TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Desempenho

Ensaios: Gestão De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  4.112 Palavras (17 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 17

PROPOSTA DE MODELO DE AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS APRESENTADA À EMPRESA J F COMÉRCIO E SERVIÇOS

2. Introdução

Atualmente percebemos a importância que a Avaliação de Desempenho tem para os funcionários e o quanto ela se tornou valiosa para as empresas. Nas duas situações esse recurso possui vital significância, pois para o funcionário traz a oportunidade de receber o feedback sobre seu desempenho, possibilitando a melhoria deste, e para as empresas cria a possibilidade de desenvolver o potencial de cada funcionário, gerando com isso melhores resultados organizacionais.

Primeiramente precisamos compreender o que é Avaliação de Desempenho. Segundo Chiavenato, “a Avaliação de Desepenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento”. Ou seja, é uma avaliação realizada mediante a qualidade de entrega de todo profissional dentro de uma organização.

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta muito importante no universo organizacional, pois através dela, o funcionário tem a oportunidade de ver a forma pela qual o seu superior vem enxergando seu trabalho, de como ele está sendo analisado por este. Consequentemente, para a empresa também é importante, pois possibilita ajustar determinadas falhas, promovendo o aproveitamento desse capital humano avaliado, tendo em vista que o superior pode ter em mãos um talento que precisa apenas de uma oprtunidade.

Através dessa ferramenta, avalia-se o desempenho para saber a forma pela qual as atividades estão sendo realizadas, corrigir desvios, melhorar produtividade, criar um momento entre avaliador e avaliado para conversarem a respeito de como está sendo desenvolvido o trabalho, apontando mudanças em comportamento, em atitudes e em questões técnicas que precisam ser melhoradas, bem como ouvir o avaliado também.

3. Desenvolvimento:

3.1 Informações da Empresa:

A empresa J F Comércio e Serviços surgiu em 2011 e está instalada na região oeste da cidade de Manaus, situada à Av. da Compensa nº260 Bairro Compensa I Cep: 69030-575. A empresa dispõe de uma ampla quantidade de produtos para veículos nacionais e importados e surgiu a partir da idéia de seus sócios, para suprir a demanda do mercado de peças elétricas, componentes e acessórios para ar condicionado automotivo, visto que na cidade de Manaus não se tem muitas opções para este tipo de serviço. Esta idéia nasceu a partir de uma viagem de Jefferson Lopes e Fábio Trindade para São Paulo com o intuito de participar de uma conhecida feira chamada AUTOMEC, onde se tem uma grande variedade de produtos e serviços voltados para automóveis. Os dois procuravam um ramo de negócios que fosse escasso em sua cidade e chegaram à conclusão de que este seria um bom empreendimento, optando assim por acessórios, componentes e peças elétricas para ar condicionado automotivo. A J F Comércio e Serviços é uma empresa de pequeno porte, contendo apenas 12 colaboradores subdivididos da seguinte forma:

02 Diretores

01 Gerente Comercial

01 Analista de RH

05 Vendedores Internos

01 Telefonista

01 Analista Financeiro

01 Analista de Pós Vendas

A empresa tem como público-alvo todos que fazem uso de automóveis, seja particular ou para fins comerciais, e atualmente conta apenas com 01 Analista de RH JR, a qual é responsável pelas admissões, demissões, folha de pagamento e todas as atividades inerentes ao cargo. Porém, por se tratar de uma empresa de pequeno porte e de certa forma familiar, pois parte dos colaboradores são membros de uma mesma família, tem como objetivo desenvolver o Setor de Recursos Humanos, a fim de melhorar o sistema de Gestão de Pessoas. A empresa J F Comércio e Serviços segue o modelo de gestão tradicional clássica, onde a prioridade consiste no que estão fazendo e se está dando certo. O dia a dia dos colaboradores reflete em exercer suas atividades com o mínimo de erros possíveis, porém, ao mesmo tempo em que segue com o modelo tradicional tem em sua missão, visão e valores o intuito de ser inovativa contingencial.

 Missão - Atender a demanda do mercado de peças de reposição, ferramentas e equipamentos para ar condicionado automotivo com produtos de qualidade e excelência na prestação de serviços.

 Visão - Manter a posição de destaque e referência na revenda de peças de reposição para ar condicionado automotivo e expandir sua área de atuação com uma gama de produtos e serviços exclusivos.

 Valores - Prima por atender seus clientes com ética e respeito em busca de aperfeiçoar e apresentar melhores soluções às suas necessidades e ao mesmo tempo, exercer uma cultura organizacional de crescimento profissional e qualidade de vida aos colaboradores.

Contudo, a empresa não possui um departamento voltado para a Gestão de RH e Desenvolvimento de Pessoas, assim, sugerimos que a Analista de RH da empresa fosse inicialmente treinada e habilitada com as competências necessárias para assumir a responsabilidade de aprimorar a área de Recursos Humanos da empresa.

3.2 Quadro de Competências:

No mundo empresarial, identificar o profissional de desempenho superior, aquele que traz resultados significativos para a empresa e que não deveria ser “perdido” para o mercado é ainda um desafio para os gestores, para a área de Recursos Humanos e para o próprio profissional que, na maioria das vezes, não sabe se seu desempenho está de acordo com as expectativas, qual é o seu valor para a empresa e onde poderá chegar caso permaneça nesta empresa ou vá para outra qualquer.

Uma das práticas mais úteis para ajudar a encarar este desafio tem sido o processo de Gestão de Desempenho. Trata-se de um processo mais recente, no âmbito da gestão de pessoas, que vem evoluindo muito nas organizações, passando de um mero processo de avaliação para um processo de gestão da aprendizagem, do auto desenvolvimento, da gestão da própria carreira, das aspirações profissionais, além da contratação de resultados quantitativos do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com