TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  3.072 Palavras (13 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS

DISCIPLINA: Gestão de Pessoas

PROF. Karem Grubert Rojas

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 3ª SÉRIE

Sumário

1. Introdução 3

2.Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais 4

3. Filme Tempos Modernos X A Moderna Gestão de Pessoas. 6

4. Teoria Prática dentro do mercado de trabalho 8

5. Plano de ação 11

5.1 Estudo de ambiente/diagnóstico 11

5.2 Pontos abordados para o desenvolvimento do Plano de Ação 12

5.3 Plano de Ação 12

5.4 Cronograma da implantação 14

6. Bibliografia: 15

1. Introdução

Neste trabalho apresentamos a gestão de pessoas com uma visão direcionada aos colaboradores que são as “pessoas” mais importantes da empresa, porque sem elas nada caminha.

Apresentamos ainda uma comparação entre o filme Tempos Modernos e a Moderna gestão de pessoas, mostrando que quase nada mudou.

Fazemos um Plano de ação para ser aplicado em médio prazo dentro da Casas Pernambucanas, tendo com isso melhorar ainda mais o relacionamento Empresa x pessoa, e também objetivando lucros para ambos, fazendo com que os colaboradores se sintam valorizados e estimulados.

2.Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais

Com as mudanças técnológicas, sociais, economicas, demográficas e tantas outras fazem com que as organizações tenham resultados inimagináveis, com esse processo muito acelarado chega-se ao ponto de não sabermos onde chegaremos nos próximos anos, meses ou até mesmo dias dentro das organizações.

A área de Recursos Humanos tem que sofrer transfornamções para acompanhar essas mudanças, dentre elas as que mais se destacam são as organizações que tenham ampla visão de futuro e invistam cada vez mais em “pessoas” para que com isso se desenvolvam e consequentemente aumente sua produtividade.

A Gestão de Pessoas compreende a empresa e o colocaborador (pessoas), um depende do outro para alcançar os objetivos propostos. Esses objetivos são: produtividade, redução de custos, qualidades no serviço e nos produtos, lucratividade, novos mercados, competitividade entre outros. As organizações necessitam de pessoas para alcançar esses resultados atingindo suas metas.

Com a clara necessidade de pessoas dentro das organizações, considera-se um interesse tambem das pessoas pelas organizações. Elas consideram importante alcançar vários objetivos pessoais através dessa organização que são: melhores salários, melhores benefícios, estabilidade, qualidade de vida no trabalho, ambiente, respeito e consideração, crescimento dentro da organização, orgulho da organização, liberdade para trabalhar, entre muitos outros.

Vemos então que a necessecidade das organizações são também necessidades das pessoas que nela estão.

Com isso fica claro que a Gestão de Pessoas depende da organização e pessoas, que sem uma delas é impossivel de acontecer.

A Gestão de Pessoas é contingencial e situacional, depende de vários aspectos culturais, ambientais entre muitas outras variáveis importantes.

Para que a organização seja produtiva tem que existir várias parcerias que são: fornecedores, investidores e acionistas, colaboradores, e por fim mas não menos importantes os cliente e consumidores, que adiquirem os protudos disponibilizados no mercado.

Antigamente os parceiros mais recompensados eram os acionisas e invertidores, mas no novo contexto esta situação mudou e continua mudando porque atualmente recompensa-se a todos os parceiros, sendo que os privilégios são dos colaboradores que são a maior força de uma organização, pois os mesmos estão diariamente dentro da organização para que a mesma produza e alcance suas metas.

Nas organizações de hoje devemos ver as pessoas como parceiros que nos fornece competências e não vê-los como empregados contratados. Essas pessoas são fornecedoras também de conhecimentos, habilidades e o mais importante inteligências que proporcionam decisões.

A improtância da Gestão de Pessoas no Setro de RH é indispensável desde o recrutamento e saleção que visa selecionar pessoas com perfil e idéias compatíveis com a empresam sendo que o papel principla é conciliar os interesses das empresas com as necessidades e expectativas dos colaboradores.

Nesse tipo de gestão existe a troca de benfícios entre empresa e colaborador, com isso temos a troca mão de obra qualificada dos colaboradores de maneira que se sintam como parte da empresa tendo orgulho de fazer parte dessa “família”, sendo que a empresa por sua vez reconhece e valoriza o coloborador, porporcionando crescimento profissional para o mesmo. Para isso a Gestão de Recursos Humanos se utiliza de recursos tais como: gestão de talentos, plano de carreira, avaliação de desempenho, remunerações, gratificações entre outros muitos recursos que podem ser utilizados, valorizando assim o colaborador que é a maior ferramenta de trabalho da empresa.

Gestão de Pessoas a longo prazo é:

- Ajuda a organização alcançar suas metas realizando sua missão;

- Proporciona competitividade à organização;

- Garante a organização funcionários bem treinados, preparados e motivados para desempenhar suas funções;

-Ter colaboradores com auto realização e satisfeitos com o seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com