TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Dissertações: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

Este trabalho foi desenvolvido pelos discentes do 3 º módulo do curso de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos, visando integrar os conteúdos das disciplinas estudas em sala de aula: Comunicação, Clima e Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas, Ética e Responsabilidade Social e Psicologia Organizacional e do Trabalho.

A partir dos conteúdos disciplinares elegeu-se as técnicas para a coleta dos dados como também o método empregado no desenvolvimento do trabalho. Com base nos dados coletado na empresa Real Sociedade foi necessário fundamentar a presente pesquisa.

Este trabalho tem grande importância em aprofundar e discutir a aplicação de conhecimentos práticos na área de Recursos Humanos.

O desafio do gestor de Recursos Humanos nas organizações é desenvolver políticas de gestão que tenham foco o desenvolvimento do ser humano como pessoa, profissional e cidadão. Desta forma pesquisamos duas empresas que apresentaremos abaixo:

A empresa Real Sociedade 16 de Setembro, situada em Salvador, temo como ramo de atividade promover saúde, tendo em média 2.700 colaboradores.

O processo de recrutamento e seleção é feito por profissional qualificado com formação em psicologia e com cursos voltados para atuação, a depender do cargo/vaga o processo de recrutamento e seleção obedecem determinadas etapas: entrevista coletiva, teste teórico, avaliação psicológica, teste pratico, entrevista técnica. Os resultados do processo seletivo é identificados através de indicadores de efetivação de colaboradores após o período de experiência e através de dados coletados na entrevista de desligamentos.

A empresa ainda oferece os seguintes benefícios aos seus colaboradores: plano de saúde, alimentação, atendimento odontológico, vale transporte, promoção interna para atuação em outro cargo/área, sendo que o plano de cargos e salários da empresa ainda está em fase de conclusão, sabendo que esse plano tem uma posição-chave no recrutamento e manutenção dos recursos humanos das empresas, pois estas precisam propiciar um ambiente de motivação e produtividade, gerando expectativas de crescimento profissional e eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas, desta forma busca em outras instituições do mesmo seguimento pesquisa salarial.

Os resultados dos indicadores de absenteísmo e turnover tem demonstrado que os colaboradores não estão satisfeito com a remuneração e benefícios oferecidos pelas empresa.

Todos os cargos excetos os novos, já foram descritos por um profissional da área de Treinamento e Desenvolvimento, o aumento de salário se da pelo dissídio e ou pela avaliação de desempenho do colaborador.

Referente aos padrões de organização a empresa por uma certificação de acreditação por uma empresa particular xxxxa cada 06 meses, que tem como objetivo manter ou melhorar os padrões de qualidade nos serviços prestados.

r nacionalidade, assim como esposas e filhos. Por isso, em 24 de maio de 1929, a Sociedade foi reconhecida como de Utilidade Pública.

Nesse mesmo ano, foi decidida a transferência do Hospital para um ponto mais central e, em 1931, foi inaugurado o novo Hospital, mais moderno e com capacidade para prestar assistência à população em geral. Desde então, o Real Sociedade vem passando por uma série de ampliações que traduzem a medicina de alta complexidade nele desenvolvida.

Outro grande marcos na história da Instituição foi à criação, a inauguração do Centro Médico Real Sociedade, em 29 de junho de 2001, e a inauguração do Centro de Recursos Humanos, em 27 de Novembro de 2003 e a criação da Maternidade em maio/2009.

A Real Sociedade da Bahia oferece serviços avançados para atender à comunidade do Estado e da região Nordeste, capacitando seus recursos humanos e acompanhando os saltos tecnológicos da medicina, sem esquecer-se da mesma filosofia assistencial que marca sua história desde 1857.

Instituição Filantrópica de grande porte, de corpo clínico misto, foi reconhecida de Utilidade Pública por decretos dos Governos Municipal, Estadual e Federal.

Considerado, sucessivamente, o melhor Hospital do Estado da Bahia e do Norte/ Nordeste, não só do ponto de vista de eficiência, mas, inclusive, empresarial, conforme levantamentos realizados por diversas organizações de pesquisa de opinião, como também por entidades de representação empresarial, a Real Sociedade é hoje um hospital de referência em diversas especialidades.

A missão da Real Sociedade é a prestação de serviços médico-hospitalares mediante ações de promoção, prevenção, reparação e reabilitação da saúde, norteadas por critérios científicos, modernos e éticos e baseadas nas vertentes da Assistência de Alta Complexidade, do Ensino e Pesquisa e da Ação Comunitária.

Estrutura Organizacional

Este artigo tem como objetivo abordar algum aspecto teórico relacionados ao tema estrutura organizacional.

O ponto básico para o funcionamento de qualquer instituição é a existência de uma estrutura organizacional definida, que permita agrupar áreas afins, possibilitando, assim as tomadas de decisão e a conseqüente operacionalização das diferentes tarefas.

A principal atividade dos cargos envolvidos na estrutura organizacional do Hospital é os Recursos Humanos formada pelos os seguintes níveis hierárquicos:

Modos de Gestão

A empresa utiliza no processo da comunicação interna os seguintes recursos: e-mail, impressos, comunicados murais, intranet, jornal mural etc.

A estratégia de reconhecimento dos colaboradores da empresa é através do concurso interno para os colaboradores, enquadramento de pessoal e a folga de aniversários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com