TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Conhecimento

Casos: Gestão De Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Cluster

O uso de cluster de empresa no que se refere ao tema Gestão do conhecimento é imprescindível a toda e qualquer organização que deseja se manter com um nível de ativo intelectual atualizado, pois trata-se é um conjunto de organizações que possuem características semelhantes, desenvolvendo as mesmas e ou atividades similares, colaborando entre si, buscando uma vantagem competitiva a fim de se destacarem no mercado.

A formação do cluster cria um ambiente propício à disseminação do conhecimento, além de criar um mercado de trabalho especializado, atraindo fornecedores, reduzindo custos do processo produtivo, compartilhando meios produtivos e meios de transporte.

Segundo Porter, apesar de os clusters existirem como conceito há centenas de anos, eles se tornaram essenciais e muito mais abrangentes no século 21, abrigando não somente grupos de indústria, mas também as empresas de serviços e até universidades. Essa fórmula consistente de crescimento “localizado” chamou a atenção da Organização Mundial de Turismo (OMT), que encomendou estudos a Michael Porter para que o setor quebrasse os paradigmas e permitisse uma visão compartilhada de futuro entre concorrentes, tendo a parceria certa com o poder público. Os estudos da empresa de Porter, a monitor Group, despertaram o interesse do governo da Bahia, pioneira na criação do primeiro cluster turístico em 2002, com supervisão direta dessa famosa empresa de consultoria internacional.

Como exemplo de cluster, podemos citar as empresas de tecnologia instaladas na região do Vale do Silício nos Estados Unidos. Basicamente um cluster visa a otimização de recursos materiais, a redução de custos e o aumento das margens de lucro.

Podemos citar grandes cluster brasileiros na fabricação de cerâmicas no Estado de SC, formados por diversas empresas produtoras de cerâmica. Podemos citar os cluster de empresas vinícolas na região de São Roque/SP ou os cluster produtores de açúcar e álcool do Estado de SP. Deste modo, o cluster permite a troca de informações, benchmarking, compartilhamento das melhores práticas, e, sobretudo o compartilhamento do conhecimento.

O artigo sugerido apresenta os principais conceitos de cluster na visão de diferentes autores.

Para Altenburg e Meyer-Stamer (1999) cluster é um aglomerado de firmas de tamanho considerável que têm uma forte característica de especialização e comércio inter-firmas.

Suzigan (2002) considera cluster ou SPL (Sistema produtivo local) como um aglomerado geográfico de empresas de tamanhos variáveis, que desenvolvem as mesmas atividades ou atividades similares, contando com a participação de seus fornecedores e prestadores de serviços.

Porter (1999 p.211) define cluster como “um agrupamento geograficamente concentrado de empresas inter-relacionadas e instituições correlatas numa determinada área, vinculadas por elementos comuns e complementares”.

Martin e Sunley (2003) salientam que os estudos de Michael Porter (1999) causaram maior influência devido à aplicação de conceitos e novo foco apresentado. Sendo o modelo de Cluster defendido por Porter amplamente utilizado ao redor do mundo como forma de promover o desenvolvimento local, regional e nacional.

Araújo, Moretto Neto e Schmitt (2008) consideram-no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com