TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2013  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 5

1- Estudamos que a gestão de pessoas tem como um de seus principais objetivos a busca da parceria entre empresa e pessoas. Assim, as pessoas dependem das organizações para alcançarem seus objetivos e, por sua vez, as organizações também precisam das pessoas para crescer e terem sucesso, em uma espécie de dependência mútua.

O grande desafio é mudar o ambiente organizacional, de um sistema de confronto para um sistema de parceria.

Em face destes objetivos e expectativas de ambas as partes, o ideal e que haja uma parceria entre o colaborador e a empresa, dentro de uma relação ganha-ganha. Ou seja, ganham os colaboradores na medida em que, gradativamente, possam alcançar seus objetivos e as organizações da mesma forma.

Diante disso analise o case abaixo e levante pelos menos 2 estratégias aplicáveis que sejam possíveis para que ambos (colaborador e organização) experimentam a relação ganha-ganha. (3,0 pontos)

Resposta:

Com base no texto acima, o processo de parceria, para se ter êxito, requer dos parceiros alguns atributos básicos, tais como confiança mútua, transparência nas informações a respeito e outras, visando maior produtividade, lucratividade e uma maior qualidade de seus produtos ou serviços. Como houve uma redução de gastos com o técnico de sobreaviso e a criação de um novo turno, ocorreu-se um conflito. Para otimizar essa situação, deverá haver um incentivo para o técnico deste novo turno para que ele não se sente prejudicado, como um adicional no salário e que não participe de escalas extras. Outra seria a criação de um rodízio bem fundamentado de acordo com os interesses destes técnicos nas funções e horários pré-estabelecidos, assim ganham o colaborador e a organização que não perderá sua qualidade dos serviços prestados.

2- Em relação aos estudos realizados sobre empregabilidade, assista ao vídeo “O fim do emprego e o empreendedorismo”, disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=BB1ZwCVueco&feature=related Acessado em: 29 set. 2011.

Depois faça uma pesquisa em reportagens, artigos, case sobre empregabilidade, em relação aos aspectos como: perfil do empreendedor, vantagens, oportunidades.

A partir do vídeo e pautando-se em sua pesquisa, escreva um texto de 10 a 15 linhas, levantando no mínimo 4 aspectos fundamentais para conquistarmos uma postura empreendedora dentro do atual mercado de trabalho. (3,0 pontos)

Orientações:

• Realize leituras de artigos ou outro material externo ao livro didático.

• Os textos motivadores não devem ser copiados;

• O texto deve ser escrito de forma fundamentada;

• Linguagem coesa e coerente;

• Cite as fontes da pesquisa;

• Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf e veja como realizar citações e referências.

Resposta:

De acordo com o estudo realizado, podemos dizer que o fenômeno sócio-econômico da globalização e a revolução tecnológica dos últimos tempos provocam mudanças significativas no ambiente, tais como: a expansão do comércio, envolvendo e exigindo um alto desempenho de cada indivíduo; os produtos e serviços que se tornam obsoletos da noite para o dia, a renovação do conhecimento científico, e a exigência do cliente, implacável e bastante criterioso. Diante desse quadro de mutações, as empresas têm exigido também uma maior qualificação do seu quadro funcional que deve se adaptar às novas tendências, aperfeiçoando-se e renovando sempre seus conhecimentos para se adequar ao mercado de trabalho. As organizações se vêem obrigadas a produzir com alta qualidade a preços cada vez menores. A solução poderia estar no conteúdo tecnológico que compõe o bem ou serviço de acordo com as exigências de mercado, tornando baixo o custo de produção, com menor custo e conseqüente menor preço repassado ao consumidor, ou seja, produção em escala para atender o mercado de massa. Para conseguir isto, surge um novo conceito, o da empregabilidade ou employability das pessoas e organizações. Observa-se a redução drástica de empregos estáveis, com um aumento exponencial de oferta de trabalhos, de modo que a informação de ponta e a atualização constante do conhecimento se constituem no principal insumo para aumentar o nível de emprego. Nós precisamos adotar uma postura do não parar mais de aprender e principalmente de forma generalista, pois a tecnologia está nos mostrando que a cada dia poderemos assumir mais funções pela facilidade das informações disponíveis em todos os setores da vida humana.

Fontes de pesquisa:

ALMEIDA, José. Industrialização e emprego no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1974.

CASE, Thomas A. et alii. Empregabilidade: de executivo a consultor bem-sucedido. São

Paulo: Makron Books, 1997

www.cinform.ufba.br

www.faceca.br

3- Pautando-se em nossos estudos dentro da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com