TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Desempenho

Casos: Gestão De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.633 Palavras (15 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

Ao longo das várias mudanças ocorridas, as empresas implementaram readequações em diversos âmbitos de seus processos. As estruturas organizacionais passaram a ter um número menor de níveis hierárquicos de forma a possibilitar redução de custos aliada a maior agilidade na cadeia de decisão. Estas, dentre outras medidas, fizeram surgir novas necessidades que os sistemas tradicionais de RH não conseguiam atender e, como alternativa, experiências foram sendo desenvolvidas com base na gestão por competências e habilidades, sendo que atualmente várias empresas de ponta já adotam esta ferramenta.

A principal característica da gestão baseada em competências é que ela permite à empresa gerir seus recursos humanos de acordo com o grau de capacitação alcançado pelos seus colaboradores dentro das competências previstas para cada cargo. Desta forma, além de orientar as ações da organização, também é sinalizado para o funcionário onde ele pode investir em seu autodesenvolvimento e, na medida em que ele vá alcançando níveis maiores de competência dentro do cargo, também vai alcançando crescimento nos níveis salariais recebidos.

1. A base do modelo de competências: Negócio, missão, visão e valores organizacionais.

Ao optar pelo modelo de gestão de pessoas por competências, faz-se necessário revisar ou investir no realinhamento de quatro indicadores organizacionais:

• Definição do negócio.

• Definição da missão.

• Definição da visão de futuro.

• Identificação dos valores organizacionais.

1.1 Negócio

Espaço que a organização pretende ocupar em função das demandas ambientais.

Definição dos desejos ou necessidades que ela quer satisfazer quando o usuário adquirir seu produto ou serviço.

Função: Orientar o comportamento de todos os colaboradores e expressar seus valores.

1.2 Missão

Dá significado ao negócio, define a razão da existência da empresa, indica os rumos para a excelência, revela sua essência. Orienta na tomada de decisões, na definição de objetivos e na formulação de estratégias.

A missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros. Serve para clarificar e comunicar os objetivos da organização, seus valores básicos e a estratégia organizacional. Cada organização tem a sua missão própria e específica. A missão pode ser definida em uma declaração formal e escrita, o chamado credo da organização, para que funcione como um lembrete periódico a fim de que os funcionários saibam para onde e como conduzir o negócio. (CHIAVENATO, 2005, p.63).

1.3 Visão do futuro

Definir a visão de futuro é pensar em “como queremos ser vistos pelos usuários, fornecedores, parceiros e pessoal inteiro”.

• A visão de futuro serve como norteadora de ações para alcançar a excelência.

• A visão deve ser compartilhada por todos da organização.

Visão de futuro ou visão estratégica é algo que pode ser pensado como um cenário ou como uma intuição, um sonho, uma vidência, acima dos objetivos específicos de uma empresa e que lhe serve de guia.

1.4 Valores

Normas, princípios ou padrões sociais aceitos por um grupo, uma instituição ou uma sociedade. Valores organizacionais são crenças e atitudes que dão uma personalidade à empresa, definindo uma "ética" para a atuação das pessoas e da Organização como um todo.

Orientam a conduta das pessoas em uma organização. Definem os padrões de comportamento e contribuem para o estabelecimento da cultura interna.

1.5 Histórico empresarial.

A Galeria Móveis Ltda. localiza-se em Soledade-RS, uma empresa de médio porte, conta com 20 funcionários, sendo 18 vendedores, 1 gerente e o proprietário da loja. É referência no setor moveleiro, mérito de quem preza pela excelência dos seus produtos. Especializada em móveis para residências, possui linhas exclusivas.

Sempre comprometida com o bem-estar dos seus clientes, a empresa elabora projetos de acordo com as tendências de mercado, fazendo-se presente nos mais diferentes lares do Brasil.

Por trás dessa marca existem profissionais altamente qualificados e comprometidos com todos os processos, o que garante à empresa uma posição privilegiada no cenário moveleiro mundial.

A empresa possui hoje um quadro competente e compromissado de colaboradores que cooperam e constroem o dia-a-dia de sucesso da empresa.

1.6 Bases do modelo de competências: Galeria Móveis Ltda.

• Missão

Atender com excelência às demandas dos clientes, pelo desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, gerando riqueza de forma sustentável.

• Visão

Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.

• Valores

- Integridade

- Comprometimento

- Valorização humana

- Superação dos resultados

- Melhoria contínua

- Inovação

- Sustentabilidade.

1.7 Gestões da empresa.

A gestão da empresa é participativa e descentralizada em forma de unidades de negócio, feita por profissionais empreendedores, visando de forma franca e aberta o comprometimento de todos com os objetivos e resultados da empresa.

2. Mapeamento no modelo de Gestão por Competências.

O mapeamento na gestão por competências exige a participação da direção da empresa e é decisiva para o desenvolvimento do projeto. Além disso, inclui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com