TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão D Desempenho

Exames: Gestão D Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  4.531 Palavras (19 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 19

Sumário

INTRODUÇÃO 3

1. Apresentação da Empresa Estudada 4

Resenha Crítica 4

1.1 Descrição da Empresa 5

1.2 Gestão de Desempenho na empresa Casas Pernambucanas 8

1.2.1 Cargos Existentes 8

2. Avaliação por competências 15

2.1 Quadro de Competências 17

3. Avaliação e Gestão de Desempenho 20

8. REFERÊNCIAS 23

INTRODUÇÃO

A avaliação do desempenho é um instrumento de apoio à gestão e um fator de mobilização em torno da missão dos serviços e organismos e por isso deve ser visto como um estímulo ao desenvolvimento das pessoas e à melhoria da qualidade dos serviços. Ela visa definir e identificar as funções realizadas pelos funcionários e colaboradores de uma Empresa durante um determinado período de tempo. Esta tem como princípios a análise do desempenho individual e coletivo dos funcionários, proporcionando a evolução pessoal e profissional.

O resultado desta Avaliação será a identificação das competências comportamentais e técnicas que precisam ser aperfeiçoadas. Assim, sendo um sistema formal e sistemático de apreciação do trabalho desenvolvido pelos colaboradores de uma organização, durante um período de tempo a fim de gerir melhor o seu desempenho, este pode ter um impacto significativo sobre a produtividade do trabalho enquanto processo de controlo do desempenho e através das suas relações com a seleção, formação, desenvolvimento profissional, promoção e remuneração dos colaboradores na organização.

1. Apresentação da Empresa Estudada

Histórico da empresa: Pernambucanas é uma rede varejista brasileira fundada em 25 de setembro de 1908 pelo sueco Herman Theodor Lundgren, que adquiriu, em Pernambuco, a Companhia de Tecidos Paulista. Por muitos anos foi uma das maiores redes de venda de tecidos do Brasil. Atualmente, é a décima terceira maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar em 2012.

Em 1910 foi inaugurada a loja na Praça da Sé, São Paulo. Em 1960 ficou famoso o filme de propaganda: "Quem bate? É o frio! Não adianta bater, eu não deixo você entrar". Em 1970 era a maior rede de lojas do Brasil. No Século XXI diversificou seus produtos, que além de tecidos e roupas oferece eletrodomésticos, informática e similares. Tem 295 filiais espalhadas por sete estados do Brasil.

Apesar de se chamar "Pernambucanas", remetendo ao estado onde o imigrante sueco se estabeleceu ao chegar ao país e onde ainda moram muitos de seus descendentes, a rede não possui mais lojas em Pernambuco desde a década de 1980. Após uma disputa entre os herdeiros nas décadas de 1970 a 1990, as operações de Pernambuco e do Ceará desapareceram e os negócios no Rio de Janeiro foram à falência. Apenas a Arthur Lundgren Tecidos, com operações em São Paulo, prosperou e hoje compete com os grandes concorrentes do segmento de varejo no país.•.

Resenha Crítica

Os textos apresentados são claros e abordam a necessidade das organizações cada vez mais de se aprofundarem no conhecimento das necessidades dos colaboradores e também que devemos desenvolver ferramentas que possam avaliar o desempenho dos mesmos.

No entanto é de extrema importância buscar colaboradores determinados, competentes, capacitados e para isso devemos nos atentar à pessoa humana com necessidades, sonhos e objetivos de vida.

Percebe-se que a área de Gestão de Pessoas deixou de ser uma área burocrática dentro da organização, para ser tornar o departamento principal de transformação nas organizações, tendo responsabilidade na formação de profissionais. Cabe a essa gestão direcionar o desenvolvimento e crescimento da organização como um todo, incluindo seus colaboradores, apoiando-os para que sejam alcançadas as metas estabelecidas sempre dando o respaldo necessário para que isso aconteça da melhor forma e dentro dos princípios da ética.

Tendo o objetivo de promover melhorias no desempenho e também de alcançar melhores resultados para as metas institucionais levando a suprir as necessidades dos clientes e da organização como um todo.

Um talento marcante não pode passar despercebido, tem que ser destacado na Gestão de Pessoas com participação, capacitação, desenvolvimento e desempenho efetivo envolvendo todos dentro da organização.

No nosso ponto de vista o relacionamento colaboradorXorganização já foi muito complicado do que vemos hoje.

Nas organizações de hoje os colaboradores são o foco principal da empresa, pois depende deles para que sejam atingidas as metas e também a qualidade do produto.

Percebemos que hoje os colaboradores são valorizados por seus conhecimentos, seu desempenho e por sua postura no local de trabalho, que quanto mais mostrar-se interessado mais valorizado será.

Vemos que para que isso possa ocorrer o Gestor de Recursos Humanos precisa ser inovador, e ter conhecimento do que a organização realmente precisa, ser observador para conhecer talentos que possam ser explorados da melhor forma tanto para os colaboradores como para a organização.

1.1 Descrição da Empresa

Nome: Arthur Lundgren Tecidos S/A - Casas Pernambucanas

Localização: Rua Deputado Claro César, 200, Centro de Pindamonhangaba/SP

Segmento de atuação: comércio varejista.

Porte: Médio

Missão: é Superar as expectativas das famílias brasileiras das classes mais populosas oferecendo variedade ampla e atual de produtos e serviços, com o melhor preço e qualidade percebidos, através de uma operação de varejo baseada em relacionamento único com nossos clientes.

Visão: Ser a solução relevante e conveniente para a mãe brasileira com mais de 30 anos das classes B e C, com inovação e socialmente responsável.

Valores: estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com