TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Conhecimento

Ensaios: Gestão Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  6.481 Palavras (26 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 26

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Disciplina: Gestão de Desempenho

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutora a distância: Profa. Mônica Moraes

ADELIA LOPES PEREIRA – RA: 5569101469

FRANCISCA TÂNIA DA SILVA RIBEIRO REIS– RA: 4301779501

LUCIANO MARTINS PEDROSO - RA: 5727169770

SÍLVIA MARIA MACHADO DA COSTA – RA: 4997012680

BRASILIA / DF

2013

INTRODUÇÃO

A medida de desempenho é um tema que vem sendo estudado e discutido no meio acadêmico. Merece destaque por ser um elemento essencial para o gerenciamento do desempenho da empresa, pois fornece informações que ajudam no planejamento e controle dos processos gerenciais, possibilitando, ainda, o monitoramento e controle dos objetivos e metas estratégicas. Esta atividade é realizada por indivíduos que possuem capacitação, habilidades e características individuais, que, em conjunto, formam um perfil empreendedor.

A Gestão de Desempenho tem um papel importantíssimo dentro das organizações, pois para o funcionário traz a oportunidade de receber o feedback sobre seu desempenho, possibilitando a melhoria do seu trabalho, e para as empresas cria a possibilidade de desenvolver o potencial de cada funcionário, e com isso, gerando melhores resultados organizacionais.

Na empresa pesquisada kaedo grupop cosmeticos eireli-epp, avalia-se o desempenho para saber a forma pela qual as atividades estão sendo realizadas, corrigir desvios, melhorar produtividade, criar um momento entre avaliado e avaliador para conversarem a respeito de como está sendo desenvolvido o trabalho, apontando mudanças em comportamento, em atitudes e em questões técnicas que precisam ser melhoradas. Existem vários objetivos para trabalhar com a avaliação de desempenho nas empresas, eles:

-Ajustar o perfil do funcionário ao local de trabalho que ele mais se identifica.

-Aperfeiçoamento contínuo do funcionário.

-Indica as qualificações exigidas pelo cargo.

-Indica o potencial para promoções.

-Propicia geração de aumentos salariais.

-Diagnostica necessidades de treinamentos/qualificações.

-Evidencia problemas de relacionamentos.

-Demonstra evolução dos funcionários.

- Gera motivação e satisfação no trabalho.

DESENVOLVIMENTO

Gestão por Competências na prática

Maria Rita Gramigna comprova o sucesso e a evolução de uma abordagem na área de gestão de pessoas que se firmou como mais quem uma tendência ou moda dos anos 90, quando surgiu: a gestão por competências. Resultado do trabalho e da experiência da autora como consultora desde a década de 1980 - o que a credencia hoje como referência no mercado -, Modelo de competências e gestão de talentos 2ª edição traz atualizado seu estudo e metodologia de implantação da gestão de competências, trazendo um capítulo referente à metodologia de mapeamento de competências, além de novos cases e instrumentos, apresentando conceitos e estratégias abordados na primeira edição da obra.

Para Patrícia Bispo os benefícios trazidos por essa prática são vários: maior produtividade, ambiente participativo e motivado, comprometimento dos colaboradores, gerências e equipes fortalecidas, foco em resultados, aumento de competitividade e diferencial de mercado. O objetivo desse programa é determinar quais as competências que a organização necessita e identificar aquelas que já existem, tornando-as mensuráveis, permitindo ainda a identificação dos talentos, para que a empresa possa posicioná-los em cargos compatíveis com as exigências da organização, bem como a real potencialidade de cada profissional. Sobre o custo de implantar o programa, Augusto Dotti (diretor da empresa relatada no link) comenta que considerar ou não a Gestão por Competências como sendo um investimento caro, é relativo. Ele lembra que algumas variáveis devem ser consideradas como: ramo de atividade, filiais, número de colaboradores, grande diversidade de funções etc. Outro fator importante, acrescenta ele, é considerar quem vai implantar o programa, se o processo ocorrerá através de recursos internos ou externos.

Gestão de desempenho com base em competências

O processo de avaliação é um elo importante da corrente de gestão do desempenho humano. É através dele que conseguimos subsídios para a tomada de ações referentes aos demais elos da corrente (treinamento e desenvolvimento e sistema de recompensas). A metodologia pressupõe como insumo básico do modelo de Gestão de desempenho com base em competências o mapeamento, a definição de responsabilidades e perfil das funções da organização (funcionograma), como também, o mapa de objetivos estratégicos estratégico da organização.

Por que introduzir a prática de avaliação de desempenho como ferramenta de gestão de pessoas? Suportar decisões sobre promoção e remuneração;

-Registrar a evolução do comportamento do colaborador em relação ao trabalho;

-Medir o grau de satisfação que os empregados têm em relação às tarefas realizadas;

-Detectar necessidades de capacitação e desenvolvimento;

-Descobrir pessoas chaves na organização;

-Descobrir que o colaborador deve ser transferido para outra função;

-Descobrir candidatos para postos internos.

Para FARO, a etapa de Planejamento e Entendimento envolveu uma série de atividades de discussão relacionadas ao planejamento de como o projeto seria conduzido, bem como na elaboração de um relatório de diagnóstico contendo o entendimento da situação atual e a identificação de oportunidades de melhorias no modelo de gestão do desempenho dos servidores do Governo de Minas Gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com