TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  2.944 Palavras (12 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

A Globalização trouxe a tecnologia avançada, um grande número de informações, o conhecimento, a ênfase em clientes, produtividade em grande quantidade e com qualidade, o diferencial competitivo. Mas somente irão fazer diferença as organizações que investirem no desenvolvimento de pessoas líderes e equipes capazes de expressar o melhor de si.

Surge a necessidade de tratar a pessoa como um elemento diferenciado para o sucesso organizacional.

As organizações passam a buscar a satisfação e a felicidade de seus parceiros onde dessa forma conseguirão atrair e reter os melhores talentos alcançando assim resultados positivos a fim de se perpetuarem e se manterem competitivas no mercado.

ETAPA - 1

As organizações, com o aprendizado que foi (e ainda está) sendo adquirido pelo tempo, passaram a mudar seus conceitos sobre como crescer como empresa e ser bem sucedida.

O foco agora não está apenas nos clientes em si, mas nos funcionários da própria organização que sabem como atender os clientes e tratá-los de devida maneira, satisfazendo-os. Dessa forma, é muito mais fácil obter bons resultados, como lucro e credibilidade dos clientes, já que estão sendo bem atendidos.

O que faz uma empresa ser atrativa, ter um diferencial das demais que chama a atenção, são as pessoas. É uma relação onde ambos precisam um do outro. As pessoas precisam das organizações para se sustentar, para evoluírem profissionalmente. Já as organizações dependem das pessoas para sua produção e atingirem o sucesso. Ambos dependem um do outro e saem ganhando.

Por isso, no Conceito de Gestão de Pessoas, é preciso considerar as pessoas como seres humanos, como inteligência da empresa e como parceiros. Cada funcionário tem sua vida, sua história, oferecendo sua habilidade para o sucesso da empresa. Sucesso, o qual deverá trazer, também, benefícios aos funcionários.

Portanto, são indispensáveis os seis processos básicos da Gestão de Pessoas, que são: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Como já dito, é preciso selecionar bem os funcionários que atenderão os clientes, definindo o local de trabalho, recompensando pelo esforço que trará o sucesso empresarial.

É necessário, além disso, desenvolver as pessoas já selecionadas, tentando mantê-las no trabalho com um bom monitoramento.

As pessoas hoje não são vistas apenas como mais uma “máquina”, como uma ferramenta da indústria, sendo desconsiderada sua vida fora da empresa. Atualmente, as organizações não se preocupam em dividir e separar pessoas, e sim juntá-las, dando ênfase nos processos, que trarão bons resultados. Uma equipe entrosada é mais eficiente que trabalhadores competentes separados.

Surgiu essa ideia observando-se o passado, onde havia vários trabalhadores tratados não como seres humanos inteligentes, mas apenas como uma peça, sem muita importância e substituíveis a qualquer momento, havendo exploração dos mesmos e descontrole de produção.

Foi exatamente esse descontrole de produção exagerada que gerou a Crise de 1929, nos Estados Unidos. Durante a Primeira Guerra Mundial, a Europa, teve sua produção industrial extremamente abalada, destruída pela guerra. Isso fez com que os EUA passassem a ser o país com maior taxa de exportações e concentração fabril, exportando matéria prima básica ao continente europeu e o resto do mundo, já que eles necessitavam para uso bélico.

Porém, com o fim da guerra, a Europa conseguiu reestabelecer seu desenvolvimento industrial. Os americanos ainda continuavam produzindo descontroladamente, como se ainda estivessem na Primeira Guerra. Produziam muito, vendiam pouco, levando a uma crise, a Crise de 1929, tema abordado no filme Tempos Modernos, de Chaplin.

Tempos Modernos mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. O Filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria científica trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época.

Quando Chaplin recebe alta do hospital, já percebe que houve outras mudanças, as empresas estavam fechadas e nas ruas costumavam ter comissões de protestantes. Comparando as cenas mostradas no filme Tempos Modernas, com a situação atual, podemos afirmar que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição socioeconômica do homem continua relegada a um segundo plano e conforme podemos constatar, através do filme, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucio-nalização do processo de mais valia.

Tempos modernos retrata a realidade vivida por milhares de executivos que se depara com uma sociedade que vive o fim do emprego, uma sociedade onde a maquina substitui o homem e os novos modelos de gestão demandam estruturas mais enxutas, criando assim uma legião de pessoas sem trabalhos tradicionais.

Este acontecimento foi uma importante lição. Se houvesse um maior controle e gerenciamento da organização, e tratamento das pessoas não como um instrumento, mas como parceiros inteligentes e habilidosos capazes de trazer sucesso da empresa, isso não ocorreria. Portanto, a melhor forma das organizações serem bem-sucedidas é investir em pessoas, as quais devem também considerar o local de trabalho como algo necessário para seu sucesso profissional. É preciso haver uma parceria e um bom gerenciamento.

ETAPA 2

QUESTIONÁRIO AO GESTOR

Este questionário será aplicado ao Sr. Willian Marcondes – Gerente Administrativo que irá nos acompanhar na visita que faremos ao Frigorífico Belo Frango.

1) Procede a informação de que existe uma alta rotatividade de funcionários na linha de produção dos frigoríficos no Brasil?

2) Como ocorre o recrutamento dos funcionários do frigorífico?

3) Aos funcionários admitidos é oferecido treinamento específico para o desempenho das funções?

4) Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com