TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Conhecimento

Exames: Gestão De Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento é implantada na sua aria de atuação profissional e ate mesmo na sua vida pessoal é o que, mais gera ganhos de produtividade por que o grande desafio não é mais tornar produtivo o trabalho manual, mas sim o trabalho do conhecimento considerando que o conhecimento é o principal fator de produtividade do século XXI “O grandes ganho de produtividade ,daqui para frente advirão das melhorias na Gestão do Conhecimento’’ Peter Drucker .O conjunto de praticas de interdependente na organização que promove criação e compartilhamento e uso são feitos dos conhecimentos individuais e coletivos das pessoas que é praticada de forma consciente e informal, a GC é fundamentada para o crescimento da organização publica ou particular independente de seu setor de atividade , que contribui para experiência individuais , coletivas e estratégica. As organizações tem as pessoas como colaboradores e inteligência direcionadas para a maturidade necessária para o crescimento coletivo permitido o desenvolvimento do recursos humanos dentro da organização.

Diante do senário de competitividade no mundo e nas organizações deixa de ter a visão somente de lucros e nas atividades operacionais como equipamentos, e passa ater a visão voltada para o capital intelectual que são as pessoas ,com seus conhecimentos ,criatividade motivação e competência que hoje faz o diferencial dentro das organizações para cada vez mas atinjam melhores resultados . De acordo com Drucker (1993), o conhecimento é o único recurso significativo atualmente, o que torna a nova sociedade singular.

As pessoas para organização é indispensável por que são elas que detém os conhecimento mas valioso por conseguir atingir melhores resultados , como diagnosticar problemas e otimizar processos internos. De Sordi (2008, p. 12) define conhecimento como “o novo saber, resultante de análises e reflexões de informações segundo valores e modelo mental daquele que o desenvolve, proporcionando a este, melhor capacidade adaptativa às circunstâncias do mundo real”.

A organização que aproveita melhor o conhecimento dos seus colaboradores ele pratica a gestão do conhecimento Para o estudo da gestão do conhecimento nas empresas, é possível entender o conhecimento de maneira utilitária, que faça sentido no ambiente organizacional” (FERRARESI; SANTOS, 2006, p. 163). Os colaboradores que que são incentivados a compartilhar o seus conhecimentos consegue criar um ambiente de trabalho na qual todas as experiências são bem vindas e com isso outros colaboradores ter acesso para que possa aplicar em suas atividades e elevar suas produtividade.

Já o conhecimentos explicito e tácito são conhecimentos que são aplicados por pessoas como o conhecimento explicito pode ser adquirido por leituras de artigos, livros, documentos que são referidos com etapas e processo produtivos. Já o tácito é difícil formaliza-lo ou explicado ou passado para outra pessoa sendo algo mensurável impossível de ensinar ou colocar em manual, é um tipo de conhecimento que tem muito valor por sua devida captura, exatamente por estar ligado aos conceitos, ideias, relacionamento as pessoas são os maiores ativos da empresa e dos processos e produtos que esta dentro de suas mentes. Sendo a sim a Gestão do Conhecimento Organizacional é a

Coordenação deliberada e sistemática de pessoas, tecnologia, processo, e estrutura da

empresa na busca da criação de valor através do reuso do conhecimento e inovação.

Essa coordenação é realizada através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com