é aquilo que se admite a partir da captação sensitiva sendo assim acumulável a mente humana. Ou seja, é aquilo que o homem absorve de alguma maneira, através de informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou não. O conhecimento distingue-se da mera informação porque está associado a uma intencionalidade. Tanto o conhecimento como a informação consistem de declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado informação com um propósito ou uma utilidade.

O conhecimento não pode ser inserido num computador por meio de uma representação, pois neste caso seria reduzido a uma informação. Assim, neste sentido, é absolutamente equivocado falar-se de uma "base de conhecimento" num computador. No máximo, podemos ter uma "base de informação", mas se é possível processá-la no computador e transformar o seu conteúdo, e não apenas a forma, o que nós temos de facto é uma tradicional base de dados.

Diversos autores classificaram o conhecimento humano em dois tipos: conhecimento tácito e conhecimento explícito.

Conhecimento explícito é o que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações, manuais etc., facilmente transmitido, sistematizado e comunicado. Ele pode ser transmitido formal e facilmente entre os indivíduos. Esse foi o modo dominante de conhecimento na tradição filosófica ocidental.

O conhecimento tácito é difícil de ser articulado na linguagem formal, é um tipo de conhecimento mais importante. É o conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com