TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Equipes E Projetos

Artigo: Gestão De Equipes E Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

Unidade de aprendizagem: Gestão de Projetos e Equipes

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Responda às seguintes questões: (2.5 pontos)

a) Descreva as principais diferenças entre uma visão “restrita” e uma visão “ampla” para tratamento de problemas de projeto.

A visão “ampla” abrange um universo maior de soluções, visualizando as causas e efeitos visíveis e não visíveis, já a visão “restrita” se restringe as causas e efeitos visíveis gerando uma solução de pequeno alcance o que pode acarretar em um gasto excessivo de tempo e dinheiro.

b) Que impactos tais diferenças de tratamentos trazem para o posterior planejamento do projeto?

A visão “ampla” permite criar soluções menos usuais e com isso soluções que estavam fora do alcance de visão podem surgir e resolver o problema. Já na visão “restrita” a solução, por ser de pequeno alcance, pode gerar um gasto excessivo de tempo e dinheiro.

c) Cite um exemplo, do seu conhecimento, de projeto onde foi utilizada uma visão restrita.

Na solicitação de criação de um site para uma loja de roupas infantis por exemplo. O cliente deseja que a sua página seja bem colorida e alegre para que remeta a infância. Atendendo a esta solicitação, e fazendo uso da visão restrita, a empresa contratada segue a risca o pedido de seu cliente e cria a página sem levar em consideração teoria das cores, combinação de cores, entre outros critérios básicos a criação de sites, seguindo apenas a visão e suposto desejo de seu cliente. Isso gerará, para os futuros usuários do site, extremo desconforto visual, o que fará com que ele não consiga permanecer por muito tempo conectado no dito site.

2. Para uma análise de viabilidade são considerados os seguintes fatores: recursos, custos, benefícios e prazo. Vamos considerar então o seguinte caso: nos anos 70 o governo brasileiro considerou implantar um grande projeto para desenvolver aqui uma indústria de microeletrônica e produção nacional de chips. A análise de viabilidade detectou que os custos eram altos demais, e o projeto foi abandonado. Na mesma época a China considerou o mesmo projeto e o encampou, tendo atualmente uma indústria poderosa e com tecnologia próxima à dos americanos. (2.5 pontos)

a) Como você interpreta a análise de viabilidade brasileira da época?

Levando em consideração que para o Brasil, na época, o custo foi fator preponderante para a implantação da indústria de chips, fica clara a carência de pessoas com visão ampla para tomar tal decisão. Se houvesse uma equipe com visão ampla, teria sido levado em consideração o benefício que tal setor traria para o Brasil em longo prazo. A decisão foi tomada baseando-se apenas no fator custo isoladamente, e não o relacionando com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com