TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao por competencia

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.914 Palavras (12 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – GESTÃO DA QUALIDADE

ALEXANDRE MONTEIRO - 241462014

FELIPE MIRANDA LEME – 257462013

JEFFERSON SANTOS MAGALHÃES – 222702014

VLADMAR FERNANDEZ DE JESUS – 203512014

ANDERSON MESSIAS - 236962014

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Tipos e formas de mudança organizacional

..............................................................................................................................

Guarulhos 2014

ALEXANDRE MONTEIRO - 241462014

FELIPE MIRANDA LEME – 257462013

JEFFERSON SANTOS MAGALHÃES – 222702014

VLADMAR FERNANDEZ DE JESUS – 203512014

ANDERSON MESSIAS - 236962014

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

tipos e formas de mudança organizacional

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção  da Faculdade ENIAC para a disciplina de Gestão por Competências .

Prof. Esp. Silvia Regina Guberovic

Guarulhos 2014

[pic 2]

Respostas

1- Tendo em base a leitura do texto , podemos chegar a conceituar as seguintes forças ;

- COMPETITIVIDADE:  A força competitiva tem como finalidade em trabalhar com inovações , não só dependendo simplesmente de eficiência e qualidade. Devido a grande concorrência de mercado onde na qual busca copiar os sistemas e os processos .

- ECONÔMICAS , POLITICAS E GLOBAIS: Tendo como conceito , o poder de negociação entre países tornando uma das principais forças para novos negócios de diferentes culturas . A China é um grande exemplo de mudança , antes era um país fechado para o mundo . Ao mudar os metódos de negociação se tornou uma das grandes potências mundiais .

- DEMOGRÁFICA E SOCIAIS: Está força tem como finalidade o bem estar do funcionário , assim proporcionando um melhor ambiênte dentro das empresas , deixando os funcionários motivados e proporcionando treinamentos .

- ÉTICA: Tem como objetivo proteger a companhia e seus funcionários de má condutas no ambiênte de trabalho .

- RESISTÊNCIA A MUDANÇA: Por conta da inércia organizacional , ou seja a tendência de uma organização em resistir as mudanças (tecnologicas , culturais , mercado) e manter seu estado atual .

Exemplo: A empresa Kodack , era uma empresa muito conceituada em seu seguimento no mercado , mais ao longo dos anos não se adaptou as mudanças do mercado e veio a falência .

2- A mudança evolucionária é gradual , progressiva e especificamente focalizada . Envolve não uma drástica ou repentina alteração na natureza básica da estratégia de uma organização , mas uma constante tentativa de melhorar , adaptar e ajustar estratégias e estrutura progressivamente para acomodar as mudanças que ocorrem no ambiente

A mudança revolucionária é rápida , drástica e amplamente focalizada . Esse tipo de mudança envolve uma ousada tentativa de encontrar rapidamente novas maneiras de ser eficiênte. A mudança revolucionária provavelmente resultará em uma transformação radical no método de fazer as coisas , em novos objetos e em uma nova estrutura . Ela tem repercussões em todos os níveis da organização - corporativo , divisional , funcional , grupal e individual. Reengenharia , reestruturação e inovação são três instrumentos importantes da mudança revolucionária .

A mudança envolucionária é uma constante tentativa de melhorar , adaptar se de forma progressiva as mudanças que ocorrem no mercado . Já a mudança revolucionária é uma tentativa ousada , que tem como objetivo encontrar rapidamente novas maneiras de ser eficiênte .

3- O processo de negócio e a maneira de como será aplicada a reengenharia em uma organização , usando este processo conseguimos aplicar melhorias de ganhos sem que os valores  sejam imputados em seus produtos , visando sempre o cliente final . Este tipo de processo torna se comum na empresas . A reestruturação é necessária para a reengenharia , porque a competitividade sé tem aumentado no mercado , uma empresa estática perde mercado no mundo competitivo em que vivemos . A mudança de uma estrutura funcional para alguma forma de estrutura divisional e de uma estrutura divisional para outra , representam um dos tipos mais comuns de espaço de reestruturação .

4- A pesquisa ação nesse contexto , é uma estratégia para gerar e adquirir conhecimento que os gestores podem empregar para definir o estado futuro desejado de uma organização e para planejar um programa de mudança que lhes permita alcançar esse estado.

As principais etapas da pesquisa ação são ;

1° Etapa:Identificar possíveis impedimentos a mudança que encontrarão quando começarem a fazer mudanças , em nivel de organização , de grupo individual .

2° Etapa: Decidir o responsável por efetivamente realizar as mudanças e controlar o processo de mudanças .

3° Etapa: Decidir a estratégia de mudança especifíca que será mais eficaz para descongelar , mudar e voltar a congelar .

4° Etapa: Avaliar as medidas que foram tomadas e avaliar até que ponto as mudanças alcançaram os objetivos desejados . De posse desta avaliação , a gerência decide se mais mudanças são necessárias para alcançar o estado futuro desejado da organização , ou se são necessários mais esforços para congelar novamente a organização em seu novo estado .

5- É uma série de técnicas e métodos que os gestores podem utilizar em seu programa de pesquisa-ação , para aumentar a adaptabilidade de sua organização . O objetivo do DO é melhorar a eficiência organizacional e ajudar as pessoas nas organizações a atingirem seu potêncial e realizar suas metas e objetivos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com