TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Exames: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  3.032 Palavras (13 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 13

1.0. INTRODUÇÃO

Falar de Gestão de Pessoas é falar de gente, de mentalidade, de inteligência, de vitalidade, ação e proação. A gestão de Pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nestes últimos anos. Não apenas nos seus aspectos tangíveis e concretos, como principalmente nos aspectos conceituais e intangíveis. A visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome de Administração de Recursos Humanos.

Com a globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto da mudança e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, surge uma eloqüente constatação na maioria das organizações: o grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nelas trabalham.

No decorrer do presente artigo serão apresentadas opiniões e situação referentes aos tempos modernos e a moderna gestão de pessoas, recrutamento e seleção de pessoas, programas de incentivo e relações com empregados.

2

2.0. TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

A moderna Gestão de Pessoas consiste em agregar os interesses das organizações que precisam das pessoas para alcançar resultados e das pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos. Atualmente os processos produtivos estão baseados na parceria empregado e empregador. Nas organizações que aderiram a esta nova maneira de gestão, as pessoas são vistas como geradores de conhecimento, são tratados como seres humanos com histórico, não mais apenas como fonte de lucro e sim como parte inteligente para gerir conhecimentos, incentivadas a maior comprometimento e responsabilidade com as organizações deixando de unicamente aguardar ordens mais sim contribuindo com idéias para um maior desenvolvimento onde todos ganham. A Gestão tem como uma das suas atribuições contribuir para a eficácia das organizações, conhecendo o ramo de negócio, ajudando no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, incentivando-os ao compromisso e respeito com a organização e cumprimento de suas metas, demonstrando em troca valorização ao colaborador. Cabe também a Gestão de Pessoas: as descrições e analises dos cargos, o planejamento do RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação de desempenho, remuneração, treinamento, desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde e bem estar, entre outros...

Segundo Chiavenato: A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

O filme Tempos Modernos faz uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização. Foi filmado em 1930, mas a situação apresentada é muito atual. Retrata a opressão vivenciada pelos operários em uma grande fábrica onde são explorados e estimulados a produzirem cada vez mais, mostram o processo de produção de forma repetitiva e desgastante, que se relaciona com a forma que estamos lidando com o avanço da tecnologia, a questão do tempo numa sociedade que é obrigada a se mover com extrema rapidez para poder se enquadrar as exigências de mercado. Define como estamos sendo integradas as engrenagens dentro de um sistema, como se fossemos também molas que completam e articulam o movimento das máquinas e de todo processo produtivo. Podemos ver cenas de trabalhadores apressados, praticamente marchando, agindo roboticamente, quase como acontece atualmente onde os funcionários das empresas andam rapidamente, sempre atrasados

3

para seus compromissos e fazendo os mesmos percursos, os mesmos caminhos como se

fossem atitudes mecânicas. E ainda temos a questão do desemprego que é retratado no filme pelo trabalhador vagando pela rua, as fábricas fechadas, situações essas que também podemos observar nos tempos atuais. A evolução exige que nós nos preparemos para a competição que existe no mercado, os tempos mudaram e a realidade é que estamos na nova era do ócio criativo, das profissões alternativas e dos empreendedores. Temos que mudar a forma de agir, pensar e nos tornarmos agentes de mudança e não vitimas do mercado. As inovações nunca param e a Moderna Gestão de Pessoas deve acompanhar ou até se adiantar a este processo para poder orientar tanto os trabalhadores quanto as empresas para uma melhor forma de trabalho, gerando maior rendimento para ambos os lados.

As empresas por meio do RH e de outros consultores especializados procuram a melhor maneira de mobilizar seus funcionários, motivando-os de tal forma que dêem o melhor de si. Com a chegada da globalização há uma busca maior ainda pelo crescimento, e ainda com a modernização das máquinas, o que vários funcionários faziam ha um tempo atrás passou a ser feito por um talvez dois funcionários, este é um dos motivos pela busca de maior conhecimento profissional.

Devido às mudanças socioeconômicas no mundo contemporâneo constrói-se uma necessidade de adaptação a essa nova era, ou seja, mudar para sobreviver e continuar a existir no mundo contemporâneo. As principais atitudes que as empresas tomaram foram: a alteração dos padrões já existentes, fazendo com que a organização se adéqüe ao mercado e à concorrência. Em estudos realizados em função do comportamento individual e organizacional das empresas descobriu-se que as organizações e seus membros geralmente são resistentes às mudanças, muitas vezes por insegurança em relação ao novo.

Segundo ROBBINS (2003, p.455): A resistência à mudança pelo fator humano nas empresas é o ponto crucial para a garantia de sucesso dos resultados no processo de mudança organizacional. Às vezes até esta resistência a mudança é positiva, pois proporciona certo grau de previsibilidade e estabilidade, mas por outro lado há uma séria desvantagem, pois na maioria das vezes isto impede o progresso e crescimento. Esta resistência às mudanças pelo fator humano é um ponto muito importante, pois ela pode atrapalhar o processo de crescimento e o sucesso dos resultados no processo da mudança organizacional. Esta mudança somente irá acontecer se a organização tiver o comprometimento dos seus colaboradores.

Kurt

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com