TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Dissertações: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  6.316 Palavras (26 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 26

Semestre 3º

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Técnicas de Recrutamento e Seleção do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Ulisses Vieira Professora EAD PROFº Thelma Mariete dos Santos Costa.

INTRODUÇÃO

Muitos são os conceitos de Recrutamento e Seleção. Dentre eles destacaremos aqui os conceitos assimilados de acordo com a leitura do texto indicado. “A importância de um recrutamento e seleção de pessoas”.

Recrutar: É selecionar pessoas no mercado é uma atividade com metodologia própria e é evento de muita importância.

Recrutamento: é um conjunto de técnicas e procedimentos que visam atrair candidatos potencialmente qualificados, capazes de assumirem cargos dentro da organização. É como um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de Recursos Humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher.

Seleção: Nada mais é que escolher pessoas, ou seja, colaboradores capazes de desempenhar determinada atividade com eficácia seja qual for à situação. Selecionar é adequar à pessoa certa ao cargo ideal.

O processo de seleção é constituído por etapas cuja finalidade é levar à contratação de candidatos recrutados. As principais são: a identificação dos candidatos recrutados, triagem, aplicação de testes de conhecimentos, entrevistas de seleção, entrevistas técnicas, exame médico, referências do candidato e admissão. O processo de seleção inicia-se com uma triagem, isto é, com uma entrevista rápida que tem por objetivo analisar se o candidato possui os requisitos exigidos para o cargo.

Conceito de Mercado de Trabalho e Mercado de Recursos humanos:

Mercado de Trabalho: É a relação entre a oferta de trabalho e a procura por trabalhadores, e o conjunto de pessoas ou empresas que provocam o surgimento e as condições dessa relação.

O mercado de trabalho passou por mudanças significativas. Muitas delas relacionadas às políticas econômicas e sociais empreendidas pelos governos. O fim do emprego em massa, com a eliminação de postos de trabalho, o encolhimento do mercado formal e a expansão do mercado informal, a precarização do trabalho e o desemprego estrutural são algumas características marcantes do mercado atual.

O mercado de trabalho passou a ser mais seletivo. Os requisitos para contratação ficaram mais exigentes, principalmente quanto à formação e experiência, sem falar das competências comportamentais, cada vez mais valorizadas.

Em quase todas as áreas de trabalho, com exceção das mais especializadas, apresenta-se maior oferta de Recursos Humanos do que de empregos, aumentando a disputa entre os profissionais. Nas situações em que as ofertas de empregos são maiores que as de Recursos Humanos, considerando o nível de qualificação exigido da força de trabalho, os profissionais mais qualificados levam vantagens nas duas situações.

Mercado de Recursos Humanos: Refere-se ao conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, habilitadas, isto é, que possuem conhecimento e capacidades necessárias ao cargo. O mercado de trabalho e o mercado de RH se entrelaçam de forma que apresentem vagas e candidaturas. O mercado em RH em oferta- aqueles que oferecem/ Procura (aqueles que procuram).

Etapa 01

Passo 03

Qual a importância da contratação do profissional para a implantação do setor de recrutamento e seleção.

As empresas estão sendo mais e mais cobradas a cada dia que passa. Esta cobrança é por melhores resultados, por produtos com maior qualidade e com valor agregado, por inovação surpreendente, por um atendimento ao cliente estonteante, por respeito aos prazos pactuados, por melhores preços, etc.

Na verdade, o consumidor de hoje é uma pessoas dotada de um poder decisório que até então, na história do homem moderno, nunca se tinha visto ou imaginado. O poder de barganha de barganha do consumidor do terceiro milênio é capaz de fazer de sua empresa a mais admirada do mercado, como também pode fazer com que ela conheça um grande fiasco empresarial. Por força dessas variáveis listadas acima, o empresariado mudou sua forma de recrutar pessoas. No passado, contratava-se um profissional d qualquer área, observando-se sua experiência profissional, sob o aspecto técnico, para ocupar o cargo em aberto. Hoje, isso não é mais assim, na maioria das organizações. As áreas de Recursos Humanos mudaram muito esse paradigma e muitas empresas entenderam que a contratação de um profissional especializado na área de recrutamento e seleção faz com que suas organizações sejam um diferencial.

A empresa ressente-se de pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento. Nesta etapa entra a relação entre mercado de trabalho e empresa. Que é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação.

Ficar atento ao mercado de trabalho é fundamental para quem está pretendendo investir em uma profissão, em uma carreira. Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “mercado de trabalho”. As áreas de recrutamento e seleção nos dias de hoje, além de exigir competência técnica dos candidatos, procura pessoas com habilidades e atitudes muito específicas às necessidades da empresa.

A contratação desse profissional é de alta importância. Pois esse é o Setor responsável pela atividade de atração e seleção que identifica e provê, interna ou externamente, as competências individuais necessárias ao alcance das estratégias organização. É responsabilidade dessa área, planejar e implantar mecanismos que garantam Num processo retenção dos talentos necessários bem como definir e implantar políticas e ferramentas que garantam processos seletivos internos e externos, obedecendo a descrições de cargos e salários aplicados pela instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com