TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Escolar: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  5.580 Palavras (23 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos

GESTÃO DE PESSOAS

BARBARÁ MENDONÇA RA: 422233

EDVÂNIA FERREIRA ARAUJO RA: 445302

EUNICE DE MORAIS SANTOS LIMA RA: 411290

GENIVAN FERNANDES DE MEIRA RA: 406806

VANESSA MEIRELES MONTEIRO RA: 41172

LUZIÂNIA– GO

NOVEMBRO/2013 

BARBARÁ MENDONÇA RA: 422233

EDVÂNIA FERREIRA ARAUJO RA: 445302

EUNICE DE MORAIS SANTOS LIMA RA: 411290

GENIVAN FERNANDES DE MEIRA RA: 406806

VANESSA MEIRELES MONTEIRO RA: 411726

GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina de Gestão de Pessoas.

Profª Tutor: Simone Borges Peixoto

LUZIÂNIA– GO

Abril /2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

2 Gestão de Pessoas 5

2.1 Mudanças Organizacionais 5

2.3 Tempos Modernos e Moderna Gestão de Pessoas 6

3. A EMPRESA 7

3.2 Recrutamento e Seleção de Pessoas 10

3.3 Avaliação de desempenho 12

3.6 Planejamento Estratégico 15

3.8 Sugestões para melhor uso do planejamento estratégico para as empresas 16

4 PLANO DE AÇÃO PARA A EMPRESA 18

4.1 Relação com os empregados 18

4.2 Higiene e Segurança do trabalho 20

CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS 22

INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda a gestão de pessoas e o quanto ela é importante para o sucesso da empresa. Fala-se sobre as mudanças organizacionais que são importantes para qualquer organização que deseja crescer e ganhar o mercado competitivo.

Faz-se a análise do filme “Tempos Modernos” que mostra a exploração dos funcionários e que as empresas só se preocupavam com o capital e se esquecia dos funcionários.

Apresenta-se a empresa e as funções da gestão de pessoas como: recrutamento e seleção de pessoas, avaliação de resultados, entre outros.

2 GESTÃO DE PESSOAS

A Gestão de Pessoa são as políticas e as práticas importantes para administrar o trabalho das pessoas na organização. Além disso, os recursos humanos - RH é a função administrativa voltada para a análise e descrição de cargos, recrutamento e seleção de pessoal, admissão de candidatos selecionados, orientação e integração de novos funcionários, administração de cargos e salários, incentivos salariais e benefícios sociais, avaliação do desempenho das pessoas, comunicação aos funcionários, treinamento e desenvolvimento das pessoas, desenvolvimento organizacional, higiene do trabalho, segurança e qualidade de vida no trabalho, relações com empregados e relações sindicais.

Atualmente, as organizações bem-sucedidas percebem que para crescerem é necessário ter investimentos, principalmente nos empregados. Assim, o RH tem a função de permitir a colaboração dos funcionários na organização, para alcançar os objetivos da empresa. Os objetivos da Gestão de Pessoas podem contribuir na organização através dos seguintes meios: ajudar a organização alcançar seus objetivos, proporcionar competitividade à organização, proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas, aumentar a autoatualização, desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, administrar e impulsionar a mudança, e por fim ajudar a manter as políticas éticas e comportamento social.

2.1 Mudanças Organizacionais

Atualmente com tantas pressões originadas pelo mercado, exige que as empresas mudem constantemente para obter retorno nesse mercado competitivo, necessitando da adaptação geral dos funcionários dentro das empresas. Assim, definimos que mudança organizacional são as transformações cada vez mais rápidas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores.

Com as mudanças no mercado de trabalho, as organizações buscam mais do que recursos de produção, mas também, investem principalmente em seus trabalhadores. Como as pessoas constituem a sua principal vantagem competitivas, a empresa precisa investir nelas, desenvolve-las e ceder-lhe espaço para seus talentos. Assim, quanto mais a organização investir em seus funcionários, mais enriquecerá seus passaportes e aumentará a mobilidade potencial das pessoas.

Na Era Industrial o modelo de negócios era totalmente diferente nos dos dias de hoje. Naquele tempo, baseava-se no capital financeiro, onde a organização transformava o seu dinheiro em ativos fixos ( uma fabrica, equipamentos, escritórios), e contratava apenas um executivo para administrar os ativos. O executivo, por sua vez, contratava operários para as máquina. Nessa Era também os trabalhadores nunca tinham possibilidades de oportunidades dentro da empresa, no qual só estendida ao executivo.

Já nos dias de hoje, o capitalismo intelectual é diferente, pois as empresas exigem investimentos intensivos em conhecimento. Quanto mais conhecimento agregado no produto ou processo produtivo, maior o lucro. O conhecimento não se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com