TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO JOÃO DE MERITI Secretaria Municipal de Educação Escola Municipal Jardim Metrópole PDE-ESCOLA – Tema “Buscando a Excelência”

PLANO DE GESTÃO EDUCACIONAL

Gestoras:

1

SUMÁRIO

I - APRESENTAÇÃO II – NOSSAS GESTORAS III - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR 3.1.Organização da Escola 3.2. Público Alvo 3.3.Recursos Humanos IV – A ESCOLA LOCAL – NOSSA HISTÓRIA E REALIDADE SOCIOCULTURAL V – SITUAÇÃO PEDAGÓGICA DA UNIDADE ESCOLAR 5.1 – DEB do Município 5.2 – IDEB da Escola 5.3 – Tabelas de Desempenho da U.E (anexo) 5.4 – Relação Distorção Idade/Série (anexo) VI – VISÃO DO P.P.P. DA UNIDADE ESCOLAR VII – ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A MELHORIA DO ENSINO – MEDIANDO OS PROBLEMAS VIII – VISÃO ESTRATÉGICA DA UNIDADE ESCOLAR 8.1. Visão 8.2. Missão 8.3 . Valores 8.4. Objetivos IX – PARCERIAS X – PROJETOS / AÇÕES / CRONOGRAMA 2011 XI – CONSIDERAÇÕES FINAIS XII - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

2

XIII - ANEXOS

I – APRESENTAÇÃO:

Promover um ensino de qualidade concorrerá para a consequente promoção de mudanças sociais, culturais e econômicas, tão necessárias à minimização de tantas desigualdades em nossos municípios brasileiros mais pobres e até mesmo nos grandes centros, em suas periferias. É a educação combatendo a exclusão social e a desigualdade econômica. Um ensino de qualidade, que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, deve contemplar o desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações às complexas condições e alternativas de trabalho que temos hoje e a lidar com a rapidez na produção e na circulação de novos conhecimentos e informações, que têm sido avassaladoras e crescentes. Deve-se educar para o sucesso, educar para a qualidade pessoal e social, educação transformadora e geradora de desenvolvimento do meio social, a partir da mudança individual de cada cidadão. Uma educação significativa, que leve ao sucesso, atingirá o indivíduo por completo e concorrerá para a formação de indivíduos atuantes, participantes na sociedade de uma forma abrangente, modificando de início as próprias condições individuais para depois modificar o grupo social e a sociedade como um todo. Desta forma, promover uma educação de qualidade nos remete à necessidade de minimizar o efeito contrário, que tanto tem nocauteado indivíduos agentes na instituição: o fracasso escolar. É notória a grave incidência de evasão e repetência nas escolas brasileiras, visto que, embora o acesso tenha sido melhor promovido nas últimas décadas, a evasão e desistência do sistema educacional tem sido uma severa realidade em nossas agências educacionais. A visão de busca pela qualidade deve, portanto, se tornar em visão de toda a escola, perpassando pelos objetivos de cada setor, de maneira que a conquista da qualidade geral possa absorver a todos e estender-se naturalmente aos alunos, que são o foco e o centro do processo ensino-aprendizagem. Nesse caminho de construção de qualidade tem havido uma notória preocupação no que concerne às avaliações em larga escala, tanto nacionais quanto internacionais.

3

Para que haja melhoria da educação, é preciso mudar a escola e todos os fatores que interferem direta ou indiretamente no ensino e na aprendizagem, a partir de uma mudança geral de metodologias e posturas. É preciso melhorar as relações de gerenciamento, autonomia, aplicando-se a necessária gestão democrática nas escolas, de modo à promoção da melhoria geral da instituição escolar, a partir do compartilhamento das decisões de todos acerca dos objetivos a serem alcançados pela escola. É gerenciar no cotidiano as relações de uma verdadeira escola democrática, autônoma e cidadã, que, conseqüentemente deverá ser uma escola de qualidade. O gestor deve preocupar-se com a própria formação e dos demais, de modo possibilitar a prontidão para o enfrentamento dos enormes desafios de vencer o fracasso escolar, propiciando a consequente fomentação da educação de qualidade. Deve assumir uma postura de liderança, de coordenação geral do processo, exercendo a sua autoridade, sem autoritarismo; é exercer a verdadeira gestão democrática e participativa, estimulando todos os atores do processo educacional, a serem coparticipantes no gerenciamento dos processos e dos resultados. Pretende-se desta forma que a construção da gestão democrática e participativa, possa realmente concorrer para a responsabilização de todos os setores da escola, com a construção de uma educação de qualidade. Como participantes ativos da gestão escolar e dos resultados delas advindos, cada profissional da escola, alunos, pais, responsáveis e comunidade em geral, se sentirão construtor e co-responsável pela melhoria do ensino, pela aprendizagem construída e pela construção coletiva da educação de qualidade.

4

II - Nossas Gestoras: III - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR:

Escola Municipal Jardim Metrópole Decreto de Criação nº 4206 Publicado em D.O. Em 01/03/2004 CNPJ: 07.336.643/0001-50 Cursos: Ensino Fundamental – EJA.

3.1. Organização da Escola:

3.1.1. Corpo Administrativo: Diretor de Escola: Vice Diretor de Escola:

3.1.2. Equipe Técnico Pedagógica: Orientadores Pedagógicos e Educacionais:

3.1.3. Funcionamento da Escola: 03 Turnos

3.1.4. Horário dos Turnos: 1.º Turno: 07:30 ás 11:30 h 2.º Turno: 13:00 ás 17:00 h 3.º Turno: 18:30 ás 21:30 h

3.1.5. Números de salas de aulas: 11 ( onze )

3.1.6. Espaço Físico e Recursos:

5

 01Sala de Multimeios  02 Laboratórios de Informática (em fase de implementação)  01 Quadra coberta  01 Sala de Professores  01 Secretaria  01 Sala de Direção  01 Cozinha adaptada  01 Refeitório adaptado  01 Despensa adaptada  02 Banheiros para alunos  02 Banheiros para funcionários

3.2. Público Alvo:

– Turmas do 1º ao 5º Ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com