TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estratégias e Definições dos Projetos em Engenharia Civil

Por:   •  7/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 11

Conceitos Básicos

Unidade 1 - Estratégias e definições dos projetos em Engenharia Civil

PROJETOS

Os projetos ocorrem em praticamente todas as organizações e em todas as áreas de conhecimento, gerando produtos e/ou serviços para clientes internos e externos.

O que é um projeto?

Um projeto pode ser definido como um empreendimento único e temporário por natureza, com datas inicial e final definida, que é concluído quando seus objetivos e metas satisfazem as partes interessadas de um projeto.

Atenção!

Em algumas situações um projeto termina quando se chega à conclusão de que é impossível cumprir os seus objetivos e metas ou quando os resultados não são mais necessários, determinando o seu cancelamento.

Um projeto não pode ser confundido com uma atividade rotineira e repetitiva.

Alguns exemplos de projetos:

  • Construção de um edifício,
  • Reforma de uma ponte,
  • Realização de uma viagem,
  • Pesquisa de um novo produto,
  • Desenvolvimento de um software,
  • Lançamento de um novo produto ou serviços,
  • Planejamento e implementação de uma mudança organizacional,
  • Publicação de um livro,
  • Organização de um evento.

Projetos são sinônimos de operações?

As operações são contínuas e repetitivas!

Elas envolvem o trabalho contínuo em uma data final, frequentemente repetindo os mesmos processos e produzindo os mesmos resultados.

Sendo assim, projetos e operações não são sinônimos!

Quais são os objetivos dos projetos e das operações?

As operações objetivam manter a organização funcionando e os projetos objetivam atingir suas metas e ser concluído.

Não se esqueça de que:

  • um projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado único, tendo como atributos principais a temporariedade e a unicidade;
  • os projetos existem para viabilizar um produto, serviço ou resultado que até então não existia;
  • projetos não são sinônimos de operações;
  • o sucesso em um projeto significa o atendimento dos objetivos e metas preestabelecidos pelas partes interessadas de um projeto. Porém, a medição de sucesso em projetos não é considerada trivial, depende de quem o analisa e do momento da análise.

Características de um projeto

[pic 1]

Ciclo de Vida de um Projeto

O ciclo de vida de um projeto define as fases ou estágios que conectam o seu início ao seu fim.

Assim como o projeto tem o seu ciclo de vida, o produto deste projeto também o tem, mas eles são independentes.

O ciclo de vida do produto vai desde a sua concepção até a sua retirada de circulação ou declínio, quando ele deixa de ser comercializado, começa a se tornar ultrapassado ou novas tecnologias vão surgindo, entrando em desuso. Para o seu desenvolvimento, um produto pode necessitar de vários projetos ou mesmo de um programa, assim como para as suas atualizações.

Atenção!

A elaboração progressiva é usada mais frequentemente na criação do escopo do projeto ou produto, no desenvolvimento de requisitos, na determinação dos recursos humanos, do cronograma e na definição dos riscos e dos planos para reduzi-los.

Você tem certeza de que tem um projeto ? Por onde começar? Como gerenciá-lo?

O que é Gerenciamento de Projetos? Como organizar os trabalhos em Gerenciamento de Projetos?

O gerenciamento de projetos é a coordenação eficaz e eficiente de recursos de diferentes tipos e de esforços necessários para obter o produto final desejado, com base em parâmetros preestabelecidos de prazo, custo, qualidade e risco. Ele abrange uma série de atividades, incluindo planejar, operacionalizar o plano do projeto eacompanhar o seu progresso e desempenho.

De acordo com o Guia PMBOK® (PMI, 2017), gerenciamento de projetos é a aplicação de ferramentas, técnicas, habilidades e conhecimentos às atividades do projeto para promover resultados bem-sucedidos e atender aos seus requisitos.

O Setor da Construção Civil, depende diretamente do gerenciamento de informações e dos fluxos de recursos tangíveis (materiais, equipamentos e pessoas), características diferentes de outros setores da indústria, onde a produção é determinada pela capacidade de seus maquinários.

A seguir você aprenderá alguns conceitos relacionados ao gerenciamento de projetos e como o trabalho de gerenciamento de projetos pode ser organizado.

O que é Gerenciamento de Projetos?

O gerenciamento de projeto também pode ser considerado uma disciplina que reúne um conjunto de ferramentas e técnicas para descrever, organizar e monitorar a execução das atividades de um projeto. Os gerentes de projeto são os profissionais responsáveis pelas realização destas atividades.

Os gerentes de projetos possuem uma série de habilidades e devem dominar as aptidões relacionadas ao campo em que trabalham, como também as aptidões de gerenciamento. A comunicação é a competência mais importante para o gerente durante o desenvolvimento de um projeto.

Os gerentes de projetos ideais devem possuir habilidades gerenciais, tais como liderança, comunicação, capacidade de influenciar pessoas e resolver problemas e outras; conhecimento gerencial, tais como técnicas de gerenciamento de projetos; conhecimento técnico dos produtos a serem produzidos e da organização onde ele será executado.

Atenção!

Os gerentes de projetos não necessitam ser especialistas nas áreas temáticas do projeto. Porém, em projetos de pequeno porte, esta experiência poderá ser um diferencial!

Como organizar os trabalhos em Gerenciamento de Projetos?

Os projetos podem ser organizados em programas ou portfólios e gerenciados de forma centralizada por um Escritório de Gerenciamento de Projetos (Project Management Office - PMO).

De acordo com o Guia PMBOK®, os níveis de autoridade dos gerentes de projeto, a disponibilidade de recursos, o controle sobre o orçamento do projeto, a função do gerente de projetos e a composição da equipe do projeto são influenciados pela estrutura da organização, pelo nível de interação que o gerente de projeto tem com os gerentes de nível estratégico, a média gerência e os gerentes operacionais; e pelos níveis de maturidade de gerenciamento de projetos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com