TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. HISTORICO/ EVOLUÇÃO/ CONCEITOS

2.1 AS PRINCIPAIS TEORIAS DA ABORDAGEM

HUMANISTA DA ADMINISTRAÇÃO

2.2

1 INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas devem estar sempre se aprimorando o tempo todo para que consigam manter-se no mercado de trabalho sempre com novas idéias e novos projetos que atraem o olhar atento do publico alvo e para isso devem se preocupar em ser responsáveis e, além disso, devem também divulgar suas atitudes por meios que atinjam seu objetivo final onde demonstrem suas principais habilidades, seus projetos atrativos e acima de tudo sua competência na realização de suas tarefas onde somente os profissionais e qualificados se mantém.

É com este pensamento que as empresas agem buscando pessoas qualificadas que passam a ter um papel de destaque dentro da organização (administrador) buscando-se fundamentalmente nesse profissional seus objetivos organizacionais de uma maneira eficiente e eficaz onde são criadas técnicas para aumentar a eficiência da produção para evitar desperdício e promover a prosperidade dos patrões e empregados, e isso só é possível por meio de planejamento, liderança e controle dos recursos organizacionais. (Caravantes; Panno; Kloeckner, 2005 e Maximiano,2004).

2 DESENVOLVIMENTO (HISTORICO / EV)

Para se dizer a onde surgiu a administração não se tem uma teoria exata pois existe varios exemplos, onde podemos citar a época pré historica em que os homens primitivos se organizavam na realização dos seus trabalhos ou seja cada um ficava responsavel por uma determinada função dentro do grupo. E com passar do tem o formar de organizar foi evoluindo dando se o nome de administração.

A evolução historica da administração segundo Chiavaneto (2003) teve a influencia da revolução industrial, da organização da igreja catolica, da organização militares, pioneiros e empreendedores. Assim a revolução industrial foi a que mais chamou atenção pois ela mudou profissionalmente e profundamente o mundo substituindo o trabalho humano pelo mecanico e surgindo assim grandes empresas em que a divição de serviços era administrada de forma profissional.

A abordagem classica ela surgiu devido a consequencia da revolução industrial foi a assim que administração cientifica surgiu no século xx quando o crescimento das empresas que se espandiu no mundo inteiro, só que com este crecimento das empresas surgiram muita preocupação dos empresarios da época, pois as empresas não tinham técnicas de trabalho, e nem conhecimento suficiente nas rotinas administrativas além da falta de ferramentas para realizar este procedimento.

Frederick winslow taylor tinha por sua finalidade de resolver este problemas na administração e nas organizaçoes, desenvolveu um analise cientifica do trabalho que os operarios realizavam, e os tempos e movimentos realizados. Foi graça ao taylor que surgiu a ORT (Organização Racial do Trabalho) que tem por objetivo analisar as:

• Divisão do trabalho e especialização

• Condiçoes ambientais de trabalho.

• Analise de trabalho e estudo de tempos e movimentos.

• Desenhos de cagos e tarefas.

• Incentivos salariais e premios por produção

• E etc...

foi com esse sucesso todo que taylor obteve o interesse do empresarios mais importante o Henry Ford um grande empreendedor e fundador da Fod Motor Company.

Na teroria classica henry Fayol tinha por finalidade de intendificar as habilidades e principios que serva de base a administração(stor e freeman, 1994).

Henry fayol estudava se muito os elementos da administração que são os planejamentos, controles, lideração, organização e coordenação que são ainda considerados elementos muito importantes para os dias de hoje principalmente para os estudos e analise.

Para as empresas fayol apresenta seis funçoes basicas e comuns de muitas exigencias nas organizaçoes, que são:

• Funcoes tecnicas.

• Funcoes financeiras.

• Funçoes administrativa.

• Funçoes de segurança.

• Funçoes comerciais.

• Funçoes contabeis.

Ainda hoje os 14 principios gerais de administração sugeridos pelo fayol são considerados uteis nas praticas administrativas contemporanias e abrange o trato com o pessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com