TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoa

Casos: Gestão De Pessoa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 6

Líder: Você tem um plano de desenvolvimento pessoal?

inShare62

(1)

Paulo Campos

O desfio de fazer um plano de desenvolvimento pessoal.

Há três componentes principais para o desenvolvimento da liderança: conscientização, motivação e desenvolvimento de habilidades. Muitos planos de desenvolvimento são quase totalmente focados no desenvolvimento de habilidades e dão pouca atenção à constituição da conscientização ou motivação.

Sempre que atuo na formação de lideres um tema que gera certa “saia justa” é a construção de um plano de desenvolvimento. Como líderes você tem como responsabilidade investir parte considerável da sua agenda semanal na conversa, feedback, orientações e ajustes no plano de desenvolvimento dos seus diretos.

Até aqui na aula os líderes estão de acordo e relatam também as dificuldades dos liderados emfazer o plano de desenvolvimento. A pergunta agora é: Quais dos líderes possuem um plano de desenvolvimento pessoal? Ou outra pergunta: Como você avalia a qualidade do seu plano de desenvolvimento pessoal? Muitos por não terem um plano bom ou por não estar atualizado, percebem que primeiro é preciso entender o poder e o impacto de um bom plano de desenvolvimento.

As duas ações mais influentes para auxiliar o desenvolvimento profissional são: Primeiro, o nível de poder de decisão dada à uma pessoa, ou seja, o quanto você delega da responsabilidade na tarefa ao seu liderado e a segunda ação é existência de um plano de desenvolvimento individual.

Planos de desenvolvimento são uma parte crítica de qualquer sistema de liderança. O impacto no nível organizacional é a intenção que a próxima geração de líderes terá as habilidades e experiências necessárias para definir e implementar as estratégias da corporação. No nívelpessoal, eles forçam os futuros líderes a se concentrarem no que precisa ser feito, com o objetivo de crescer. Quando bem feito, o plano de desenvolvimento individual torna-se umcontrato que os futuros líderes fazem com eles mesmos e com a organização sobre as coisas que eles querem fazer ou se tornar.

Um bom plano de desenvolvimento não é um documento simples. Para ter impacto, ele deve ser construído em torno de um modelo de desenvolvimento prático e com base em experiências do mundo real. Conceito 70/20/10. Ele deve ser customizado ao máximo e deve incluir tarefas de trabalho que geram habilidades de liderança.

O plano gera disciplina e motivação. O plano de desenvolvimento necessita de total comprometimento e aceitação do indivíduo, caso contrário se tornará mais uma pasta de arquivo. Aqui vão algumas dicaDukas para a construção de um Plano de Desenvolvimento Pessoal:

1.Faça planos altamente personalizados (e pessoais). Comece pelo Por quê? Qual o propósito de fazer o plano de ação? Faça também uma avaliação sistemática dos pontos fortes e fracos, e incluir ações de desenvolvimento que se aplicam exclusivamente à pessoa envolvida. Tem que fazer sentido para o autor do plano.

2.Tenha foco nos pontos fortes. Não construa um plano de desenvolvimento valorizando apenas o que falta. Não se esqueça de que todos são contratados pelos pontos fortes. Querer motivação em melhorar apenas o que vai mal é difícil de manter.

3.Promova experiências de aprendizagem no trabalho. Liderança se aprende fazendo, ou observando alguém fazer. Um bom plano de desenvolvimento coloca o futuro líder em situações de negócios que oferecem oportunidades de aprendizagem que atendam àsnecessidades de desenvolvimento.

4.Valorize o coaching e feedback. A maioria das pessoas precisa de alguém para conversar sobre o que estão fazendo, o que está funcionando e o que não está funcionando. Bons planos de desenvolvimento devem incluir uma frequência nas conversas de coaching adequada ao momento do plano e sua própria evolução.

Mochila nas costas e até a próxima trilha!

Professor Paulo Campos tem 20 anos de experiência em soluções de aprendizagem(Ensinar, Aprender e Liderar). Desde 2000 já realizou mais de 1.600 palestras para 75 mil pessoas nos temas relacionados ao comportamento humano nas áreas de Liderança, aprendizado de adultos e gestão de pessoas. Siga no twitter.

2 Planejamento Estratégico Pessoal (PEP.C&P)

18/07/2012 16:40

A estratégia faz parte do bojo da administração há muito anos, Sun Tzu entre 400 e 320 a .C na China escreveu o livro “A arte da guerra”, considerado o “pai” da estratégia seu livro ainda hoje é utilizado para trabalhos acadêmicos e já lido por executivos do mundo inteiro.

Planejamento Estratégico Pessoal é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos, seleção de ações e sua execução, levando em conta as condições internas e externas à pessoa, assim como, sua evolução esperada, são estabelecidas premissas básicas que a pessoa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentabilidade.

Pensando em potencializar o ser humano nas dimensões Vida Pessoal e Carreira, desenvolvi uma ferramenta simples, objetiva e efetiva para realizar o planejamento e desenvolvimento. Utiliza a metodologia do planejamento estratégico adicionando uma auto-avaliação nas 7 competências criticas para o sucesso com possibilidade de inclusão de PA (plano de ação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com