TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Câmpus Experimental de Sorocaba

Disciplina: Gestão Ambiental e Sustentabilidade

  Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Trabalho de Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Tema do Trabalho: Boas Práticas Ambientais no Seu Ambiente de Trabalho que Não Impactem Negativamente na Produtividade.

Prof. Dr.: Sandro Donnini Mancini

Aluno: Mateus Fernando da Silva

Abril – 2014

Sumário

 1.   Introdução...................................................................2

2.    Desenvolvimento........................................................3

2.1  Boa Prática Ambiental Desenvolvida............................4

3.    Conclusão...................................................................4

4.    Referências:................................................................4

1. Introdução

Em virtude de um cenário cada vez mais escasso dos recursos naturais e de uma demanda cada vez maior por estes recursos, um modelo de gestão ambiental eficiente nas indústrias que visa diminuir o consumo sem perder sua produtividade é o principal desafio das indústrias em geral e também certamente no caso deste trabalho que mostrará um exemplo de redução do consumo de água de uma indústria de bebidas sem afetar sua produtividade.

A água principal insumo de uma indústria de bebidas cerca de mais de 90%. Este recurso hídrico com qualidade vem se esgotando em várias cidades em decorrência de seu uso indiscriminado e não sustentável, com isso as indústrias de bebidas tiveram que adotar um modelo de Gestão Ambiental que visa empregar procedimentos sustentáveis para seu consumo.

O gasto com água é o principal fator para implantação ou não de uma indústria de bebidas em uma região, já que este recurso preponderante é utilizado em todas as etapas do processo de uma indústria de bebidas do processamento em si até a lavagem de embalagens para envase. Cerca de 1 à 4% do faturamento de uma indústria de bebidas é custo com água, adotando boas práticas ambientais poderá diminuir o consumo de água entre 20 à 50%.

O reuso da água talvez seja a principal solução para que as indústrias de bebidas diminua seu consumo. O reuso pode ser feito em várias etapas do processo de produção, etapas como estas:

- Pasteurizadores: trabalhando com circuito fechado de água.

- Lavadoras de garrafas: utilizando a água do último enxágüe na pré-lavagem das garrafas, esta redução pode chegar a 30% no consumo.

- Limpeza de equipamentos: utilizando água de enxágüe de um equipamento para pré-lavagem de outro equipamento.

- Envase: nesta fase com a reutilização da água no próprio equipamento que retira vácuo da garrafa for bem efetuada pode-se economizar até 50% do consumo.

2. Desenvolvimento

Antes de descrever a boa prática que foi utilizada neste trabalho, temos que entender o processo onde esta foi empregada, processo este que é o tratamento de água, este processo tem por finalidade captar água bruta e transformar em água de qualidade que atenda todos os parâmetros de potabilidade que o Ministério da Saúde exige.

O Tratamento de Água de uma Indústria de Bebidas é extremamente  rigoroso devido sua finalidade que é consumo, o tratamento a seguir é destinado para o processo da cervejaria, tratamento este onde foi realizada a melhoria, já que para refrigerantes e outros produtos é necessário mais etapas específicas. Abaixo o processo de Tratamento de Água:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (220.3 Kb)   docx (67.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com