TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Monografias: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  3.520 Palavras (15 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 15

Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos

Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: GESTÃO DO CONHECIMENTO

Professora Ma. Karem Rojas

Ednaldo Pereira da Silva RA: 332398

Elza Aparecida B. S. Pecois RA: 327900

Luciano Costa de Oliveira RA: 345418

Silvana de A. Rocha RA: 345710

Zenaide Pontes Salvador RA: 327439

Campo Grande/MS

Novembro - 2012

Ednaldo Pereira da Silva RA: 332398

Elza Aparecida B. S. Pecois RA: 327900

Luciano Costa de Oliveira RA: 345418

Silvana de A. Rocha RA: 345710

Zenaide Pontes Salvador RA: 327439

Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: GESTÃO DO CONHECIMENTO

Professora Ma. Karem Rojas

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da Disciplina GESTÃO DO CONHECIMENTO para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Campo Grande/MS

Novembro – 2012

INTRODUÇÃO

O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças fizeram com que as empresas, de um modo geral, precisassem adequar sua forma de atuação, no intuito de se manterem competitivas em seu mercado e flexíveis com as novas regras mercadológicas a serem seguidas. Apenas com o entendimento claro destas novas exigências de mercado, uma organização poderá tomar ações corretas e eficientes para seu crescimento.

A gestão do conhecimento pode influenciar no desenvolvimento das organizações, e que o processo do conhecimento organizacional parte das pessoas que aprendem e possibilitam às organizações aprenderem e utilizarem esse aprendizado de forma competitiva, portanto quanto maior o conhecimento das organizações, mais chances de enfrentar os diversos desafios do ambiente em que atuam. Enfatizará a gestão do conhecimento como principal fonte de desenvolvimento, as expressões capital humano e capital intelectual têm sido usadas de forma distinta, pois o capital intelectual ou humano relaciona-se às contribuições trazidas pelas pessoas para o processo produtivo como um diferencial competitivo para as empresas.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

As empresas devem entender que o conhecimento se tornou um ativo mais importante, e indispensável, por ser a principal matéria-prima com a qual todas trabalham. A partir deste entendimento, é possível observar o quanto ele é mais valioso e poderoso que qualquer outro ativo físico ou financeiro.

Este efetivo valor do conhecimento tem se tornado um fator de sobrevivência das grandes corporações. As principais mudanças ocorridas no mercado, nos últimos anos, fizeram com que fossem exigidos melhor e maior uso da experiência e do conhecimento adquiridos por cada empresa ao longo de toda sua existência. É de entendimento comum que apenas esta utilização adequada de conhecimentos permitirá o desenvolvimento de produtos e serviços com custos mais competitivos e qualidade superior.

Para que uma organização possa aprender com o seu passado é necessário que esteja estruturada de forma adequada para tal. Apenas desta maneira o aprendizado ocorrerá de forma natural, o que irá agregar valor aos seus produtos e serviços.

Além disso, deve-se observar que, muitas vezes, a maior parte dos conhecimentos que uma organização necessita para se manter competitiva, ela já possui, no entanto está, por vários motivos, inacessível. A criação de um ambiente propício para identificar, criar e disseminar o conhecimento irá agregar valor à empresa e a colocará no rumo de atingir suas metas.

Os ativos intangíveis que agregam valor à maioria dos produtos e serviços são baseados em conhecimento. Entre eles é possível citar: know-how técnico, entendimento do cliente, criatividade pessoal e inovação. A grande dificuldade se encontra exatamente na medição destes valores, pois ao contrário dos estoques financeiros e materiais, o valor econômico do conhecimento não é facilmente compreendido, classificado e medido.

O valor de uma organização está cada vez mais desvinculado daquele de mercado, ainda mais devido à extrema dificuldade de mensuração do valor de seus ativos intangíveis.

Esta dificuldade leva o mercado a considerar as taxas de investimento em conhecimento como um indicador importante. Isto pode explicar o fato de algumas empresas de lucratividade relativamente baixa, terem preferência nos mercados de ação em detrimento de outras que possuem maior lucratividade, mas baixas taxas de investimento em conhecimento. O valor de mercado das empresas tende a ser muito maior do que o valor patrimonial, em virtude de seus ativos intangíveis, que tendem a ter uma importância muito maior nas empresas baseadas no conhecimento.

Convém ressaltar que uma das grandes características do conhecimento é o fato dele ser altamente reutilizável. Quanto mais utilizado e difundido o conhecimento, maior o seu valor. Ao contrário dos recursos materiais, o efeito depreciação funciona de maneira inversa, pois ela ocorre exatamente quando o conhecimento não é utilizado.

Charles Handy (1994) identificou nove paradoxos no intuito de explicar como a nossa sociedade funciona. Para ele, os paradoxos não devem ser resolvidos, mas sim controlados, pois eles são conceitos que podem ser ou apenas parecer contrários ao comum, pelo menos aparentemente, ao mesmo tempo em que parecem ser companheiros do progresso econômico. Entre os nove paradoxos identificados, convém enfatizar, o paradoxo da inteligência:

“A inteligência é o novo tipo de ativo. Não se comporta como os outros tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com