TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos E Equipes

Ensaios: Gestão De Projetos E Equipes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

1. Responda às seguintes questões: (2.5 pontos).

a) Descreva as principais diferenças entre uma visão “restrita” e uma visão “ampla” para tratamento de problemas de projeto.

R: Na visão restrita as soluções são de pequeno alcance. Os problemas são atacados de uma forma pormenorizada e podem gerar soluções deslocadas, sem agir de fato sobre as causas e efeitos não percebidos.

Na visão ampla o universo de análise é maior. Com isso, vários aspectos podem ser analisados e soluções que estavam fora do alcance de visão podem surgir e resolver o problema.

b) Que impactos tais diferenças de tratamentos trazem para o posterior planejamento do projeto?

R: Um projeto com visão ampla terá resultados mais rápidos e eficientes. Causas e efeitos não visíveis também são analisados. Propostas com soluções abrangentes e variadas são assumidas. Haverá uma redução nos custos e no tempo de planejamento do projeto.

c) Cite um exemplo, do seu conhecimento, de projeto onde foi utilizada uma visão restrita.

R: O velódromo do Rio de Janeiro, construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007 ao custo de 14,1 milhões de reais, será demolido para a Olimpíada de 2016. De acordo com o Comitê Organizador dos jogos, o velódromo não está nos padrões adequados para a competição e oferece risco para os atletas. Quando o velódromo foi erguido, em 2006, os Jogos de 2016 ainda eram apenas um projeto do Rio. Já se sabia, porém, que a construção não estaria de acordo com as exigências do evento caso a cidade fosse confirmada como sede olímpica.

2. Para uma análise de viabilidade são considerados os seguintes fatores: recursos, custos, benefícios e prazo. Vamos considerar então o seguinte caso: nos anos 70 o governo brasileiro considerou implantar um grande projeto para desenvolver aqui uma indústria de microeletrônica e produção nacional de chips. A análise de viabilidade detectou que os custos eram altos demais, e o projeto foi abandonado. Na mesma época a China considerou o mesmo projeto e o encampou, tendo atualmente uma indústria poderosa e com tecnologia próxima à dos americanos. (2.5 pontos)

a) Como você interpreta a análise de viabilidade brasileira da época?

R: Interpreto que houve uma visão restrita do projeto. Analisou-se apenas o retorno do investimento em curto prazo, já que o desenvolvimento de chips e produtos eletrônicos daria um grande impulso a indústria e a economia nacional.

b) Que fator não foi estrategicamente avaliado?

R: Acredito que tenha sido o benefício, pois analisaram somente o custo inicial para implantar o projeto, sem levar em conta o retorno financeiro que ela traria.

3. Quais seriam os Riscos típicos, num projeto de software: (2.0 pontos)

a) De origem interna?

R: Equipamentos defeituosos; equipe despreparada para trabalho em grupo; Falta de domínio tecnológico; gastos excessivos; estouro de prazo devido a falhas de desenvolvimento; estouro de prazo devido a erros no gerenciamento; necessidades tecnológicas desconsideradas durante o planejamento das etapas; a complexidade do sistema, não devidamente percebida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com