TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FASES DO PROJETO NA ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  29/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]


  1. FOLHA DE ROSTO

FASES DO PROJETO NA ENGENHARIA CIVIL

.

UBERLANDIA-MG

2021

  1. FOLHA DE APROVAÇÃO

FASES DO PROJETO NA ENGENHARIA CIVIL

 

________________________________________

Prof.

  1. RESUMO (PORTUGUES)

O planejamento de construção eficaz abrange vários estágios de um projeto de construção. É importante usar teorias e prepará-las com muito cuidado para que possam ser aplicadas na realidade da construção. Para um bom planejamento, todas as informações possíveis devem ser coletadas antes de realizar o trabalho. Desta forma, é possível levar em consideração eventuais imprevistos e tornar o documento utilizável na prática. Um erro comum é fazer planos presumindo apenas situações “perfeitas” e ideais. Veremos neste texto as etapas de um projeto de construção para organizar um planejamento de obras eficiente.


  1. ABSTRACT (INGLES)

Effective construction planning covers several stages of a construction project. It is important to use theories and prepare them very carefully so that they can be applied in the reality of construction. For good planning, all possible information should be collected before the work is carried out. In this way it is possible to take into account any unforeseen events and make the document usable in practice. A common mistake is to make plans assuming only "perfect" and ideal situations. In this text we will look at the stages of a construction project in order to organize an efficient construction plan.

Sumário

1        FOLHA DE ROSTO        1

2        FOLHA DE APROVAÇÃO        2

3        RESUMO (PORTUGUES)        3

4        ABSTRACT (INGLES)        4

5        INTRODUÇÃO        6

5.1        OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA        6

6        DESENVOLVIMENTO        6

6.1        PROGRAMA DE NECESSIDADES        6

6.2        LEVANTAMENTO DE DADOS        6

6.2        ESTUDO PRELIMINAR        6

6.3        ANTEPROJETO        7

6.4        PROJETO LEGAL        7

6.5         PROJETO EXECUTIVO        7

7        CONCLUSÃO        7

8        REFERENCIAS:        8


  1.  INTRODUÇÃO

5.1 OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA

Por trás de todos os projetos de engenharia civil, existe um verdadeiro arsenal de profissionais e processos. Da necessidade de estabelecer o planejamento completo até a gestão final das obras, o trabalho dos engenheiros demonstra a capacidade técnica de uma empresa para se destacar no mercado de construção civil. Para a execução da obra, cada etapa da Construção Civil requer a utilização de diferentes recursos como mão de obra, materiais e equipamentos que, quando bem aplicados, trarão qualidade ao processo e, acima de tudo, custo, agregação de valor às unidades. Diante dos desafios apresentados, é importante que o desenvolvedor concentre seus esforços no planejamento detalhado da obra, com descrição das ações de cada etapa da obra. Além disso, promover passo a passo a participação da equipe também deve ser uma prioridade dos gestores. Na Construção Civil, as etapas se dividem em: Programa de Necessidades, Visita ao Local / Levantamento de Dados, Estudo Preliminar, Anteprojeto ou Projeto Pré Executivo, Projeto Legal e Projeto Executivo e Detalhamentos Finais.

  1. DESENVOLVIMENTO

As fases de projeto podem serem definidas de várias formas e com subdivisões diferentes, mas de forma geral sempre seguem um mesmo fluxograma, acrescendo ou diminuindo algumas especificações. Neste texto vamos abranger a forma comum utilizada pela maioria dos profissionais.

  1. PROGRAMA DE NECESSIDADES

Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado “Reunião de Briefing” que define as expectativas e necessidades dos clientes. Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto. E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado.

6.2 LEVANTAMENTO DE DADOS

Para esta fase serão analisados o local da construção incluindo a topografia, níveis do solo, interferências naturais, vegetação, luminosidade, ação dos ventos, limites, construções vizinhas, necessidade de drenagem, altura do lençol freático dentre outros. Com esse levantamento pode atender problemas construtivos e resolvê-los, aliando segurança a construção. Além de dados físicos também são coletados dados técnicos de construção, como as leis de parcelamento do solo e legislação local. Esses dados são de grande importância para o desenvolvimento e aprovação do projeto junto a prefeitura local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com