TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Desempenho

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  2.720 Palavras (11 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Claudemir Aparecido Alexandre – RA 5717133910

Lidiane Aparecida Mançano – RA 4979908925

Larissa Moreira dos Santos Alves – RA 7959699259

Renata Soares da Silva – RA 6942018381

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

BAURU/ SP

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Claudemir Aparecido Alexandre – RA 5717133910

Lidiane Aparecida Mançano – RA 4979908925

Larissa Moreira dos Santos Alves – RA 7959699259

Renata Soares da Silva – RA 6942018381

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Desafio de Aprendizagem apresentada ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanosda Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da Profª Clara Cortez Ervilha.

BAURU / SP

2014

1. Introdução

Atualmente a melhoria contínua dos processos empresariais exerce forte pressão sobre as organizações, a alta competição entre as empresas faz com que se torne cada vez mais significante a presença de bons colaboradores, pois qualquer objetivo organizacional só poderá ser atingido com e por intermédio das pessoas.

A busca por profissionais qualificados é um desafio constante em meio às organizações, dependendo dos cargos oferecidos, não se encontram pessoas aptas para preenchê-los.

Pode-se enfatizar que estabelecer previamente o perfil dos colaboradores da empresa é estrategicamente vital para a estabilidade e o sucesso de uma organização, em especial para a pequena e média empresa.

A melhor condução do processo de recrutamento e seleção irá refletir de forma significativa dentro da organização.

Analisar as formas de Recrutamento e Seleção de Pessoas adequadas às empresas.

O Recrutamento e a Seleção do Analista de Recursos Humanos deve ser tomada como duas fases de um mesmo processo, ou seja, a introdução de recursos humanos na organização. Se o recrutamento é uma atividade de divulgação, de chamada, de atenção, a seleção é uma atividade, de escolha, de opção e decisão, de filtragem da entrada, de classificação e, portanto, restritiva.

Todo processo de Recrutamento e Seleção tem inicio a partir de uma necessidade interna da organização, no que tange à contratação de novos profissionais. Essa necessidade que se origina por motivos diversos, é expressa ou emitida formalmente, pelo “requisitante” da área, através de um documento denominado requisição de pessoal (RP).

Em linhas gerais, a RP segue um fluxo predeterminado pela própria organização, mas, em geral, o que determina o seu atendimento é a sua própria razão de ser: (1) Requisição Pessoal por motivo de substituição ou aumento do quadro e (2) Requisição Pessoal por aumento quadro não previsto.

Um dos desafios constantes é conseguir candidatos para as vagas disponíveis. Para poder contratar pessoas qualificadas, uma organização precisa ter um grande numero de possíveis funcionários, a fim de poder escolher entre eles. Embora seja desgastante.

2. Desenvolvimento

O objetivo básico para a seleção de um Analista de Recursos Humanos ou para qualquer outra vaga é classificar os candidatos adequados às necessidades da organização, e contratar pessoas com probabilidade de serem bem-sucedidas no trabalho.

A seleção de recursos humanos pode ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho pessoal, bem com a eficácia da organização.

Ainda que a seleção vise solucionar dois problemas básicos: (1) Adequação ao cargo; (2) Eficiência ao cargo.

Existem diversos procedimentos adequados para identificar as características pessoais do candidato, com vista em possibilitar a seleção dos mais aptos. Esses procedimentos – os métodos de seleção – permitem o conhecimento não apenas das habilidades dos candidatos, mas também a previsão de seu comportamento no cargo a ser ocupado.

As técnicas de seleção pessoal mudam, portanto, conforme o nível ocupado pelo cargo na hierarquia da estrutura organizacional, nível que normalmente é preestabelecido na descrição e especificação do cargo.

A) Justificativa da Contratação

As Empresas estão sendo cobradas mais a cada dia que passa. Está cobrança é por melhores resultados, por produtos com maior qualidade e com um alto valor agregado, por um melhor atendimento ao cliente, por respeito aos prazos pactuados, melhores preços. Etc...

A área de recursos humanos nos dias de hoje, além de exigir competência técnica dos candidatos, procura-se pessoas com habilidades e atitudes muito especificas a s necessidades da empresa.

O profissional de recursos humanos na área de recrutamento e seleção possui um papel muito importante dentro de uma empresa, por se tratar parte fundamental para a contratação de um profissional capacitado e qualificado para desempenhar determinada atividade. Este profissional deve estar atento para que possa desempenhar com eficiência e eficácia, fazendo assim uma escolha adequada para o perfil.

Recrutamento e seleção requerer um preparo para ambos os lados, pois este momento propõe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com