TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Desempenho

Monografias: Gestão De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  3.063 Palavras (13 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Para o bom crescimento da organização, é indispensável que os gestores tenham inteligência de administrar os funcionários para planejar estratégias de gestão. Os planejamentos que não forem executados de maneira correta podem vir a comprometer os objetivos e metas da organização e também dos profissionais dentro delas.

A organização utiliza método de avaliação do desempenho, com objetivo de analisar o comportamento do funcionário no setor e na sua função para melhorar o desempenho humano dentro das organizações impulsionando a organização para o sucesso.

As empresas procuram métodos e modelos de avaliação de desempenho mais adequados para a própria organização, que se torna um desafio constante.

Na época atual a gestão por competências está sendo mais implantada na empresa, buscando o desenvolvimento das competências individuais e organizacionais. O colaborador desenvolve suas competências técnicas, passando a adquirir incentivos, como recompensa no seu salário, e promoções de cargo.

É necessário pesquisar quais os motivos que efetivamente fazem colaboradores talentosos manterem-se por mais tempo em determinada empresa.

As competências abrangem processos de selecionar, capacitar, desenvolver, avaliar, movimentar e conhecer os colaboradores.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

A JG Contabilidade Pública Ltda faz o programa de avaliação de desempenho para verificar habilidade, conhecimento e do comportamento individual ou coletivo dos funcionários. Mediante as constantes mudanças organizacionais, foram criando várias ferramentas mais aperfeiçoadas conforme as necessidades de cada organização. Dentro de alguns fatores estão a cultura organizacional, a qualificação profissional e o ambiente externo à organização.

A avaliação de desempenho é uma apreciação sistêmica do desempenho de cada pessoa no cargo e do seu potencial de desenvolvimento futuro. Toda avaliação significa um processo de estimar e julgar o valor, a excelência ou as qualidades de alguma pessoa. (CHIAVENATO, 2010, p.120)

Há diversas vantagens na execução e utilização da avaliação de desempenho dentro da organização, como: Descobrir novos talentos na organização; Facilitar o autodesenvolvimento dos empregados; Fornecer feedback aos empregados; Identificar aqueles empregados que necessitam de aperfeiçoamento.

Com alguns métodos de avaliação de desempenho a organização consegue informações do ambiente organizacional que o funcionário esta inserido. Porém cada método tem suas vantagens e desvantagens:

Métodos das escalas gráficas - É considerado o método mais simples e de fácil planejamento e construção. Evita muitos erros comuns de avaliação por causa da sua facilidade de compreensão e utilização. Vantagens: Os avaliadores têm um instrumento de avaliação de fácil entendimento e aplicação simples; Simplifica o trabalho do avaliador no registro de avaliação; Permite uma visão sintética de fatores de avaliação, como características de desempenho mais destacadas pela empresa.

Desvantagens: Não permite agilidade ao avaliador, que deve adaptar-se ao instrumento e não às características do avaliado; Precisa de procedimentos matemáticos e estatísticos para retificar distorções e influencia pessoal dos avaliadores; Apresenta resultados flexível ou chato para todos os seus subordinados.

Conforme CHIAVENATO(2000,p.334)

O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Para tanto, utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas horizontais representam os graus de variação daqueles fatores. Os fatores são previamente selecionados e escolhidos para definir em cada pessoa as qualidades que pretendem avaliar.

Método da escolha forçada - É um método mais prático com maior eficácia que busca examinar as pessoas no trabalho sem julgar a personalidade. A avaliação se dá através da utilização de um formulário com blocos compostos de diversas frases descritivas, onde o avaliador escolhe uma ou mais perguntas que mais se aplicam ao desempenho do avaliado. Precisa ser baseado em 2 índices, o índice de aplicabilidade e o índice de descriminação. Vantagens: Apresenta resultados certos e livre de influências subjetivas e pessoais; Simples aplicação de desempenho e não necessita de preparo prévio dos avaliadores. Desvantagens: exige um planejamento minucioso e longo; é um método que compara e discrimina apenas os funcionários bons, médios e fracos; Apresenta poucos recursos para o avaliador ter um suporte mais sólido dos diagnósticos que foram feitas sobre os seus empregados.

Segundo CHIAVENATO (1999),

Esse modelo foi criado originalmente para oficiais das Forças Armadas norte-americanas diante da necessidade que essa entidade sentiu de programar um instrumento de controle que neutralizasse as particularidades, as influências dos avaliadores e outras interferências indesejáveis. O modelo de escolha forçada (forced choice) oferece essa possibilidade, tornando o instrumento de avaliação mais objetivo e eficaz que os demais métodos avaliativos aplicados em empresas e essa objetividade fez com que o método fosse adotado por inúmeras indústrias e organizações em pouco tempo.

Segundo CHIAVENATO (2010, p. 133),

É um método de avaliação baseado em incidentes críticos, ou seja, nos comportamentos que estão fora do padrão de normalidade: aqueles extremamente bons e aqueles extremamente fracos. Permite que exceções positivas sejam mais utilizadas e realçadas, enquanto as exceções negativas dever ser corrigidas ou eliminadas.

A JG Contabilidade Pública Ltda - CNPJ 40.521.585.0001/00, localizada na Rua Domingos Barbosa de Araujo, 390, Bairro Kalilândia - Cidade: Feira de Santana - BA - CEP-44085232 é uma empresa prestadora de serviços, de médio porte, com mais de 32 funcionários, e o seu objetivo é fornecer conhecimento aos seus funcionários para além de uma excelente consultoria, eles apresentem-se sempre com boa comunicação. Também é consciente de que o conhecimento é uma ferramenta transformadora, investe cada vez mais na capacitação de seus funcionários.

Organograma contendo o quantitativo de cada cargo na empresa

CARGOS QUANT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com